11 novembro 2016

Holdimo (investidor do Sporting) e o investimento em JJ. Fora de questão ter candidato próprio; Os dois 'millonarios' que o Benfica pode 'pescar'

Perceber se Jorge Jesus é um bom investimento só o tempo o dirá. "É um investimento que foi feito com o propósito de criar uma equipa que gera resultados e, portanto, ainda é cedo para avaliar. Até agora tem dado resultados. Mas ainda estamos a meio do caminho. As avaliações fazem-se quando chegarmos ao final do caminho", disse, ao jornal Record, Nuno Correia da Silva, administrador da SAD do Sporting e vice-presidente da Holdimo, no âmbito de um almoço-debate, em Lisboa, que teve Álvaro Sobrinho como convidado e orador principal.
A expectativa para esta época é elevada e, por isso, Correia da Silva mostra-se convicto de que o balanço em torno da aposta em Jesus será feito "com o Sporting campeão." "Claro que sim!"
Detentora de quase 30% do capital social da SAD ( 29,851%), a Holdimo espera manter este nível de participação na sociedade que gere o futebol leonino. "É para manter, sempre com a intensidade que nos motivou quando chegámos e acreditando no projeto do Sporting. É evidente que é um projeto que tem de fazer um caminho, que tem um tempo, mas temos de ser persistentes e ter muita paciência", defende.
Feito o alerta, Correia da Silva, 50 anos, sabe que os adeptos querem resultados imediatos. "E temos de ter. Vamos ter", argumenta. A desvantagem para o 1º lugar, que já foi de sete e agora está em cinco pontos, não preocupa.
"Não podemos deixar de acreditar. Temos de acreditar. É essa a nossa missão. É possível. Ainda está nas nossas mãos. O Sporting depende de si. Tem dois jogos com o atual líder, que é o Benfica, e se os vencer passa para primeiro. Não podemos ter outra atitude que não seja essa", sustenta o empresário e antigo deputado.
Nuno Correia da Silva reforça o apelo à paciência. "A equipa é boa. Ainda não está com aquela articulação e com aquela sintonia a que nos habituou no final da [última] época. Talvez por esse contraste, nós sentimos a diferença. Mas acredito que vai conseguir", reforçou o administrador da SAD (não executivo, sem pelouro), desde abril deste ano.
"Ainda estou a enquadrar-me com todos os assuntos", admite. "Mas a Holdimo é um apoiante do Sporting, foi um suporte financeiro do Sporting e fará seguramente parte do grande futuro que nós acreditamos que o Sporting vai ter", acrescenta.
As eleições no Sporting estão a quatro meses de distância (março) e a Holdimo promete ficar à margem. Questionado sobre se Bruno de Carvalho continuará a ser o homem certo no lugar certo para desenvolver um segundo mandato em Alvalade, Nuno Correia da Silva explicou a posição necessariamente neutra da empresa. "A Holdimo não se pronuncia sobre as lideranças. Faz parte da estrutura acionista do Sporting e, portanto, tem uma intervenção institucional e não se pronuncia sobre o mérito ou as políticas que tenham a ver com a liderança do Sporting. Até porque nós estamos presentes na SAD, somos acionistas, mas o presidente é-o de muito mais do que da SAD, é o presidente do clube. Essa avaliação pertence aos sócios do clube", concluiu o administrador leonino.
Do mesmo modo que não se pronuncia sobre a recandidatura de Bruno de Carvalho, a Holdimo esclarece que está fora de questão o cenário de apoiar um nome próprio na corrida eleitoral do Sporting. O princípio, logicamente, é o mesmo: não interferir com questões institucionais que extravasam a própria SAD e continuar fiel ao papel de investidor e parceiro de negócios. "A Holdimo não vai avançar com candidato próprio. Não é essa a sua missão. Não é esse o seu propósito. Nem há candidatos próprios da Holdimo, porque não há uma estratégia própria da Holdimo. O Sporting e a Holdimo, no caso da SAD, confundem-se porque têm os mesmos objetivos."

Apenas duas promessas. Garimpar na Colômbia um novo Falcao ou James Rodríguez é a principal meta do Benfica com a parceria assinada com o Millonarios. O futebol colombiano tem crescido e, recentemente, até obrigou o Barcelona a fixar um observador na capital Bogotá.
Destaque do Atlético Nacional, campeão da Taça Libertadores, o avançado Miguel Borja até ao início do ano estava no desconhecido Cortuluá e custava dois milhões de euros. Hoje está avaliado em 15 milhões de euros, defende a seleção principal e tem sido disputado por Benfica, Atlético de Madrid e clubes chineses.
Nos últimos Sul-Americanos sub-20, a Colômbia brilhou: foi campeã em 2013 e vice em 2015. No Mundial’2015, foi eliminada pelos Estados Unidos nos “oitavos”. Já os sub-17 dececionaram: caíram na fase de grupos do Sul-Americano’ 2015 e não jogaram nos Mundiais de 2013 e 2015.
Novo parceiro das águias, o Millonarios tem dois talentos em ascensão. O lateral-esquerdo Deiver Machado, de 21 anos, é titular absoluto da equipa e participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outro jovem que se tem destacado entre os profissionais é o lateral-direito Stiven Vega, de 18 anos. Era o capitão da seleção sub-17 e foi promovido aos sub-20, ao serviço dos quais se lesionou com gravidade, de vendo voltar apenas em 2017.
As grandes promessas, porém, têm surgido nas camadas jovens de Atlético Nacional, Envigado e, principalmente, Deportivo Cali. O último deles tem hoje quatro jogadores sub20 e outros três sub-17. Cedeu ainda cinco dos 18 convocados para os Jogos Olímpicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...