16 setembro 2016

O leão também é Rei na Serra

23 de Junho de 1923. Esta data está na história do Sporting Clube da Covilhã, pois o clube serrano tornava-se na oitava filial do Sporting Clube de Portugal. Desde o início da sua criação, o Sporting da Covilhã esteve presente em dois momentos-chave da sua história futebolística: 1ª Divisão na época de 1955/1956 e final da Taça de Portugal em 1956/1957 frente ao Sport Lisboa e Benfica. Na longínqua época de 1955/1956, em que o FC Porto se sagrou Campeão Nacional, o Sporting da Covilhã alcançou um surpreendente quinto lugar, sendo esse a melhor posição do clube serrano na 1ª Divisão do futebol português e numa altura em que a CUF, o Caldas, o Atlético, o Barreirense, o Torreense ou o Lusitano de Évora anda “conviviam” entre os “grandes” do futebol nacional. 
Depois o segundo momento-chave da história do Sporting da Covilhã é na temporada seguinte, em 1956/1957, quando o clube da “Cidade Neve” alcança a final da Taça de Portugal frente ao Benfica, mas acaba por perder por 3-1 (Mário Coluna, José Águas e Salvador Martins marcaram para o Benfica, enquanto Fernando Pires marcou o golo dos “serranos”). 
De então para cá, o SC Covilhã esteve muito longe do futebol de primeira linha, até que na época 2008/2009 os “leões da serra” regressaram à 2ª Liga, de onde nunca mais saíram. Nas épocas transatas lançaram muitos jogadores para a 1ª Liga como, por exemplo, João Traquina, Bata, Forbes, Alex Kakuba, Gui ou Bilel Aouacheria e conseguiram manter durante cinco épocas, se não estou em erro, o técnico Francisco Chaló com quem ainda lutaram pela subida de divisão na época 2014/2015. E nessa mesma época, o melhor marcador da 2ª Liga foi o brasileiro Erivelto depois de marcar 23 golos (hoje representa o Boavista depois de uma passagem pelo Qatar). 
Na atual temporada, o conjunto serrano é treinado por Filipe Gouveia e tem no seu plantel jogadores com grande potencial como, por exemplo, Prince, Davidson, Bokila, Ofori ou Mikaël Moura (Mike) a juntar alguns veteranos como, por exemplo, Pintassilgo, Luís Pinto, Igor Araújo ou Zarabi. Com o plantel que o SC Covilhã possui espero que possam honrar os antepassados do clube e que possam meter-se na luta pela subida à 1ª Liga, pois é um clube que faz falta ao principal escalão do futebol português para representar a Beira Interior. Longe vão os tempos em que o clube tinha “vacas sagradas” de grande qualidade na equipa (Piguita, Trindade, Rui Morais ou o guarda-redes Celso), por isso há que preparar o futuro e lançar as bases para que o Sporting Clube da Covilhã regresse ao futebol de alto nível que é onde deve de andar. 

P.S.: Quando este texto é publicado o SC Covilhã ocupa o penúltimo lugar, mas enquanto adepto dos “leões da serra” espero que o clube saia da situação onde está e lute por um lugar que dê acesso à 1ª Liga. A Beira Interior tem que estar representada no escalão máximo do futebol nacional. 

3 comentários:

  1. Também são os reis no controlo da arbitragem, e reis nos matraquilhos, berlindes etc ect etc.
    PS são os reis do quase. Até festejam 2 lugares e derrotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão insignificantes estes LAGARTOS.
      Força ao rei da selva Burro de Carvalho

      Eliminar
    2. Zbording clube de mestrados (merdas).

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...