09 setembro 2016

Sporting explica que João Mário e Slimani rendem 54M€; FC Porto oficializa renovação

Em comunicado publicado no site oficial, a SAD do Sporting apresentou as contas referentes à época 2015/16, nas quais não entram ainda os rendimentos relativos às vendas de João Mário e Islam Slimani que permitiram ao clube o maior encaixe financeiro de sempre numa só temporada.

Eis o comunicado:
A Sporting SAD bateu vários recordes de vendas no quente mês de Agosto. Jogador português mais valioso de sempre da Liga Portuguesa, maior venda de sempre do Sporting CP, segunda maior venda de sempre do Sporting CP, e maior encaixe de sempre numa única época do Sporting CP.

Este resultado histórico só foi possível pelo forte investimento que se fez no reforço do plantel e da equipa técnica, com um reflexo importante na capacidade negocial que permitiu a assinatura do contrato de direitos televisivos e de sponsoring. Essa capacidade de investimento também trouxe uma maior visibilidade dos atletas do Sporting CP, permitindo as alienações de direitos ocorridas já em Agosto de 2016.

Assim, o resultado líquido do exercício que findou em Junho de 2016 está condicionado sobretudo por três factores: investimento no plantel e equipa técnica, que resultou no aumento dos gastos com pessoal em 23,725 milhões de euros; processo Doyen, um gasto não recorrente, – sem esse efeito, o resultado manter-se-ia negativo, mas a rondar os 16,914 milhões de euros negativos; e não qualificação para a Champions League. 

Feitas as contas, o resultado líquido da Sporting SAD na época de 2015/16 fixou-se nos 31,905 milhões de euros negativos, que compara com os 19,333 milhões de euros positivos, o verificado no exercício anterior. Recorde-se que os ganhos com a alienação dos direitos relativos aos atletas João Mário e Islam Slimani, que rondam os 54 milhões de euros, só serão registados no exercício de 2016/2017.

Adicionalmente, o resultado do exercício é afectado pelo reforço de provisões para gastos e pelo efeito financeiro da actualização da dívida bancária, face à estimativa, à data de 30 de Junho, de uma antecipação de amortizações de capital, consequência do que está estabelecido no acordo quadro com as instituições financeiras Novo Banco e Millennium BCP.

Receitas operacionais crescem mais de 10 milhões

As receitas operacionais registaram um significativo aumento, encerrando nos 68,750 milhões de euros, bem acima dos 58,382 milhões de euros da época anterior, devido essencialmente ao aumento das vendas de bilheteira (14,198 milhões de euros), direitos televisivos (24,809 milhões de euros) e outros rendimentos e ganhos (11,366 milhões de euros).

Por sua vez, o valor de ganhos de transacções com jogadores fixou-se nos 7,716 milhões de euros, em grande parte relacionados com a alienação dos direitos de Fredy Montero e de Valentin Viola.

Nos Capitais Próprios, o efeito do prejuízo registado conduz a uma variação de cerca de 31,997 milhões de euros, que será bastante mitigada na época de 2016/2017 com as referidas mais-valias decorrentes da alienação dos direitos dos jogadores João Mário e Islam Slimani. No passivo há a destacar o aumento de 20,796 milhares de euros, fundamentalmente devido ao registo da provisão para o processo Doyen.

Notando-se no presente exercício uma melhoria significativa dos resultados desportivos, com os consequentes reflexos financeiros, é expectável que, em colaboração com todos os stakeholders, a Sporting SAD confirme esses desígnios e consiga criar condições para manter uma situação equilibrada procurando voltar a atingir os êxitos desportivos do passado, garantindo sempre contas de exploração positivas.

Renovação. O FC Porto anunciou a renovação de contrato do lateral-direito Fernando Fonseca, que assinou novo vínculo, válido até ao final da época 2019/20.
O jogador de 19 anos, atualmente integrado na equipa B, tem-se destacado nos últimos meses depois de ter representado a Seleção olímpica no Rio de Janeiro e ter sido chamado por Rui Jorge à formação sub-21 da equipa das quinas, para participar nos jogos de apuramento para o Europeu da categoria.
Na época passada, Fernando Fonseca completou 38 jogos com a camisola dos juniores azuis e brancos, não tendo apontado qualquer golo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...