06 setembro 2016

Que idade tens tu?

O assunto que me leva a escrever este novo artigo é um assunto um pouco “sensível” visto que irei falar de um tema que marcou, de forma muito polémica, a época transata, quando se colocou em causa a idade do jovem craque Renato Sanches (suspeição lançada por Carlos Severino, na “CMTV”). Pois bem, o assunto que irei tratar é sobre as idades falsificadas. 
Há determinados jogadores que jogaram futebol (ou ainda jogam) em grandes clubes, mas que já foram alvo de suspeição acerca da identidade que mostravam no Cartão do Cidadão (ex-Bilhete de Identidade). Os clubes têm que ter muito cuidado quando contratam jogadores de origem africana, porque normalmente são esse tipo de jogadores que levantam, sempre, maiores suspeitas em relação à sua própria idade. Para reforçar esta minha argumentação vou dar dois exemplos: Taribo West e Joseph Minala. 
O primeiro exemplo, referente a Taribo West, é dos mais graves que talvez já tenha existido na história do “desporto-rei”, visto que o jogador nigeriano mentiu em relação à sua idade verdadeira. Mas atenção: ele não adulterou a idade em 2/3 anos, mas sim em 12 (algo não batia certo). Quando ele assinou pelos croatas do Rijeka disse que tinha 28 anos quando na verdade tinha 40 anos de idade. Um aparte em relação a este exemplo: neste Campeonato Europeu, quando Guy Roux colocou também em causa a idade de Renato Sanches, devia ter ficado bem “caladinho” porque esqueceu-se que o Taribo West é que jogou com a idade falsificada.  
Por outro lado, o segundo exemplo, referente a Joseph Minala, é talvez o menos grave, quando comparado com o do Taribo West, visto que o médio da Lazio disse que tinha, na altura da suspeição, 17 anos, mas a sua aparência física mostrava que parecia que tinha uns anos a mais. Mas este assunto ficou resolvido visto que a Lazio comprovou que o próprio jogador tinha mesmo 17 anos de idade. 
Estes dois casos, tanto o do Taribo West como o do Joseph Minala, vêm mostrar que é preciso que os clubes tenham imenso cuidado quando contratam jogadores jovens, mas que aparentam ter mais idade do que aquela que vem no Cartão do Cidadão. Outros jogadores como Leandro Lima ou Jay-Jay Okocha também se envolveram neste tipo de suspeição e nunca mais conseguiram ter uma carreira decente no mundo do futebol.
Concluindo, o “senhor” Carlos Severino não tem razão nenhuma para lançar suspeições sobre a idade de Renato Sanches porque o jovem craque do Bayern de Munique tem mesmo 18 anos de idade. 

13 comentários:

  1. Com todo o respeito, mas este deve ter sido o pior artigo que li por cá.
    Como é que se compara o caso do Minala com o West dizendo que é menos grave quando não há nada a registar relativamente ao Minala? Como é que se faz uma conclusão garantido que o Renato Sanches tem realmente os 18 anos sem qualquer evidencia neste texto?
    Parece-me que enquadraram e compararam assuntos sem qualquer relação.

    O que se trata no caso do Renato é de, claramente, racismo e preconceito. E, lamentavelmente, pior do que quem cria o rumor, é quem o alimenta sem sequer procurar informar-se ou dar qualquer beneficio da dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do racismo e do preconceito é boa. A partir de agora todos os casos de suspeita e investigação da idade de um jogador passam a ser casos de racismo. Também terá sido racismo o caso do Taribo West porque para se descobrir teve que haver suspeitas, no dizer do anónimo, racismo.

      J.

      Eliminar
  2. Que palermice de artigo sem substância, sem conteúdo e que não prova nem diz rigorosamente nada. Após a leitura deste artigo a suspeita mantém-se.

    Aconselho a leitura deste artigo:

    http://sporting-rumo-ao-titulo.blogs.sapo.pt/renato-sanches-afinal-tem-22-anos-188884

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Só mesmo um imbecil mal formado aconselha a leitura de um texto ridículo, falso e cheio de mentiras! Já está mais que provado, quer por:
      1) Documentos reais e não inventados!
      2) Videos do Renato aos 10 anos que mostram ser impossível ter mais 4 anos d que os 10!
      3) o Bayern já assumiu ter sido uma preocupação sua e que o Renato tem a idade verdadeira!
      Assim, só um trinca bolotas, acéfalo e asno e que pode achar que é tudo uma invenção do Benfica e do renato!

      Eliminar
    3. só um atrasado muito grande é que acha que o artigo não têm substância e que não prova nada e depois aconselha a leitura de um texto ridículo, falso e mentiroso!

      Já está mais que provado, quer com documentos verdadeiros, quer com vídeos do Renato aos 10 anos, quer com o próprio Bayern a assumir que reconhece a idade do Renato, que foi tudo historias inventadas pelos imbecis lagartóides e só mesmo uma pessoa mal formada e acéfala é que mantém a mentira! Não sejas Paulinho, ó imbecil trinca bolotas!

      Eliminar
    4. O Renato tem 22, assim como o Zbording tem 22 títulos de campeão nacional e o Benfica nunca foi campeão Europeu, segundo eles. É só mais um episodio na realidade alternativa da lagaetada. Melhor que uma qualqier novela da TVI.

      Eliminar
  3. Como artigo de opinião, nada a apontar. Como direcção editorial, este artigo é rídiculo, abstrato e infantil.
    Do pior que li no fora de jogo, que acompanho à 3 anos

    ResponderEliminar
  4. mais um blog que deu a volta para o vermelho...ai o dinheiro/tacho...

    endireita a coluna que daqui a bocado tas a cheirar a tua própria pila

    ResponderEliminar
  5. Está-se a ver que o João lampião, viu nascer o renato para ser tão afirmativo!

    Mas andas ao serviço de quem? Do novo assessor do Carnide?

    E já que sabes tanto, diz porque é que não apresentaram a sua Certidão de Nascimento, porque assim a dúvida levantada teria morrido à nascença?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinho, eu sei que tu é mais lavar as roupas dos outros mas... Pq motivo tinha o miúdo de mostrar a certidão de nascimento??? Só pq o Bruninho fã clube assim o quis???
      Não cabe ao Renato provar a néscios o ano em q nasceu. Cabe aos Bruninhos deste mundo provar o que dizem. Acusar é fácil.

      Eliminar
    2. Imbecile lagartóide, lê isto grande camelo!

      Em Portugal existe um princípo estruturante do estado de direito que se chama o Princípo de Presunção de Inocência!
      Renato tem um registo o qual beneficia de uma presunção de veracidade por força do Còdigo do Registo Civil.
      Quem entender que o registo é falso tem meios legais para inpugnar a presunção de verdade derivada do registo! Não é RS que tem que fazer prova da sua idade, mas sim quem alega a afirmação sem qualquer prova jurídica do que atestam.
      O que se vê é um inqualificável inversão do ónus da prova, violando princípos básicos do estado de Direito, presunções legais e regras essenciais da nossa democracia! Começa-se a perceber algo de mais profundo e macabro.
      Não é Renato que tem de fazer prova da sua idade. São as pessoas que lançam areia para os olhos, mentem e fazem afirmações falsas que têm de provar o que afirmam.
      Como o terão de fazer em tribunal.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...