12 novembro 2016

Marcano é o melhor em Portugal no 1x1. Piqué, Pepe, Hummels, Stones e Chiellini com números inferiores

Marcano está firme na defesa portista desde que a época começou e, ao invés do que sucedeu na época passada, longe de falhas individuais graves, daquelas que comprometem o resultado da equipa. A melhoria terá muito que ver também com o coletivo, mas não há nenhum adversário que nesta fase não se sinta intimidado quando olha para o espanhol. Segundo um trabalho do jornal O Jogo, os números dizem que a melhoria de Marcano se deu especialmente na marcação e no 1x1 defensivo. Nenhum outro central entre as equipas da frente (e alargamos a análise ao Braga e ao V. Guimarães) ganha mais vezes aos avançados do que o portista. Aliás, é mesmo o único que está acima dos 70%, o que significa que ganha mais de sete duelos individuais (pelo ar ou pelo chão) em cada dez que disputa com os rivais.
É claro que há outras dimensões do jogo que valorizam, ou não, o desempenho de um central.
Marcano tem bons índices em qualquer um dos parâmetros, como os 82% de acerto no passe ou os 3,1 desarmes por jogo, mas é mesmo nos duelos defensivos que o espanhol se tem destacado. Para se perceber a comparação com outros bons centrais do futebol português, basta atentar na infografia ao lado (imagem de O Jogo). Lá fora, para se ter uma ideia, são poucos os centrais das equipas de topo que conseguem uma percentagem de ganho superior. O compatriota Sergio Ramos é, com 75% de duelos ganhos, um deles, mas Piqué, outro titular da seleção espanhola, ganha apenas 62%. Hummels (Bayern) ganha 73%, Stones (Manchester City) tem 71%; Chiellini (Juventus) ganha 67% das vezes em que se opõe a um rival e Pepe (Real Madrid) fica-se pelos 66%. Isto só para citar alguns exemplos de como é difícil encontrar alguém tão complicado de ultrapassar como tem sido Marcano esta época. Não é à toa, por isso, que os dragões sofreram apenas nove golos em toda a temporada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...