11 novembro 2016

22 títulos! Sporting insiste e explica o motivo

Num breve artigo, clube de Alvalade defende que está em busca do 23.º título de campeão.
“Dizem que os números são frios e revelam aquilo que cada um quiser. Como as duas faces da mesma moeda. No entanto, sem se querer reescrever a história – antes revisitá­‑la –, vai explicar‑se ao longo destas linhas os incontornáveis factos que garantem o verdadeiro número de títulos conquistados pelo Sporting”, começou por escrever o emblema de Alvalade num breve artigo onde defende a ideia de já ter conquistado 22 títulos de campeão nacional.

Para dar ênfase a este argumento, os leões citam um antigo jornalista e dirigente do clube, Vítor Cândido.
“Quando andava na escola primária, toda a gente sabia que o Sporting tinha mais títulos que o Benfica e o Belenenses juntos e tantos como águias e dragões. Falamos de 1954, ano no qual os leões já contabilizavam 13 títulos nacionais”.
Depois, o Sporting acaba por explicar que as dúvidas surgem de Ligas experimentais, que não podem deixar de ser reconhecidos.
“Em causa, estão quatro títulos de campeão, disputados entre as épocas de 1934 e 1938, fase em que houve Campeonato de Portugal em simultâneo com as Ligas da 1.ª e 2.ª Divisões. No entanto, Henrique Parreirão, autor do livro comemorativo das bodas de diamante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), intitulado “1.º Centenário do Futebol Português”, edição de autor da própria FPF e cujos arquivos foram abertos para as pesquisas, não deixa dúvidas quanto à prova que determinava o campeão nacional”, defendem ainda.

11 comentários:

  1. eu resumo isto em poucas palavras...

    o slb podia ter 1500 títulos de campeão nacional, 750 ligas dos campeões que o Sporting, mesmo com zero títulos, continuava a ser amado, a ter pessoas no estádio sem rasgar cartões de sócio.

    isto é o que doí!! e o que irá sempre doer!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dói é andar a mentir todos os dias e a insistir numa mentira que já ninguém liga. Como ninguém liga aos doentes mentais do Julio de Matos. Mas esses ainda têm desculpa e merecem a nossa pena. Agora os lagartos…

      Eliminar
    2. andar a mentir todos os dias tipo que vendem a 50 milhoes e só recebem 5? que o Carrillo custou 0 cêntimos que convertidos ao dinheiro real passa a 6,6 milhões? que se nao tiverem 300 mil socios o Presidente desse clube se demite? que se nao ganharem uma prova europeira também se demite...

      etc etc etc etc etc...

      ah desculpa, o voucher faz esquecer isso!!!!

      Eliminar
    3. anónimo das 17:20

      "como ninguém liga aos doentes mentais?"

      o teu comentário cai por terra ao verificarmos que o anónimo das 17:23 respondeu-te!!!

      Eliminar
    4. Anónimo das 17:14, se assim é, porque tanto custo em admitir que são apenas 18 campeonatos?

      Eliminar
    5. Mas alguma vez algum jogador veio por custo zero? Alguém acredita nisso? O JVP quando foi para o Sporting, quer ele quer o Veiga fartaram se de pôr dinheiro ao bolso... e também tinha sido a "custo zero"

      Eliminar
  2. A historia pode ser reescrita, mas ela existe sempre como foi e como as pessoas a querem ler. Nestes ultimos anos a federação releu-a adicionando 3 titulos ao benfica e retirando 4 ao SCP, mas nem sempre foi assim, foi preciso voltar a ler muitas vezes e já com pouca gente da altura viva para desmentir a interpretação.

    Outro bom exemplo é a data de criação do benfica, que nasce da uniao de dois clubes, daí o lema "de varios nasce um" que tambem é o lema dos estados unidos pela uniao das varias colonias.

    A diferença é que os estados unidos ainda não mudaram a data de fundação para a data da aparição da primeira colonia, mas o trump já está a "tratar" disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este comentário ofende a memoria do Eusébio!

      Pedro Guerra anda cá ver isto!!!

      seja sério homem!

      Eliminar
    2. Não são estes idiotas que dizem que foi o Benfica que roubou o Eusébio ao Sporting? O próprio Eusébio se encarregou de os desmentir.
      Dizem que o Benfica foi criado em 2008 e não em 2004, mas em 2006 já com inveja e com uma costela de ladrão, quando quiseram jogar futebol, eram uma colectividade dedicada a picnics, a dressage de cavalos e a passeios florais, roubaram 8 jogadores ao Benfica. Mas então o Benfica não existia já?
      É gente doente. Muito doente.

      Eliminar
    3. Acho um piadão aos lagartões. O campeonato exprimental não vale para reconhecer títulos do Benfica, mas já vale para reconhecer golos do Peyrotteo. Um clube realmente engraçado, um clube campeão a eliminatórias.

      Eliminar
  3. Esta sempre é melhor que a do paulinho da CMTV que dizia que esses tais 4 pseudo-campeonatos, eram de factos campeonatos porque as pessoas saíam à rua para festejar.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...