24 setembro 2016

Bas Dost já entra no quadro de honra do Sporting; FC Porto volta 'atacar' arbitragem; Jardel e Ederson com dupla nacionalidade e mais facilidade para sair

Bas Dost com os dois golos frente ao Estoril ganhou direito a entrar no quadro de honra dos jogadores do Sporting que nos primeiros três jogos do campeonato disputados pelo clube marcaram três ou mais golos.
Nesta acrópole de goleadores, Fredy Montero, hoje na China sob o comando de Jaime Pacheco e a resolver os jogos do Tianjin Teda, divide com Jardel a categoria especial daqueles que marcaram 5 golos nos seus primeiros três jogos na Liga. O colombiano abriu com um hat trick frente ao Arouca e continuou a marcar nas jornadas seguinte (Académica e Benfica).
Interrompeu frente ao Rio Ave e voltou a marcar no jogo com o Sp. Braga, bisando a seguir na receção ao V. Setúbal. Ou seja, à 7ª jornada tinha 9 golos marcados no campeonato, ele que viria a marcar... 13 em toda a época, não confirmando a fantástica saída dos tacos e os primeiros três vigorosos sprints de leão ao peito.
Quanto a Mário Jardel, começou a jogar e faturar na ronda 4 e seguiu a marcar até à 8ª, onde chegou com 8 golos em 5 jogos, tendo ainda, pelo meio, conseguido dois ao Midtylland. No final dessa gloriosa época que terminou com o título do Sporting, Super Mário somou 42 golos no campeonato num total de 55, marca estratosférica que será muito difícil de superar. A não ser que o homem dos pés grandes os ponha nesse caminho.

Dragões não perdoam. O FC Porto, apesar da vitória de ontem frente ao Boavista, volta a apontar o dedo à equipa de arbitragem. Os dragões falam em "padrão" de erros nos seus jogos.

Infelizmente há um padrão nos nossos jogos que não pode continuar e que está para além do que a equipa pode controlar e que tem a ver com os constantes erros de arbitragem em prejuízo do FC Porto. Ontem voltou a ser assim, com a equipa de arbitragem chefiada pela senhor Nuno Almeida a enganar-se muitas vezes em prejuízo da nossa equipa. Veja os lances aqui. Estas coisas não têm a ver com jogar bem ou mal, ganhar ou perder. Os lances são para apitar de acordo com as regras, jogue-se bem ou mal, ganha-se ou não. Ontem os erros acabaram por não ter influência no resultado, porque a equipa marcou três golos.

Portugueses. Os brasileiros Jardel e Ederson têm passaporte português, o que lhes confere a dupla nacionalidade e as mesmas regalias do que a qualquer cidadão dos estados-membros da União Europeia. Quer isto também dizer que central e guarda-redes têm a vida facilitada no que diz respeito a uma transferência, já que deixam de ser extracomunitários.
O defesa nasceu há 30 anos em Florianópolis, enquanto Ederson, de 23 anos, é natural da cidade de Osasco, no estado de São Paulo, mas ambos estão a viver em Portugal há tempo suficiente para que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) lhes tenha atribuído passaporte português. Jardel chegou em 2009 para reforçar o Estoril, enquanto o guarda-redes vive em Portugal desde 2010, onde chegou para o Ribeirão, oriundo dos sub-17 do São Paulo.
Tanto Ederson como Jardel podiam ter saído no último defeso, não fosse as travagens feitas pela SAD. Tratando-se de dois jogadores com mercado, é possível que os interessados aumentem, sobretudo no guardião, ainda jovem para a posição. O facto de serem cidadãos da Europa facilita-lhes e é um atrativo extra para países como Inglaterra, Itália e Espanha, que apertaram as regras para inscreverem extracomunitários.

1 comentário:

  1. Então o montero nas 3 primeiras jornadas tinha 5 golos, depois na 4a não marcou, na quinta marcou 1 e na 6a 2. 5+1+2 = 9 ?? Em que matemática? Deve ser uma nova, certamente

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...