01 novembro 2016

FC Porto, Benfica e Sporting com 90 jogadores...emprestados. 116,25M€ 'espalhados'. Veja quem tem mais emprestados e maior investimento; FC Porto recupera o melhor Casillas

FC Porto, Benfica e Sporting têm em conjunto 90 jogadores emprestados, espalhados um pouco por todo o mundo. Um número assustador que representa, no total, um investimento de 116,25 milhões de euros. Um valor aproximado, até porque há casos de contratações em que os montantes envolvidos não foram revelados.
Numa altura em que os três principais clubes nacionais têm equipa B, o elevado número de futebolistas excedentários representa outro plantel.
Ainda assim, é bom referir que a esmagadora maioria dos casos não acarretam encargos com ordenados, que são suportados pelos clubes que recebem esses jogadores. Além disso, FC Porto, Benfica e Sporting cobram taxa de empréstimo desses atletas, sobretudo quando os acordos são com clubes estrangeiros.
Neste lote de emprestados, segundo o trabalho realizado pelo jornal DN, há três categorias de jogadores que convém distinguir. O maior peso vai para as contratações que não renderam o que era esperado e que procuram outras paragens para relançarem as carreiras, por forma a que a entidade patronal possa ter expectativas de recuperar os elevados investimentos realizados.
Há ainda um patamar de jovens contratados a relativo baixo custo numa perspetiva de futuro e que estão a rodar para poderem evoluir e, eventualmente, regressarem para integrar os planteis principais. Finalmente, há outro lote de jogadores da formação, que procuram consolidar a última etapa de crescimento para voltarem à casa-mãe.

O maior peso está no Dragão. O clube que mais jogadores tem sob contrato é o FC Porto. São no total 38 futebolistas, dos quais dez são oriundos da formação, que representam um total de investimento de 49,15 milhões de euros.
Já o Benfica tem 27 jogadores a rodar noutros clubes, o que representa um total de investimento de 48,85 milhões de euros. 
A folha de empréstimos menos pesada é a do Sporting, pois, apesar de ter 25 jogadores nestas condições, estes representam apenas um investimento de 18,25 milhões de euros.
O Sporting é, dos principais clubes portugueses, o que tem mais jogadores da formação emprestados. São 12, dos quais se destaca Carlos Mané, que foi para o Estugarda, da II liga alemã, depois de três épocas completas na equipa principal dos leões.

FC Porto recupera o melhor Casillas. “Casillas voltou a ser Casillas”, apontou o jornal espanhol “Marca”, também ele atento ao que se vai passando por Portugal.
Com o mérito a ter de ser dividido, naturalmente, por toda a equipa, o guarda-redes espanhol fica, no entanto, com a maior parte dos louros. O próprio Iker não se lembraria de sofrer tão poucos golos como agora.
Na carreira do guarda-redes mais titulado da atualidade o registo é, em termos médios, a segunda melhor temporada do espanhol – 0,57 golos sofridos por jogo, em média, e melhor mesmo só os 0,5 golos sofridos por jogo em 2013/14. Nessa temporada, contudo, quase só jogou a Liga dos Campeões, porque na liga espanhola estava tapado por Diego López. Desde que se tornara indiscutível do Real Madrid, nunca havia jogado tão pouco. Globalmente, Casillas sofre um golo por jogo desde que se estreou com a camisola do Real Madrid. Para sermos mais exatos, sofre 0,99 golos por jogo, o que em Portugal parece muito mas é um número muito bom para a realidade do campeonato espanhol. Na época que corre, o guardião ataca esse registo. Para já sofreu oito golos nos 14 jogos oficiais que disputou (só não jogou com o Gafanha, para a Taça de Portugal). O Brugge e o Benfica serão desafios para provar a excelente forma do espanhol.

3 comentários:

  1. "casillas... segundo apontou o jornal Marca"; eu não preciso de estrangeiros para ter opinião. É muito mais importante a opinião do jornalista que publicou a matéria acima. Será que tem opinião? Qual é? Subserviencia ao que é de fora, o que é de fora tem mais valor! Teremos medo de ter opiniâo?

    ResponderEliminar
  2. ontem:
    Futebol, infantis: Benfica 5 - 1 Sporting.
    Futsal, sub-20: Sporting 1 - 6 Benfica.
    Basquetebol feminino, sub-14: Benfica 146 - 8 Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...