15 setembro 2016

"Uma questão de estrutura?"

Nas últimas décadas no futebol português há um nome que tem falado mais alto. Jorge Nuno Pinto da Costa, considerado por muitos o melhor presidente de um clube a nível internacional. Adorado por muitos, odiado por outros, a verdade é que Pinto da Costa fez e tem vindo a ser um trabalho maravilhoso no F.C.Porto, tendo uma influência brutal nas inúmeras conquistas do clube azul e branco.

O Porto tem sido o clube, nas últimas décadas, com maior sucesso a nível nacional. Internacionalmente tem sindo o que mais tem vindo a fazer contando com várias conquistas europeias nos últimos anos.

Longe vão os tempos de Mourinho, de Villas Boas, de Vítor Pereira, de Jesualdo, em que o Porto a nível doméstico ia conseguindo, com maior ou menor dificuldade, conquistar o campeonato e que a nível internacional ia conseguindo algumas gracinhas. Agora, o cenário é diferente. Ainda à dias saiu uma notícia que ponha em evidência o mau estado financeiro do clube do norte que esta temporada terminou com 37,9 milhões de euros de prejuízos.  Paira no ar a dúvida se irá haver uma intervenção da Uefa em relação às dívidas portistas ao abrigo do  fair play financeiro. A nível desportivo o clube nos últimos 3 anos tem conseguido resultados muito abaixo daquilo que antes era habitual, tanto no futebol como nas restantes modalidades. A situação não é famosa e a derrota em alvalade e agora o empate em casa frente ao Copenhaga veio agravar um pouco mais a situação para este início de temporada.

A questão que se faz neste momento é como de um momento para o outro a tão badalada forte estrutura do F.C.Porto deixou de funcionar. Como é que é uma equipa que habitualmente ganhava tudo a nível nacional, já não ganha um título à 3 anos. Muitos apontam que Pinto da Costa já conta com uma idade avançada e tem deixado outros membros tomar decisões por si, outros apresentam uma possível divisão na estrutura portista como causa para esta instabilidade (Saída de Antero Henrique veio demonstrar que as coisas na direção do F.C.Porto não estão definidas), outros apontam outro factor, talvez o mais acertado deles todos. Nos últimos anos os rivais que antes pouco incomodavam tem vindo a crescer. O S.L. Benfica nos últimos 3 anos conquistou os 3 campeonatos, aos quais juntou uma taça de portugal, três taças da liga e duas supertaças alcançando um lugar no topo do futebol português que antes era ocupado pelo Porto.

O Sporting que nos últimos anos com a chegada de Bruno de Carvalho ao clube conseguiu uma taça de portugal e uma supertaça e que no ano passado esteve mais próximo do título de campeão nacional do que nunca. Sim, os rivais tem vindo a crescer, muito. Mas o problema não é esse. O Porto não conseguiu acompanhar a evolução dos rivais e agora luta pelo título como outsider algo que nos últimos anos seria impensável.

Cabe aos responsáveis do clube do norte mudar a estratégia. O Porto nos últimos anos tem comprado alguns estrangeiros de qualidade duvidosa preterindo alguns jogadores formados na casa com mais qualidade que estes. É hora de mudar o rumo no F.C. Porto para o bem do futebol português. Vamos ver se é já este ano que vemos um campeonato disputido pelos 3 grandes do futebol português disputado até ao fim.

9 comentários:

  1. O problema do Porto é que com as novas regras sobre o doping e o passaporte biológico a mama de 30 anos acabou-se. O xarope do Póvoas "is no more".
    Isso, quer quer queiram quer não, tem muito influência para quem estava habituado a usar métodos ilegais e criminosos indiscriminadamente ao longo de muitos no cá dentro e lá fora.
    De um dia para o outro a bengala do Póvoas, assim como a dos árbitros que já não se deixam comprar, já não existe. Agora, a adaptação um mundo novo vai levar décadas! Habituem-se!

    ResponderEliminar
  2. Que comentário tão ridiculo, a culpa é dos arbitros comprados cá dentro e lá fora(?). Pois, quando o defeito não é do cú é das calças, vai ao Póvoas que ele ainda deve lá ter uns restos de vitaminas anti-imbecilidade!

    ResponderEliminar
  3. O problema do Porto está identificado. Enquanto houver comissões e mamões nao chegamos lá.
    Quem esta a frente do clube tem que pensar 1 no Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comissões e mamões sempre houveram no Porto. Desde o início. Enquanto ganhavam ninguém se importava, agora a música é diferente.
      O problema está detectado, é conhecido há muito tempo e está muito bem descrito pelo 1º anónimo.

      Eliminar
  4. longe vão os tempos da corrupção eheh ahah

    ResponderEliminar
  5. Gosto é destes user que falam em corrupção no FCP. Doping? Houve no SLB, no SCP e há em todo o Mundo. O SLB teve 4 presidentes presos, por exemplo. Calabotes, Alvercas, Pneus, Estoril Gate, tanta coisa... Como eu gosto de vos ouvir falar, só os outros clubes é que são imaculados eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doping houve em todos os clubes em casos isolados quase sempre por inciativa dos próprios atletas.
      Mas doping organizado, com a cumplicidade e o envolvimento directo da direcção, como meio para ganhar durante muitos anos adquirindo uma vantagem competitiva sem paralelo, não houve noutro clube. Só tem paralelo na Alemanha Oriental e nos países comunistas do leste.
      Se posso provar? Naturalmente que não. Mas há dezenas de indícios que se sabem verdadeiros.
      No tempo do 2ª guerra também ninguém provou o que faziam os nazis até ao fim da guerra, embora os indícios fossem muito fortes.
      O exemplo do doping do Armstrong é paradigmático. Os indícios estavam lá mas ninguém conseguiu provar, até que…
      A internet veio revelar muitas coisas e impedir muito crimes que antigamente passavam despercebidos.
      É algo com que os adeptos portistas terão de viver para sempre.

      Eliminar
  6. Olha o disco riscado, companheiro! Convém haver alguma actualização pois essa do Póvoas, só come mesmo quem quer. Há que estar mais atento aos tais "casos isolados" de outros clubes, e que vão desde futebol sénior/junior, às modalidades. E falo de casos provados e comprovados, não de histórias da carochinha para menino embalar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Póboas até chegou a administrador do clube e depois talvez para não dar tanto nas vistas foi "promovido" para o Conselho Consultivo, onde está agora porque provavelmente os conselhos e as consultas dele são impagáveis! LOL

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...