26 outubro 2016

Ataques fortes a Vieira! "Único candidato? Praticamente todos que um dia lhe fizeram oposição foram para dentro do Benfica"

Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica, escreveu num artigo de opinião ao portal Notícias ao Minuto, versando sobre as eleições do Benfica e o percurso de Luís Filipe Vieira. O ex-candidato foi duro para com o atual presidente.

Luís Filipe Vieira chega a estas eleições do Benfica como candidato único, o que se afigura normal para qualquer Benfiquista.

Há algumas razões boas, e outras nem tanto, que explicam esta situação.

Comecemos pelas boas.

O Benfica é tricampeão. Esse é um motivo avassalador e faz com que dificilmente alguém quisesse substituir Vieira no comando do Benfica porque creio que quem fez isso merece continuar no comando do clube e porque qualquer alternativa seria, evidentemente, esmagada.

Por outro lado, os contratos com a NOS e, sobretudo, com a Emirates, vieram demonstrar que o Benfica volta a gozar de elevado prestígio quer dentro de Portugal quer fora de portas.

Não há nenhum Benfiquista que não possa sentir orgulho nisso. Eu sinto e não tenho quaisquer problemas em constatar que Vieira foi capaz de devolver ao Benfica muita da sua dimensão internacional.

A aposta no Seixal e o lançamento de jovens na equipa principal do Benfica são outra coisa que me faz pensar que algo foi bem feito nestes anos. Depois de, com Vieira a Presidente, o Benfica se ter apresentado pela primeira vez sem um único português no onze titular e onde os jovens tinham o acesso vedado à primeira equipa, é bom constatar que esse caminho foi alterado e que o investimento no Centro de Estágios foi uma das apostas mais visionárias deste Presidente.

Estas são, indubitavelmente, razões de peso para que Vieira se apresente como candidato a solo nestas eleições. Mas, não são as únicas.

Uma segunda ordem de razões que levam a que Vieira seja candidato único prende-se com o facto de que praticamente todos que um dia lhe fizeram oposição terem ido para dentro do Benfica.

Sei bem que o Benfica não é um partido político e que todos os Benfiquistas fazem falta, mas num clube tão grande não seria possível encontrar pessoas com valor que nunca tivessem sido opositores do Presidente?

Nem sequer quero fazer julgamentos de carácter das pessoas que se opunham firmemente ao Presidente e que não hesitaram em juntar-se ao poder assim que tiveram oportunidade para isso...

A verdade é que me parece caricato que, por exemplo, alguém que foi chamado de mentiroso compulsivo pelo próprio Vieira, nos ecrãs da SIC, depois regresse ao clube. Não está em causa o valor das pessoas, mas o seu carácter.

Neste momento, sou o único que nunca quis integrar a estrutura de Vieira e que tento sempre ser coerente nas minhas oposições, não poupando os elogios quando os considero dever fazer, mas também não calando as críticas quando vejo motivos para as tecer. E motivos não faltam, pelo que considero que é bom que no Benfica existam alternativas ao actual Presidente e que não se deixem inebriar perante a luz do poder.

Como dizia, razões não faltam para que eu não me reveja na actual liderança e que me preocupam seriamente.

Se desportivamente tudo corre pelo melhor e o Benfica parece estar no rumo certo, já em termos económico-financeiros caminhamos, sorridentes e de uma forma quase inconsciente, para o abismo.

Luís Filipe Vieira é responsável pelo aumento do endividamento do Benfica em mais de 400 milhões de euros. Só entre empréstimos bancários e obrigacionistas devemos mais de 300 milhões enquanto, por exemplo, o Real Madrid deve 80 milhões.

O estádio já devia estar pago há muito. Foi inaugurado em Outubro de 2003, há precisamente 13 anos, e teve um custo líquido abaixo dos 100 milhões. Não é o estádio que explica a subida do Passivo, como não é o Seixal que foi pago com o “naming” da CGD e muito menos o museu que custou perto de 10 milhões de euros.

O Passivo subiu devido a um despesismo sem precedentes que nem o reforço da equipa principal explica pois as excelentes vendas milionárias tudo deveriam ter compensado.

A sensação do dinheiro fácil de grandes vendas tende a dar péssimos resultados a longo prazo.

Na sua vida pessoal, Vieira é um milionário totalmente endividado e que não hesitou em se alavancar de uma forma brutal. Temo que o mesmo modelo, a mesma lógica, tenha sido trazida para o Benfica. Isso não é aceitável e é extremamente perigoso.

Finalmente, há uma série de princípios morais, e da forma de ver o clube, que me impedem de algum dia ser apoiante do actual Presidente. Luís Filipe Vieira não consegue explicar uma coisa tão simples como o seu número de sócio. A verdade é que nunca houve um único jornalistas que se interessasse seriamente pelo assunto. Parece insipiente, mas não o é. Se o número não for legítimo toda a credibilidade e honra do Presidente se desmoronam.

