24 novembro 2016

Gelson rejeitou proposta de renovação. Real e Barça atentos; FC Porto volta a fazer forte ataque. Fugas de informação do CD e CII, arbitragens e jornais A Bola e Record são visados; Brahimi para sair em janeiro

Gelson Martins está na ordem do dia na agenda leonina, razão pela qual, escreve O Jogo, houve ontem nova reunião com vista à renovação de contrato do internacional português, que anteontem voltou a exibir-se em alto nível frente ao Real Madrid. A Sporting SAD ofereceu 450 mil euros brutos por ano para o extremo de 21 anos, sem para já alterar o prazo do vínculo, que expira em 2021. Contudo, a oferta do Sporting foi rejeitada, pelo que a administração da SAD verde e branca estuda agora um aumento da parada para convencer o dianteiro.
Foi este o resultado da reunião de ontem, que acabou por se proporcionar logo após o desafio entre os verdes e brancos e o Real Madrid. A chamar cada vez mais a atenção do futebol mundial, em boa parte graças aos seus vistosos desempenhos na Liga dos Campeões, o camisola 77 é, porém, o elemento com o ordenado mais reduzido (120 mil euros brutos) do elenco verde e branco, razão pela qual urge rever a situação do atleta, que cumpriu parte substantivados eu processo de formação na academia dos leões. Os contactos devem ser retomados em breve. Continua a ser total a abertura das partes envolvidas para chegar a acordo, a fim de que Gelson tenha uma folha salarial mais consentânea com o seu valor e influência na equipa comandada pelo técnico Jorge Jesus, que antevê ao 77 um futuro equiparável ao de outras “crias” leoninas que atingiram o topo, assim melhore alguns aspetos de jogo, como, por exemplo, a finalização.
De recordar que a Sporting SAD planeava aproveitar o último interregno competitivo de clubes para tentar concluir este processo, mas só mesmo depois do encontro perante os merengues foi possível à administração avistar-se com a parte que representa o atleta. Agora é refazer a proposta.

Real e Barça atentos. A montra da Champions colocou Gelson Martins na mira dos grandes colossos do futebol europeu e os dois gigantes do futebol espanhol estão determinados em seguir a evolução do camisola 77 leonino... ao pormenor.
Segundo o jornal Record, a estrutura que gere o futebol merengue não ficou indiferente à qualidade revelada por Gelson Martins nos dois jogos, e desde Madrid que segue de perto a evolução do menino... Jesus. O facto de o departamento de observação dos merengues ter realizado uma série de relatórios sobre o Sporting devido aos compromissos da Champions, permitiu elaborar uma série de relatórios onde o nome do internacional português, de 21 anos, surge em destaque. Um destaque não apenas associado à importância do jogador na dinâmica ofensiva dos leões, um facto importante para Zinedine Zidane preparar o jogo de Alvalade, mas também com uma série detalhes sobre um jogador que passou a figurar entre a lista de referenciados do emblema de Madrid.
Num contexto ligeiramente diferente, o Barcelona acompanha Gelson Martins há já algum tempo. Ariedo Braida, conselheiro para o futebol internacional dos catalães, é um conhecedor profundo do futebol português, e já tinha referenciado o nome de Gelson . Aliás, o italiano já confessou ao Record que extremo está sob observação.

Novo ataque. A revolta do FC Porto sobe de tom. Agora os dragões desmentem ter recebido notificações para abertura de processos disciplinares por críticas à arbitragem. Dragões falam em fugas de informação do CD e CII, apontam o dedo (novamente) a João Pinheiro e João Capela e visam as notícias de A Bola e Record. 

Os jornais Record e A Bola noticiaram ontem a abertura de um processo disciplinar ao FC Porto por causa das críticas deste Diário à arbitragem. A notícia já de si pareceria estranha, mais própria de outras paragens e de outros tempos, quando se tenta limitar a liberdade de expressão, de opinião, de indignação, mas o pior ainda estava para vir. O FC Porto não recebeu nenhuma notificação de qualquer processo, nem deste que terá sido instaurado anteontem, nem de um outro alegadamente instaurado a 3 de novembro. Se não há notificação não há processo, como parece ser elementar, mas a verdade é que há uma possibilidade do arguido não ser notificado, que é não prejudicar a investigação. Mas é aqui que se levantam interrogações. Se o FC Porto não é notificado para salvaguarda da investigação, se não é oficialmente anunciado em lado algum que o FC Porto tem um processo – no site da federação diz apenas que foi “instaurado processo disciplinar a sociedade desportiva por afirmações respeitantes ao exercício da função da arbitragem” – como é que os jornais Record e A Bola sabem que é o FC Porto o arguido em questão? Só o podem saber porque alguém do próprio Conselho de Disciplina ou da Comissão de Instrutores da Liga – os únicos com acesso a essa informação – resolveu revelar aos jornais. Mas então se divulgou aos jornais cai por terra a tese da não notificação do arguido para não prejudicar a investigação. Complicado não é? Não é nada complicado, mas é kafkiano qb. Explicar isto tem de ser o passo seguinte do Conselho de Disciplina e da Comissão de Instrutores, para não ficarmos todos a pensar que vivemos num mundo virado do avesso.

Dando como boa a informação dos jornais Record e A Bola, até porque só pode vir de fonte interna, não deixa de ser preocupante que o Conselho de Disciplina queira condicionar o que se escreve neste diário. Tudo o que aqui se tem dito baseia-se em factos. O sr. João Pinheiro transformou um penálti em amarelo por simulação a Otávio no jogo de Setúbal e o sr. João Capela não assinalou três grandes penalidades a favor do FC Porto em Chaves – e posteriormente mais uma em prejuízo do Chaves, como aqui também se escreveu. Isto são factos e o que as entidades do futebol, sejam elas quais forem, têm de se preocupar é com esta adulteração da verdade desportiva e não com o que este diário escreve. Esta inversão da moral é preocupante e segue aquela ideia totalitária e ditatorial se não se fala não aconteceu. Aconteceu sim, aconteceu demasiadas vezes e continua a acontecer e o Dragões Diário não se vai calar enquanto as 18 equipas da competição não forem tratadas da mesma forma.

Saída em janeiro. Brahimi praticamente não conta para Nuno Espírito Santo e a sua saída em janeiro é quase inevitável. Segundo o jornal A Bola, o argelino estará a falar com a SAD para resolver a sua situação e deixar o Dragão na reabertura de mercado.
A forte possibilidade de Brahimi estar entre os eleitos da Argélia para a CAN poderá, no entanto, complicar a transferência.

1 comentário:

  1. Então aqueles adeptos que andaram a chamar CALIMEROS aos outros que reclamavam penaltis por marcar, faltas inexistentes, etc.etc., agora que os seus clubes fazem o mesmo, afinal são o quê?!

    NÃO SERAÃO TAMBÉM CALIMEROS?

    Na próxima vez que os outros clubes se queixarem do mesmo, tenham mais tento na língua, revelem mais inteligência e pensem que cada um tem o direito de reclamar desde que se sinta prejudicado.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...