12 outubro 2016

Soares Dias levou nega no V. Guimarães-Sporting. Penalti por marcar a favor do Vitória e golo de Soares decisivos para a nota; O programa de Vieira para o 5.º mandato. Rui Gomes da Silva quer ser o nº 2...ou vai embora

Artur Soares Dias teve uma má nota no V. Guimarães-Sporting, pois o observador considerou que cometeu pelo menos dois erros considerados "relevantes", escreve o Record. Um deles foi o penálti por assinalar contra os leões, por falta de Rúben Semedo sobre Marega, quando os leões venciam por 2-0; o outro foi não assinalar a falta de Soares sobre Schelotto no lance que deu o 3-3 aos minhotos.
Segundo o diário, o mais conceituado juiz português da atualidade teve uma nota a rondar os 7,5 – a nova escala de classificação dos árbitros vai de 1 a 10. Ora esta pontuação equivale à classificação de "muito insatisfatório". Se pior, só "muito insatisfatório" (notas entre 7 e 7,4) e "fraco", destinado a atuações com pontuações abaixo de 7. Só acima de 8 é considerada uma nota positiva.
A arbitragem de Artur Soares Dias, de 37 anos, motivou queixas do Sporting. Jorge Jesus, treinador dos leões, disse após a partida que "Soares empurrou nitidamente o Schelotto" e recordou que "este mesmo árbitro na época passada marcou falta ao Slimani num lance idêntico [diante do Boavista]".
As novas regras de avaliação dos árbitros entraram em vigor nesta temporada e, neste caso concreto, acabaram por prejudicar Soares Dias. É que, até 2015/16, uma falha do árbitro num lance como o do terceiro golo do Vitória não seria considerado um erro relevante. Esse conceito era apenas aplicado a penáltis, expulsões, golos mal anulados ou validados ou foras de jogo.
Agora, como se pode ler nas Diretivas e Normas Complementares de Atuação dos Observadores, "o conceito de relevante está associado a situações de dificuldade acrescida para o jogo, com intervenção positiva ou negativa, tais como: expulsões, foras de jogo, pontapés de penálti, infrações não sancionadas e que imediatamente resultam em golo". Foi precisamente esta última situação que se verificou no lance entre Soares e Schelotto e que, por isso, penalizou Soares Dias.

Programa de Vieira. Há 13 anos na cadeira presidencial no Benfica, Luís Filipe Vieira tem toda uma obra construída nestes quatro mandatos, mas quer e promete ainda mais. Vai a votos pela quinta vez e sozinho, tal como aconteceu na primeira reeleição, em 2006. No próximo dia 27, o atual líder das águias garante a continuidade até 2020 e, no fundo, será isso que terá a dizer aos sócios do clube, durante a campanha eleitoral: este é um mandato para concluir projetos pensados e fazer com que nasçam outros.
Vieira tem insistido, nos últimos tempos, numa mudança de paradigma no futebol e vai reforçar essa aposta. Quer mais jovens na equipa principal, abrindo-lhes espaço para a Seleção, e quer fazer deles uma das armas financeiras do clube, com transferências avultadas para o futebol europeu, cujo exemplo mais recente foi Renato Sanches, vendido por 35 milhões de euros mais objetivos ao Bayern Munique.
Estas vendas vão permitir que o clube consiga um dos maiores objetivos do presidente: reduzir o passivo e o endividamento à banca. Por isso, é natural que o líder das águias insista nos negócios com jovens made in Seixal, escreve o jornal Record.
As vendas são também consequência de boas temporadas desportivas e isso será a grande seta eleitoral de Vieira. Do "50+3+1" traçado no último mandato, o líder encarnado viu escapar a conquista de uma prova europeia, embora tenha marcado presença em duas finais da Liga Europa (2012/13 e 2013/14). Além deste reforço nas provas europeias, com mais presenças na Liga dos Campeões, o clube prepara afincadamente a conquista do tetracampeonato. Seria mais um feito inédito no clube.
A conseguir o ‘tetra’, Vieira conquistaria o seu penta pessoal (2004/5, 2009/10, 2013/14, 2014/15 e 2015/16), mas levaria o Benfica a assumir a liderança de títulos internos numa década, que termina precisamente com o final do mandato, em 2020.

