08 novembro 2016

As primeiras imagens da confusão no túnel de Alvalade (Vídeo). Delegados não viram agressões físicas. CD vai abrir inquérito ao caso. Penas podem ir até 1 ano

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai abrir um processo de inquérito aos acontecimentos que ocorreram após o Sporting-Arouca, inquérito esse que deverá ser conduzido pela Comissão de Instrutores da Liga, avança o Record.
A confusão foi conhecida na sala de imprensa, quando Joel Pinho, diretor desportivo dos arouquenses, revelou que Bruno de Carvalho tentou agredir o pai e presidente do clube, Carlos Pinho.
Depois, Nuno Saraiva, diretor de comunicação dos leões, refutou tais declarações, vincando que foi o BdC quem foi insultado e alvo de tentativa de agressão. Na ressaca dos acontecimentos, fonte oficial do Arouca disse a Record que de momento não haverá declarações , estando o seu departamento jurídico "a analisar a situação".
O Sporting mantém-se tranquilo, vincou a sua versão os acontecimentos e confirmou ao jornal Record que as imagens de videovigilância do túnel de acesso aos balneários mostram que não houve qualquer tentativa de agressão por parte de Bruno de Carvalho a Carlos Pinho. 
A gravação será agora enviada para a Liga e ainda para a Polícia de Segurança Pública (PSP), como meio de prova para ajudar esclarecer tudo aquilo que se passou na zona de acesso aos balneários.
Na eventualidade do caso chegar às últimas instâncias, então os agentes envolvidos podem incorrer em penas de suspensão que vão de um mês a um ano, mostra-nos o Regulamento Disciplinar da Liga. Segundo o número 3 do artigo 131.º, "no caso de tentativa [de agressão] são aplicáveis as sanções previstas nos números anteriores [1 e 2] reduzidas a um terço nos seus limites mínimo e máximo". O limite mínimo previsto no número 1 deste artigo, que fala de agressões de dirigentes a outros dirigentes, é de uma pena de três meses. O máximo é de três anos. Nas sanções prevê-se ainda uma multa, especificada na altura.

Delegados não viram agressões físicas. Segundo o diário os delegados nomeados para este jogo não viram quem começou os desacatos por terem chegado ao local minutos mais tarde. Ainda assim, ambos presenciaram um ambiente de grande confusão, com insultos e ameaças verbais de ambas as partes mas sem verificarem tentativas de agressão física.
Quando Albertino Galvão e Rui Manhoso, os delegados em questão, chegaram ao local, já lá estava a polícia, assim como elementos da segurança do estádio. Foram, segundo o diário, atraídos pelo barulho, enquanto ‘fechavam o túnel’, expressão própria dos delegados por terem de ser os últimos a deixar o relvado rumo à zona dos balneários.
No relatório, Albertino Galvão e Rui Manhoso garantiram não ter presenciado a origem dos incidentes, mas ressalvaram que lhes foi assegurada a gravação de todo o conflito através das câmaras instaladas no local, obrigatórias segundo os regulamentos, antes, durante e depois do jogo.
Fonte próxima deste processo, revelou ao Record que as imagens serão entregues na Liga e na polícia, cujos elementos chamados ao local identificaram vários intervenientes, entre os quais Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, presidente de Sporting e Arouca, respetivamente, e protagonistas do conflito.
As imagens em questão são da responsabilidade do clube da casa, pelo que, se por algum motivo não forem entregues, o Sporting sofrerá um castigo. No entanto, tal não deverá acontecer, uma vez que os leões já se terão comprometido a disponibilizar as imagens assim que fossem solicitadas pelas entidades com direito de acesso às mesmas.

Entretanto já surgiram as primeiras imagens sobre o incidente captadas por alguém no local:

3 comentários:

  1. Claramente a voz do BDC a imitar a pronuncia do norte.

    ResponderEliminar
  2. E por falar nisso... já saiu a conclusão do inquérito a este mesmo artista (Joel Pinho), campeão das suspensões, por ter andado à batatada com o Rui Costa?

    ResponderEliminar
  3. E por falar nisso, os 2mil euros que meteram na conta do árbitro já foram a julgamento?ja pagaram à Doyen?o pavilhão está pronto?
    Lagartos continuem a olhar para cima

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...