10 outubro 2016

Historiadores garantem: Sporting 'só' tem 18 títulos de campeão. "Somos 22 vezes campeões nacionais", diz BdC

Afinal quantas vezes foi o Sporting campeão nacional? A questão foi levantada há uma semana por Bruno de Carvalho, presidente dos leões, de visita ao Núcleo de Braga: "Somos 22 vezes campeões nacionais. O Sporting não passa de 18 para 22 por milagre, passa porque fomos campeões quatro vezes nos anos 30. Nunca ninguém reclamou esses títulos mas, sendo nossos, vamos parar com essa história dos 18." Esta declaração coloca em causa os alicerces históricos do futebol português, razão pela qual o jornal DN procurou esclarecer se o Sporting tem razão na sua reclamação.
"Não há qualquer suporte científico que possa avalisar essa interpretação do Sporting. Trata-se de uma necessidade de afirmação do clube, mas é uma tese sem rigor histórico", assumiu Francisco Pinheiro, co-autor do livro "A Paixão do Povo - História do Futebol em Portugal", também assinado por João Nuno Coelho, que integra o programa da RTP "A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio". "O Sporting não tem razão. O que faz sentido é respeitar a história", defende João Nuno Coelho.

Tese do Sporting e silêncio da FPF. Os leões sustentam que o campeonato nacional apenas se iniciou em 1938/39 e não em 1934/35 conforme tem sido reconhecido. E apontam como seu antecessor o extinto Campeonato de Portugal, que teve 17 edições entre 1921/22 e 1937/38, com o Sporting a vencer quatro troféus, tantos quantos o FC Porto, tendo Benfica e Belenenses conquistado três e Carcavelinhos, Marítimo e Olhanense um cada.
É partindo desse pressuposto que os leões defendem ter 22 títulos de campeão, pois juntam aos 18 estes quatro Campeonatos de Portugal. Segundo a tese leonina as quatro primeiras edições do campeonato, denominada de 1.ª Liga, não podem ser contabilizadas por se ter tratado de uma liga experimental... pelo que o Benfica perderia os três títulos que conquistaram nessas quatro épocas, enquanto o FC Porto perderia um. Contas leoninas feitas, o FC Porto juntaria os Campeonatos de Portugal e ficaria com 30 títulos, em vez dos 27 atuais, enquanto o Benfica ficaria na mesma, pois a subtração dos títulos da denominada 1.ª Liga seria compensada pelos Campeonatos de Portugal.
O diário foi à procura do rigor histórico e o primeiro passo a dar era consultar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), entidade que sempre tutelou as competições oficiais do país. Contudo, após contacto telefónico e via email na tentativa de perceber o entendimento da FPF, ninguém se mostrou disponível para esclarecer a situação, através de documentos ou da lista oficial de vencedor de todas as provas que estão ou estiveram sob alçada da FPF. É bom referir ainda que no site oficial da FPF não existe qualquer registo histórico sobre os vencedores das competições por si tuteladas...
O passo seguinte foi ouvir historiadores que escreveram sobre o futebol português e, nesse caso, a opinião foi inequívoca sobre a natureza de cada uma das competições. João Nuno Coelho lembra que "o Campeonato de Portugal era uma prova em sistema de eliminatórias, em que os participantes eram apurados pelos campeonatos regionais", razão pela qual defende que "pode ser considerado como antecessor da Taça de Portugal" e nesse sentido admite que "eventualmente, o seu palmarés podia ser incluído no da atual Taça de Portugal", que começa a ser disputada na época seguinte (1938/39) à extinção do Campeonato de Portugal. Francisco Pinheiro explica que não há uma sucessão direta entre as duas provas porque "a sua estrutura e espírito eram completamente diferentes". E explica porquê: "O Campeonato de Portugal começa em 1922 com os melhores clubes dos regionais de Lisboa e Porto e depois foi-se estendendo a outras associações. Já a Taça teve o pressuposto, que ainda hoje se mantém, de incluir todas as equipas dos escalões nacionais e algumas distritais."

