18 novembro 2016

O depoimento de "valor acrescido" que tramou Vieira; Bayern pressiona para voltar a atacar na Luz

O depoimento de João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, no processo que culminou com a suspensão de 60 dias de Luís Filipe Vieira, teve "valor acrescido", pode ler-se no acórdão do Conselho de Disciplina (CD), a que o jornal Record teve acesso.
O antigo árbitro, de 49 anos, foi o alvo da insatisfação do líder benfiquista, de 67, pela arbitragem de Manuel Oliveira no encontro com o V. Setúbal (1-1), na segunda jornada do campeonato, no Estádio da Luz.
O CD deu como provado que Vieira proferiu as frases "tinha roubado 3 penáltis aos Benfica na época passada" e "o Benfica já tinha sido roubado na época passada pelo árbitro em causa". Essas afirmações, que formulam "juízo depreciativo e injurioso que viola a dignidade e a honra profissionais", são "inequivocamente descritas e confirmadas por João Ferreira e Luciano Gonçalves", presidente da APAF e testemunha do primeiro, pois acompanhou "todo o percurso de saída".
"Ao depoimento de João Ferreira não pode deixar de ser conferido valor acrescido, desde logo em face das altas funções que exerce na arbitragem portuguesa", explicam os membros do CD, unânimes em votar a suspensão de Vieira, que já havia sido punido pelo mesmo ilícito ("lesão da honra e da reputação"), daí ser reincidente. No entender do CD, não interessa a quantidade, mas sim a "qualidade dos testemunhos". E considera que as testemunhas do presidente da águias (Pedro Mourão e João Rodrigues) têm "tratamento privilegiado" do clube. Ora, o Benfica notou que foi valorizado, "quase em exclusivo", o depoimento de uma testemunha.
João Ferreira deixou claro que tem com Vieira "relação cordial e de respeito", tendo feito uma exposição apenas devido a "atuação bem grave" daquele. Pedro Mourão, que se assumiu como sócio do Benfica, e João Rodrigues, antigo secretário-geral do clube, confirmaram a "profunda indignação e exaltação" de Vieira, mas frisaram que este acompanhou João Ferreira "mais para o proteger" de "atos mais gravosos por parte de outras pessoas presentes na tribuna".

Bayern pressiona. O Bayern Munique aumenta a pressão junto do mercado por Nélson Semedo, escreve o Record. O lateral-direito do Benfica, de 23 anos, é seguido de perto pelo colosso alemão, que promete continuar muito atento pelo jogador que é visto no clube onde atua Renato Sanches como uma das maiores promessas do futebol europeu naquela posição.
O interesse é de tal forma grande que já motivou uma visita de Michel Reschke, chefe do scouting do Bayern, à Luz. Depois de confirmar no local que o jogador pode vir a servir os interesses do campeão germânico, o responsável deu indicações a Marco Neppe, elemento do seu departamento, para ver todos os jogos de Nélson Semedo.
A verdade é que o o emblema bávaro não está sozinho na corrida pelo lateral-direito. Barcelona, Arsenal, Inter Milão e Manchester United são alguns dos grandes europeus que seguem atentamente o benfiquista. Jorge Mendes, que gere a carreira de Nélson Semedo, já recebeu algumas sondagens pelo jogador, mas Vieira vai-se escudando na cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros, para não abordar, para já, questões de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...