Depois o Benfica tem uns estatutos tenebrosos, desenhados a perpetuar no poder o actual Presidente (que já nem disso precisa) e muito pouco democráticos, nada condizentes com a sua história.

E temos, ainda, a questão de um esdrúxulo voto electrónico sem um suporte físico que o comprove e que permita recontagens. Ninguém poderá dizer que qualquer votação no Benfica tenha sido adulterada por o uso deste sistema, mas, e em bom rigor, também ninguém poderá pôr a mão no fogo pela sua autenticidade.

Mais grave é a teia de negócios mal explicados e que muito me desagradam.

Em tempos de vitória não se olha com o devido cuidado para esses negócios, mas eles existem, são muito duvidosos e não percebo como não são investigados com mais profundidade.

Num cômputo geral, não posso, em consciência, apoiar ou votar em Vieira, mas admito que a sua continuidade é legítima.

O maior desafio de Vieira será o de, mantendo a competitividade da equipa, melhorar significativamente a situação financeira do Benfica, acabar com o despesismo e com os negócios dúbios.

Uma revisão estatutária que devolva a normalidade e a transparência ao clube é algo que, também, se impõe.

Aconselho, finalmente, Vieira a não ceder à tentação de se perpetuar indefinidamente no poder e a estabelecer um limite máximo para a sua saída.

Eu não quero ver um Benfica com enormes problemas de sucessão ou um clube à beira da falência cheio de milionários.

Ainda há tempo, não muito, para corrigir a situação. É isso que espero do próximo mandato.

Vieira pode ficar na história do Benfica pelas melhores ou pelas piores razões. O julgamento ainda não está feito.

6 comentários:

  1. Este Bruno Carvalho mente quase tanto com o outro BC verde.
    Porra o homem, que já irrita! Não passa de um mediocrezeco!

    ResponderEliminar
  2. E ele mentiu onde exatamente?

    ResponderEliminar
  3. "Nunca quis integrar a estrutura do Benfica". Nunca foi convidado.

    Lança mais uma vez suspeitas sobre o número de sócio do LFV, algo que já foi mais que explicado. LFV recuperou o número pagando os retroactivos, como fizeram dezenas, senão centenas, de sócios do Benfica. Não é mais nem menos do que os outros. Tudo legal.

    Lança suspeitas e mente sobre os estatutos do Benfica, quando estes são aprovados pelos sócios em AG. Não há forma mais democrática de o fazer.

    Lança suspeitas sobre o voto electrónico quando não percebe nada do que diz.

    Lança suspeitas sobre negócios mal explicados, mas não diz quais são. Não os conhece, não sabe como foram feitos no entanto não se coíbe de achar que não gosta deles. Já a venda que fez da estação de TV (Porto Canal) ao Porto não deixaram dúvidas a ninguém.

    Quer investigação a negócios que não deixam dúvidas a ninguém e estão nos R&C. Em nome de quem?

    Quer acabar com o despotismo e negócios dúbios, lançando outra vez a insídia no clube, algo que é próprio e típico de canalhas e de gente que quer é tomar o poder.

    Não é Vieira que decide esse se irá perpetuar no poleiro ou não, são os sócios do Benfica que irão decidir em eleições.

    Eu e todos sabemos que Bruno Carvalho quer candidatar-se mas enquanto Vieira estiver lá não irá ter possibilidade. Ele que tire mas é o cavalinho da chuva porque nunca irá ser presidente do Benfica. Nem que a vaca tussa! Mas o gajo é tão burro como o outro, ainda pensa que consegue!

    ResponderEliminar
  4. Bom artigo. Houve despesismo, tal como muitos negocios dubios, vendas e compras com o At. Madrid e Monaco, por exemplo, compras do Kanu e de centenas de outros jogadores sem qq qualidade para jogar no benfica. Espero que tudo isto seja corrigido no futuro, com o saneamento financeiro do clube

    ResponderEliminar
  5. Este queria ver é se o LFV o convidava para o próximo mandato

    ResponderEliminar
  6. Este tipo é mais um pato trump cá da portugalia.
    Oh boneco, se estás descontente com o facto do homem estar a concorrer sozinho, se dizes que és uma ilha no meio do vasto oceano, por ainda n te teres vendido, a questão que se põe é: porque caralho não entregaste uma lista? Estavas com medo que o branco tivesse mais votos do que tu?
    O lfv mostrou mta inteligência na forma como absorveu a oposição. Um deles, por ex, transformou a Benfica TV. O Benfica ganhou ou não ganhou com a entrada de um Dos maiores opositores?
    Toda a gente sabe que não passas dum pau mandado. Tiradas de humildade forçada não te vão valer de nada oh filho do tareco.
    Arranja outro passatempo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...