Uma questão de rentabilidade. Arrumada esta questão, importa enquadrar o nascimento do campeonato nacional. A ideia nasceu depois de a seleção nacional ser derrotada por 9-0 pela Espanha no primeiro jogo de apuramento para o Mundial 1934. Era preciso dar competitividade ao futebol em Portugal e concluiu-se de que os campeonatos regionais não eram competitivos e o Campeonato de Portugal era curto para as necessidades. Decidiu-se por isso adaptar aquilo que já era feito noutros países, por exemplo em Espanha, onde se realizava um campeonato no sistema de todos contra todos, a duas voltas.
Só que existia a dúvida se esse modelo seria financeiramente rentável para os clubes, pelo que se chegou à conclusão de ir em frente com campeonato da 1.ª Liga, embora de forma experimental durante quatro para avaliar se seria compensador para os clubes, tendo em conta as viagens a fazer. E assim foi. Esta prova realizou-se entre 1934/35 e 1937/38, acabando o modelo por ser ratificado no Outono de 1938 face ao sucesso financeiro. Passou então a chamar-se Campeonato Nacional da I Divisão.
João Nuno Coelho admite a possibilidade de haver quem não considere a liga experimental por se dizer que "era um campeonato fechado, sem subidas e descidas e cujas as equipas eram apuradas nos campeonatos distritais", mas se assim fosse "só poderiam considerar-se válidos os campeonatos a partir de 1946/47, altura em que se definiu o sistema de subidas e descidas entre divisões". Nesse sentido, Francisco Pinheiro sublinha que "os quatro campeonatos ditos experimentais têm de ser considerados porque já tinham representatividade nacional e, inclusive, há historiadores ligados ao Sporting que sempre reconheceram esse facto". Ou seja, tal como diz João Nuno Coelho, "a prova é a mesma e tinha o mesmo espírito" e, nesse contexto, sublinha que "é preciso respeitar o espírito da época".
E é perante esta explicação que os historiadores contactados pelo DN assumem que, na realidade, o Sporting tem 18 títulos de campeão, o Benfica 35, o FC Porto 27, enquanto Belenenses e Boavista têm um cada. Curioso é que ao contrário do site leonino, que soma 22 títulos, o Almanaque do Leão, publicado em junho de 2015, da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar, conta 18 campeonatos, sendo um livro aprovado e licenciado pelo Sporting. "Este revisionismo da história é perigoso, porque cada um faz em proveito próprio. Não é assim que se faz a história", remata Francisco Pinheiro.

Sporting reage. Em resposta a página de Facebook “Comunicação SCP” reafirmou que os leões já venceram 22: “Estamos orgulhosos do nosso passado, concentrados no nosso presente e empenhados no nosso futuro que tem como prioridade, já nesta época desportiva, a conquista do nosso 23.º título de campeões nacionais de futebol. Não são precisos historiadores ou pseudo-historiadores para percebermos que outros persistem no falsear da história e na construção de mitos para se autopromoverem e, assim, enganarem o povo.”

38 comentários:

  1. Lol o que o "o espirito da epoca"? Isso tem caracter cientifico, pode ser quantificavel objectivamente? Ou, como parece ser o caso, nao passa de um revisionismo historico igual ao que o sporting faz e que o historiador (?) critica? E por que raio se contabilizam os campeonatos experimentais, se como o nome indica, sao experimentais? Se nao tivessem funcionado,e hoje o campeonato tivesse um formato diferente seriam, mesmo assim, contabilizados? Tudo isto depende de interpretacoes subjectivas, pelo que nao percebo o porque de se dizer que o sporting esta errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha esta ovelha acredita mesmo no pastor brunalgas, que após 77 anos (os decorridos entre 1938 e 2016) e 41 presidentes (os que precederam o brunalgas) descobriu a pólvora!? O génio brunalgas que antes de ser presidente do scp falia empresas (tal o génio!?)!? Vai pastar!?

