01 novembro 2016

Danos na Luz. Sporting perde o recurso; CA satisfeito com o nível global das arbitragens

O Sporting perdeu no Tribunal Arbitral do Desporto a ação de recurso que interpôs para não pagar os danos e prejuízos verificados no estádio da Luz, após o jogo entre Benfica e Sporting para a Taça de Portugal em 2013.
Após processo disciplinar, o Conselho de Disciplina da FPF condenou, a 14 de abril do corrente ano, o Sporting ao pagamento de 58.836,4 euros pelo que se passou a 09 de novembro de 2013, naquele jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
O Sporting não aceitou a decisão e optou pelo recurso, para o TAD, que se pronunciou sobre a possível prescrição do procedimento disciplinar, sobre a eventual falta de fundamentação do acórdão do CD da FPF e ainda sobre a suficiência da prova.
Todos esses aspetos foram considerados de forma desfavorável ao Sporting - ou seja não prescrição, correta fundamentação e prova suficiente, com o colégio arbitral a confirmar a decisão, com três votos a favor e um contra.
Tiago Rodrigues Bastos, árbitro designado pelo Sporting, foi quem votou de vencido, com a sua declaração de voto junta ao acórdão e fazendo parte dele.

Satisfeitos. O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pela voz da vogal Ana Raquel Brochado, faz hoje um balanço positivo das atuações dos árbitros e da conduta dos agentes desportivos, sublinhando haver margem para melhorar.
No dia em que o diretor-geral do FC Porto, Luís Gonçalves, em entrevista ao Jornal de Notícias, se queixou de oito penáltis por assinalar a favor dos 'dragões' nas primeiras nove jornadas da I Liga, Ana Raquel Brochado disse à Lusa que, "de uma forma geral, o CA está satisfeito com o nível global das atuações das equipas de arbitragem e com o comportamento dos agentes desportivos, embora, de acordo com o acompanhamento atento que faz dos jogos e do dia-a-dia do futebol português, reconheça que existe espaço para melhorar".
"A construção de um clima positivo em redor das equipas de arbitragem – antes, durante e depois dos jogos – é um fator crítico de sucesso para a arbitragem e para o futebol português", acrescentou a porta-voz do CA.
Ana Raquel Brochado afirmou que "uma das preocupações fundamentais do CA é a uniformização de critérios, de forma a garantir que em lances semelhantes as decisões dos árbitros são uniformes", algo para o órgão de arbitragem olha "como um desafio permanente".
"Durante este período inicial da época foi realizada uma ação conjunta com todos os árbitros e foram enviadas a todos os elementos das equipas de arbitragem quatro documentos de reflexão e aprendizagem sobre aspetos específicos da aplicação das leis do jogo", afirmou.
Sobre a nomeação, hoje, de Artur Soares Dias para o 'clássico' da 10.ª jornada da I Liga entre FC Porto e Benfica, disse que se insere nos critérios definidos desde o início de época. "É internacional, experiente, foi o primeiro classificado na época passada e os jogos realizados em Portugal e nas competições europeias garantem ao CA que se encontra em momento de forma que suporta esta opção", frisou.
A propósito dos critérios utilizados, disse que "nas dez primeiras jornadas seguiu-se o princípio de nomear árbitros internacionais e bem classificados na época passada para os jogos com maior grau de dificuldade", sublinhando que "os clubes que ocupam os cinco primeiros lugares na tabela tiveram, nas dez jornadas da I Liga, pelo menos seis juízes internacionais".
"Outro dos aspetos tidos em conta pelo CA tem sido a diversidade. Nas primeiras dez jornadas, os clubes nos cinco primeiros lugares da classificação tiveram pelo menos oito árbitros diferentes", acrescentou.
Ana Raquel Brochado afirmou que a confiança do CA nos árbitros saiu reforçada após as primeiras 10 jornadas e apontou como desafios imediatos "continuar a trabalhar para melhorar o nível global das arbitragens, reforçar as relações de proximidade com todos os agentes desportivos e garantir que os árbitros mais jovens crescem de forma correta e equilibrada, alargando o leque de opções do CA para todos os jogos das competições profissionais, assegurando assim o futuro do setor em Portugal".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...