20 setembro 2016

Braga recebeu 46M€ com a venda de jogadores a Benfica, FC Porto e Sporting. Sabe quem pagou mais?

O crescimento do Braga nos últimos anos pode começar a ser explicado com os negócios, quase sempre bons, que o clube tem conseguido fazer com os três grandes desde o início do século. Do posto de vista financeiro, a balança beneficia claramente os arsenalistas, que encaixaram quase 46 milhões de euros em vendas e gastaram pouco mais de dois milhões em compras. O Benfica é o clube que mais dinheiro deixou em Braga (24,975 milhões de euros), seguido do Sporting (10,99 milhões) e FC Porto (9,75 milhões, seis deles com a recente aquisição de Boly).
No sentido inverso, o Braga tem ficado a ganhar sobretudo com os jogadores que chegam do Dragão. São muitos (22) desde o início do século, quase todos a custo zero ou emprestados – só mesmo a compra de Luís Aguiar obrigou os minhotos a deixar 600 mil euros nos cofres do FC Porto. O melhor exemplo deste aproveitamento está em Alan, provavelmente o melhor jogador da história do Braga, que chegou a custo zero depois de ter sido dispensado pelos portistas. Mas há mais exemplos de sucesso para os minhotos, como são os casos de Josué, na época passada (marcou um golo na final da Taça de Portugal...), Miguel Lopes, Ukra ou Rentería, todos emprestados, ou Beto e César Peixoto, que chegaram ao clube a custo zero, para além do já referido Alan.
Em termos práticos, pode concluir-se que é com o Benfica que o Braga tem feito mais dinheiro, ainda que, como se pode constatar no texto aqui ao lado, sempre com jogadores que acabaram por se revelar úteis ao clube da Luz; em contraponto, e analisando apenas o aspeto desportivo, tem sido com o FC Porto que os arsenalistas mais têm ficado a ganhar, através das já referidas cedências, temporárias ou definitivas, de jogadores de qualidade.
Na relação com o Sporting, que tem sido a mais discreta ao longo dos últimos anos, destaque para os encaixes efetuados com as vendas de João Alves (dois milhões de euros), João Pereira (três milhões) e Evaldo (três milhões), e ainda para a compra de Nuno André Coelho por cerca de meio milhão de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...