      Eliminar
  2. O Campeonato de Portugal definia o Campeão de Portugal. Ninguém diz que é a mesma coisa que a Liga. Simplesmente, o Sporting e o Porto já tinham sido campeões nacionais 4 vezes (e o Benfica 3) antes sequer de existir liga.

    Como tal, somando as Ligas posteriormente conquistadas, o Sporting já foi 22 vezes campeão nacional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mentira,e a prova esta na actas da FPF em que e definido que essa competicao nao conta como como campeao nacional.O Sporting tem apenas 18 titulos de campeao,por muito que vos custe.

      Eliminar
    2. Lol o campeonato de Portugal definia o campeão? E viste isso onde mesmo?
      A taça de Inglaterra começou 17 anos antes da liga inglesa, nesses 17 quem ganhava a taça era campeão?

      Eliminar
    3. Ó red... Tens a palavra. De acordo com o teu rigor científico, explica-nos lá à tua tese sff.

      Eliminar
    4. Não é que as ovelhas andam todas loucas, depois da "doença das vacas loucas" agora surge a "DOENÇA DAS OVELHAS LOUCAS"!?

      Eliminar
    5. Sou o autor do comentário original. E nem sou sportinguista, por isso qualquer insulto vosso cai por terra.

      A decisão por parte da FPF de não considerar esses Campeonatos foi efetuada DÉCADAS depois dos mesmos. Assim como a decisão da Liga de contar as ligas experimentais foi tomada há coisa de 10 anos.

      A verdade é que não se pode mudar o passado. E em 1928 o CAMPEONATO definia o Campeão, está no nome. As faixas diziam CAMPEÃO DE PORTUGAL, bem como os títulos dos jornais.

      Isto nem é novidade, pois o Belenenses SEMPRE argumentou que foi 4 vezes campeão português. E as provas estão na sua sala de troféus.

      A comparação com a Taça de Inglaterra é infeliz, pois nunca partiu do princípio que definia o campeão.
      Que tal comparar com a Alemanha que utilizou o mesmo modelo até os anos 60 e ainda hoje conta esses títulos como campeões?

      Por rivalidade, nenhum benfiquista é capaz de encarar esta situação com mente aberta. A burrice e casmurrice de muitos (des)informados também não ajuda. Mas a história não pode ser mudada. E mesmo que digam que não, o Sporting já foi campeão 22 vezes, e o Porto 30. Lamento

      Eliminar
    6. Podes bater na mesma tecla as vezes que quiseres porque a tua opinião não conta para nada, e o que impera é o que os órgãos federativos deliberam. Por isso, o Sporting foi campeão 18 vezes e o Porto 27. Lamento.

      Eliminar
    7. O Sporting foi campeão 22 vezes? Lol. Diz me um campeonato em qualquer parte do mundo em que o campeão seja apurado por eliminatórias exclusivamente e não por uma competição por pontos? Só quero um exemplo. Aliás não és do Sporting, mas se quiseres podes ir ao museu, vai lá comparar com o que são parecidas as taças do campeonato de Portugal, são com a taça de Portugal. Vais lá e contas o número de troféus iguais que estão lá da FPF e sabes que número dá? 18.

      Eliminar
    8. E já agora informa-te melhor. A fase final bundesliga pós anos 60 não era exclusivamente eliminatórias como era cá no campeonato de Portugal. Tinha um formato à champions league. Portanto não digas asneiras

      Eliminar
    9. Certo, portanto o Benfica nunca foi... campeão Europeu!

      Eliminar
    10. Claro. Chamavam-lhes campeões, tinham faixas de campeões, os jornais escreviam campeões, mas como era uma taca de eliminatórias o Benfica nunca foi campeão europeu.
      Alias, depois de aparecer a liga dos campeões como a taca uefa continuou por algum tempo com os moldes de eliminatória segundo a lógica as tacas do benfica devem ser tacas uefas...penso eu de que.

      Eliminar
    11. O Benfica foi vencedor da taça dos campeões. A liga dos campeões nunca venceu, não entendo a dúvida disso. Era uma competição exclusivamente a eliminatórias e passou a ser jogada em dois formatos. É uma taça, nunca foi uma liga pura nem nunca será. De 91 para cá ficou com este formato. Não entendo a dúvida.

