12 outubro 2016

Os 30M€ do PPTV adiantado já ao Sporting; Bayern pode atacar em Alvalade; Serie A 'chama' por jogador emprestado ao Sporting

O BCP e o Novo Banco adiantaram cerca de 30 milhões de euros, relativos a créditos a receber pelo Sporting do contrato com a PPTV.
A informação foi, de uma forma geral, avançada pelo último relatório e contas, tendo sido recordada entretanto pelo Correio da Manhã.
Ora segundo é dito no documento enviado à CMVM, o Sporting já recebeu cerca de 30 milhões do contrato de direitos televisivos e de exploração da publicidade estática de Alvalade, tendo agora de ressarcir os bancos em 15 milhões até 30 de junho de 2017 e em mais 14,7 milhões de euros até 30 de junho de 2018.

Basicamente os bancos anteciparam o valor a receber da PPTV, sendo que na altura em que efetivamente receber o dinheiro, o Sporting reencaminha-o para os bancos. A isto acrescenta uma taxa de juro de 3,25 por cento, a pagar até à liquidação total da dívida.
Este contrato de factoring (que permite ao Sporting receber os valores adiantados) foi herdado da anterior direção, sendo revolving: sempre que o Sporting paga uma prestação aos bancos, este adianta uma seguinte.
A administração leonina tem vindo a reduzir os valores de factoring em dívida aos bancos, sendo que nesta altura esses valores são de cerca de 30 milhões de euros.
O Sporting, recorde-se, chegou a acordo na última época com a PPTV para renegociar o contrato, tendo conseguido melhorar as condições: tinha a receber 45 milhões em três anos, conseguiu aumentar para 69 milhões (passou de 15 milhões/ano para 23 milhões).
Por isso tem nesta altura a receber 46 milhões (relativo a dois anos), sendo que 30 milhões são para ressarcir os bancos: sobram 16 milhões para receber em dois anos, até ao fim do contrato, em 2018, começando depois o contrato com a NOS.
Refira-se por fim que o factoring é um instrumento muito utilizado pelas SAD dos grandes, de forma a ter imediato em caixa o valor contratualizado para receber mais tarde.
Nos casos de Benfica e FC Porto, o factoring até é muito utilizado em vendas de jogadores, recorrendo os dois clubes a empresas externas que adiantam o dinheiro contratualizado para ser recebido em tranches ao longo dos anos.

Bayern e Gelson. O Bayern de Munique, que no defeso contratou ao Benfica Renato Sanches por 35 milhões de euros (mais variáveis), continua atento ao mercado português e fixou-se no extremo leonino Gelson Martins, o novo menino bonito dos verdes e brancos.
O acompanhamento do colosso bávaro ao 77 do Sporting foi abordado por alguns meios de comunicação alemães, que colocam Gelson como candidato a render Kingsley Coman no plantel, na próxima temporada. O jovem internacional francês está emprestado ao Bayern pela Juventus e serão necessários 20 milhões de euros para comprar o seu passe. Uma verba bastante inferior à cláusula de 60 milhões de Gelson Martins, mas que o campeão alemão hesita em pagar pois não está a ver em Coman a evolução esperada – o francês de 20 anos, menos um que o sportinguista, está a perder espaço e só disputou 215 minutos esta época, em 900 possíveis.
Em destaque neste início de temporada, Gelson Martins deslumbrou os tubarões do futebol europeu com a exibição do Santiago Bernabéu. Desde então que tem sido seguido por clubes como o Real Madrid, Barcelona ou Manchester United, aos quais se junta o Bayern de Munique, cada vez mais virado para os jovens talentos portugueses, um filão que até há um ano era descurado na Bundesliga, pois é para as ligas de Itália, Espanha e Inglaterra que os clubes lusos mais exportam.

Palermo tem Campbell na agenda. Apesar de várias tentativas falhadas para contratar Joel Campbell ao Arsenal nos últimos anos, o Palermo continua interessado em adicionar o costa-riquenho ao seu plantel, noticiou o “Giornale di Sicilia”. 
O emblema italiano, recorde-se, está em processo de venda a investidores chineses, o que lhe dará uma capacidade financeira acima da média e possibilitará, com outras armas, o ataque a nomes sonantes como o do sportinguista Campbell, que se encontra emprestado pelos gunners ao Sporting até ao final da presente temporada. O avançado, que há dias marcou à Rússia pela Costa Rica, ainda não conquistou a titularidade em Alvalade (soma cinco jogos e um golo). Até ao final da temporada o cenário pode mudar, mas, à partida, quer para o Sporting quer para o Palermo não será fácil comprar o passe do camisola 7. É que Arsène Wenger aprecia o canhoto e até tentou travar a cedência aos lisboetas.

2 comentários:

  1. Convém referir que os contratado com a PPTV e que tem esse valor adiantado nada tem haver com a renegociação feita o ano passado!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...