19 setembro 2016

Gil Dias, o benfiquista que foi dispensado pelo...Sporting

Resultado de imagem para gil diasGil Dias foi a estrela maior da vitória do Rio Ave sobre o Sporting, com um golo e uma assistência. Foi a primeira vez que o jovem de 21 anos marcou como sénior e logo ao clube que o dispensou, quando tinha 11 anos.
Ernesto Mónica, coordenador da formação do GD Gafanha, o clube onde Gil Dias deu os primeiros pontapés na bola, lembra-se bem desses tempos. "Chegou ao Gafanha com 7 ou 8 anos. Fez as escolas B e as escolas A e, quando passou para a equipa de infantis B, o Sporting chamou-o para uns treinos de captação. Ficou lá. Passava a semana a treinar no Gafanha e, ao fim de semana, ia jogar pelo Sporting", contou ao jornal Record.
Apesar de ser benfiquista, Gil Dias viveu um sonho. Já com a alcunha de 'Levezinho', numa referência a Liedson, recebeu uma camisola do avançado brasileiro, com o número 31 que hoje utiliza no Rio Ave. Quando soube que não iria continuar, fartou-se "de chorar", como admitiu numa entrevista ao Maisfutebol, em 2014.
"O Sporting considerou que ele não teve o aproveitamento que se esperava dele", resume Ernesto Mónica, que lidera a formação do Gafanha "há mais de 35 anos" e que, inclusivamente, também orientou o pai de Gil Dias nos juvenis e nos juniores do clube.
Ao deixar Alcochete, mudou-se para a Sanjoanense e acabou aí a ligação ao clube da terra onde nasceu, a Gafanha da Nazaré. Daí seguiu para o Sp. Braga, foi ao Monaco, que o emprestou ao Varzim e, agora, ao Rio Ave.
"Já em criança tinha uma característica que mantém: era um jogar muito rápido, que se isolava muito facilmente e, assim, marcava muitos golos. Não era perfeito tecnicamente", admite o responsável do Gafanha, clube que nada recebeu com as sucessivas transferências do internacional sub-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...