30 setembro 2016

"Nascer de novo"

Em França, cidade de Nice, que ainda à bem pouco tempo foi assolada por ataques terroristas, existe um clube que é capaz de ressuscitar jogadores que muitos já davam como terminados para o futebol. Falamos da surpresa da temporada em França, falamos do Nice.

Depois de um ano de 2012/2013, em que os comandados de Claude Puel conseguiram arrancar um brilhante 4 lugar, a equipa francesa não mais conseguira obter bons resultados com participações fracas e com alguns anos onde a descida de divisão por pouco não se consumia. Eis que na temporada passada, aos comandos do mesmo Claude Puel, a equipa alcança um fantástico 4 lugar de novo a apenas 2 pontos do Mónaco. Temporada brilhante dos Les Aiglons. Valorizaram-se imensos jovens, inclusive o português Ricardo Pereira, mas para além disso sobressaiu na equipa a presença de um jogador que se destacava de todos os outros. O fantástico Ben Arfa que muito prometera no início da carreira ao serviço do Lyon e que nunca tinha feito uma época que correspondesse à sua real mais valia. Na temporada passada foram 18 os golos de Ben Arfa, um jogador preponderante na manobra ofensiva da equipa de Nice, não só pelos golos mas também pelas suas brilhantes assistências, pelas jogadas fantásticas, pelos dribles, pelas fintas capazes de deitar qualquer defesa ao chão. Renascia assim de novo uma estrela, algo que lhe proporcionou uma transferência para o Psg.

Nova temporada, nova vida mas as semelhanças voltam a surgir. Sai do comando técnico da equipa Claude Puel, que havia sido contratado pelo Southampton e surge o suiço Lucien Favre que havia feito grandes temporadas ao serviço do Borussia de Monchengladbach. De novo, surpreende o Nice. O Nice com um futebol de posse, apoiado, criativo e muito bem organizado está neste momento no topo da tabela da ligue 1 em França, surgindo à frente de equipas claramente favoritas ao título como o Paris Saint Germain e o Mónaco de Leonardo Jardim.

E quando se pensava que não era possível.. eis que ressuscitam mais 3 jogadores de futebol, claramente uma especialidade do clube.

Mario Balotelli, carismático e mediático jogador italiano procura renascer para o futebol e justificar o hype que sempre se criou à sua volta e dá um passo atrás na carreira à procura de protagonismo. E está a conseguir. O avançado italiano de 26 anos está de volta aos golos e em apenas 4 jogos já faturou por cinco vezes. Parece que o Balotelli que tanto preconiza ser o melhor vai voltar.

Para além de Balotelli surgem também outros dois nomes que ingressaram no clube françês para tentar relançar a sua carreira. Belhanda, brilhante médio marroquino que prometeu muito ao serviço do outrora campeão françês, Montpellier, e ainda o defesa central brasileiro, Dante, que vem tido a ter uma queda brusca na carreira.

As expetativas são muito elevadas em relação a esta equipa que promete dar dores de cabeça aos candidatos ao título em França. Resta saber se é desta que vamos voltar a ter Balotelli, aquele que fascinou toda a gente, mas pelos bons motivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...