      Eliminar
    12. E já agora não percebo a comparação. O campeonato de Portugal mudou a estrutura por completo para o campeonato nacional. Mantém a da taça, que é o equivalente, como está no decreto, a liga dos campeões mudou a fase inicial, mas manteve uma fase de decisão a eliminatórias, não tem nada a ver, até porque basta comparar as taças do campeonato de Portugal com as taças de Portugal para ver que são iguais. E as taças da CL tem se mantido iguais ao longo do tempo. Só aquelas 4 iguais as outras taças de Portugal, tem por algum motivo que desconheço mais valor

      Eliminar
    13. Daniel, vai ler sobre o que era o Campeonato de Portugal. Apenas os melhores das ligas regionais se apuravam, exatamente como na Alemanha.

      Numa era em que tudo está explicado online, só é burro quem quer.

      Eliminar
    14. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bundesliga

      Informa-te antes de dizeres o que não sabes. Pus em português, pois já entendi que és relativamente limitado. Atenta ao que diz na história.
      A bundesliga na fase final SEMPRE teve uma parte de fase liga (ronda de grupos) o formato do campeonato de Portugal nunca foi assim. O troféu do campeonato de Portugal é IGUAL ao troféu da taça de Portugal

      Eliminar
    15. Daniel,
      A duvida é que:
      Se um campeonato mudar a competição para outro formato é uma competição diferente (Campeonato de Portugal para campeonato nacional).
      Mas se um taça mudar também a sua competição para outro formato já é a mesma? (taça dos campeões para liga dos campeões).
      Olhando para o quadro todo vejo os mais variados desportos e competições com taças e campeonatos nos mais variados formatos e feitios dos quais resultam campeões, vencedores de taca, e outros, portanto isto de não poder ser campeão porque alguém acha "com esse formato nunca foi uma liga pura" e coisas como "mudou a estrutura por completo então já não dá" parecem me apenas interpretações caseiras.

      Eliminar
    16. http://3.bp.blogspot.com/-yy9CyWD5-H4/U4pdgxiM-gI/AAAAAAAAOaY/zpsWN-SHtYU/s1600/edbp.jpg

      Aqui tens.

      Continuas sem responder diz me um campeonato que uma fase final tenha sido jogada a eliminatórias exclusivamente, diz me uma só.
      Para mim é me igual. O Benfica também ganhou 3. O Sporting nos últimos anos podia dizer que tinha ganho tantos campeonatos como o Carcavelinhos na sua história. Só que é estúpido, porque o troféu desse "campeonato" até igual ao troféu da taça de Portugal, curioso

      Eliminar
    17. https://3.bp.blogspot.com/-S-4Dqa_HWZc/V25UZGME84I/AAAAAAAAkd8/V8zME3lql_QdQdutIwd6-9lwxgRCPiPaACLcB/s640/SEMELHAN%25C3%2587AS.png


      Ver as taças. Curioso, o campeonato de Portugal ter um troféu tão parecido com a taça de Portugal... uma curiosidade, se calhar foi o Tomás Taveira que "arquitectou" os dois troféus... como já anda cá há tantos anos.
      Quando se nasce parolo, por mais explicações e lições que se tenha durante a vida, viverá parolo a vida toda.

      Eliminar
  3. SCP contabiliza 3 títulos marcados como taças , quando no resto das federações europeias foram considerados campeonatos. Resultado: escandaleira, fundações da bola em causa, ai que o mundo acaba se mexem nisso.

    Benfica com 3 títulos a menos durante quase um século e ninguém reclama, foi preciso virem uns trafulhas "tratar" da historia.... Muito bem, são titulos que apesar de terem outro nome sao campeonatos do clube, etc, etc.