Seixal não pára. No fundo, o que o presidente dos encarnados se vai propor para esta nova etapa não é mais do que a continuidade do projeto que começou a delinear em 2003. O Campus do Seixal foi remodelado, mas continua em evolução. Vieira já prometeu a ampliação do hotel, novos e mais modernos espaços para o plantel trabalhar e uma área comum nos serviços médicos, que permita a integração total da formação, especialmente da equipa B, com a equipa de Rui Vitória. É por ali que passa também grande parte do projeto digital que tem para o clube e que está, agora, a dar os primeiros passos, sendo reforçado no novo mandato.
Hoje, a lista de Luís Filipe Vieira será entregue pelo mandatário nacional, Carlos Móia, ao secretário geral, João Salgado. E espera-se que com poucas surpresas.

Saída de Rui Gomes da Silva em aberto. A saída de Rui Gomes da Silva da direção do Benfica é está em aberto e é o cenário mais forte nesta altura. A continuidade do antigo ministro tem sido analisada.
Em consequência do afastamento de Rui Cunha, abre-se uma vaga como número dois. O advogado, de 58 anos e que integra o elenco liderado por Luís Filipe Vieira desde 2009, já fez saber que ambiciona esse cargo, pela ligação ao líder diretivo, embora este tenha outros planos. Há dois fortes candidatos, José Eduardo Moniz e Nuno Gaioso. O jornal Record garante mesmo que caso RGdS não seja o nº2 da lista de Vieira e prefere abandonar a Direcção. 
Gomes da Silva chegou ao Benfica em 2009. No primeiro mandato, ocupou o lugar na direção e na SAD, como representantes do clube. Três anos depois, deixaria o cargo na sociedade, a favor da continuidade no programa ‘Dia Seguinte’.
Sublinhando "a solidariedade, o compromisso e o apoio" a Vieira, Gomes da Silva não desfez o ‘tabu’ na segunda-feira. "Importante é o cargo do presidente", disse, prometendo votar em Vieira.

9 comentários:

  1. E o sumarissimo ao josué ja saiu?

    Ah, esquece, sumarissimos só são aplicáveis em caso de favorecer um clube mafioso conhecido da suécia ao panamá pelos seus esquemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting é assim tão conhecido??

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Claro, os esquemas do Sporting é mais c russos e angolanos. Tá certo, tá certo.

      Eliminar
    4. É conana, o zpote é mais conhecido por roer 12-1 nos cornos, na única vez que passou aos quartos da LC.
      Vai pastar carneiro.

      Eliminar
    5. Quartos? Isso é bom demais para eles. A humilhação contra o Bayern foi nos oitavos de final.

      Eliminar
  2. E estes artistas chamam carneiros aos outros. No teu clube brevemente haverá eleições com um candidato unico que alterou os estatutos para que mais ninguém possa concorrer. Mas carneiros são os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinho... bom saber que te preocupas c o q se passa com o tri-campeão nacional. A mudança de estatutos foi de facto uma pulhice e limita o numero de potenciais adversários. Por esse motivo, ganhe os titulos q ganhar, o Vieira nunca terá o meu voto. No entanto gostava de te relembrar q desde q os estatutos foram alterados esta é a primeira vez q nenhum outro candidato se apresenta a eleições... estamos portanto um bocado longe desse teu "para que mais ninguém possa concorrer".
      Como podes ler do meu comentário, n tenho problema nenhum em criticar o presidente do meu clube. E n estou sozinho nisso. Qdo se fala em Carneirada fala-se da defesa cega do clube e do presidente. E é isso q se tem passado com o Sporting, onde o Bruninho aparenta ser sacro-santo para um bom numero de sócios, apesar das bostas que, por exemplo, escreve no Facebook.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...