    Assim se "trata" da historia e a idiocracia vigente está sempre pronta para criar heróis a partir de mafiosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com menos três títulos.durante quase uma década? Que tu apoies um bando de aldraboes que estejam a tentar driblar o que foi estipulado oficialmente pela FPF, para conseguirem juntar ao palmares, com base na mentira, aquilo que nao conseguiram ganhar o campo, tudo bem. Não comeces é a inventar histórias paralelas e a ser, tu também um aldrabão.

      Eliminar
  4. https://pbs.twimg.com/media/CuaATVvXgAA1jZ6.jpg

    Almanaque do Sporting, lançado em Julho ou Agosto deste ano.
    Palavras para quê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que acontece quando um aldrabão não acredita nas duas próprias mentiras.

      Eliminar
    2. E ao lado estão 4 Campeonatos de Portugal. Não convinha tirar a foto da página completa.

      Ninguém ganha uma discussão por ser voluntáriamente ignorante. O Daniel informe-se sobre o assunto se tiver inteligência para aprender. Se quiser ser casmurro e burro, não mude o seu rumo

      Eliminar
    3. Já agora aqui tens :

      https://3.bp.blogspot.com/-M3n9XpV0Vvg/V6tDQYci2uI/AAAAAAAAl5Q/hHb9tHWTMakLOb3xhmcNrtcl1DvMOsZMQCLcB/s400/Ricardo%2BSerrado1.png
      Do historiador do Sporting, Ricardo Serrado.

      Eliminar
    4. Queres mais?

      http://3.bp.blogspot.com/-yy9CyWD5-H4/U4pdgxiM-gI/AAAAAAAAOaY/zpsWN-SHtYU/s1600/edbp.jpg

      Faz um favor a ti mesmo, quando não sabes do que falas, cala-te.
      Mesmo anonimamente, escusas de fazer figura de estúpido

      Eliminar
    5. Tanta merda escrita e não conseguiste descreditar o que eu disse: os campeonato de Portugal estão nesse livro.

      Daniel = Idiota

      Eliminar
    6. Também as taças de Portugal, as supertaças...
      Eu não disse que não eram troféus oficiais (aliás estão incluídas na contabilidade de taças de Portugal do Sporting).
      Não sabes ler e os idiotas são os outros. Correcto boneco

      Eliminar
    7. Porque a discussão aqui era os campeonatos de Portugal contarem como campeonatos da primeira divisão e como ficou provado, até pelo próprio almanaque do Sporting, não contam.
      Da próxima vez faz um favor a ti próprio, quando fores escrever algo ,que não estás capacitado, pára para pensar, depois quando achares que tens razão volta a calar-te porque não tens. É um favor que fazes ao mundo não espalhares a tua burrice por palavras.

      Eliminar
  5. 22+19=41, são 41 campeonatos de Portugal, é que o ditado diz " Portugal é Lisboa e o resto é paisagem", logo somam-se os 19 campeonatos de Lisboa!?

    ResponderEliminar
  6. O Sporting passou a ser um clube ridículo! O que não é o mesmo de "podem contar com o Sporting agora" só se tornou mais um clube de palhaçada do que o que era!

    ResponderEliminar
  7. O Daniel ainda não compreendeu que era necessário se apurar para o Campeonato de Portugal através das Ligas Regionais.

    Quando se quer ser burro, não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que isso tem a ver? A fase final é o que interessa aqui. Houve uma época que a fase final foi com 4 equipas e a eliminatórias, não brinquem.
      Já alguma vez foste ao museu do Sporting, observa com o que que é parecido o troféu do campeonato de Portugal..
      Aproveitas e ficas a conhecer a história do teu clube.

      Eliminar
    2. Há uns anos também havia a taça de honra das associações de futebol das divisões inferiores e os vencedores qualificavam se para a taça do ano seguinte. Não eram campeões nacionais lol

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  8. Engraçado esta história toda do experimental. Sabem o que foi experimental este ano também? O europeu, foi um europeu experimental para aferir se fará sentido ter mais ou menos equipas. Portugal irá perder o título por isso? Óbvio que não. Só alucinados se lembram disso, qualquer coisa que comece é sempre experimental

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...