13 setembro 2016

Atenção Portugal! Vaga na champions em perigo

Arranca hoje a Liga dos Campeões, prova onde Portugal estará representado por três (Benfica, FC Porto e Sporting) dos quatro clubes (o Braga vai jogar a Liga Europa) que ainda sobrevivem nas Taças europeias, depois das eliminações de Arouca e Rio Ave nas pré-eliminatórias da Liga Europa. Caberá a estas quatro equipas somarem os pontos necessários para Portugal recuperar o seu lugar entre os seis países melhor classificados no ranking da UEFA. Algo de extrema importância, uma vez que o atual sétimo posto terá como consequência mais relevante a perda de uma terceira vaga na Liga dos Campeões, obrigando também o vice-campeão a entrar nas pré-eliminatórias. Além disso, o contingente total passará de seis para cinco equipas nas duas provas da UEFA.
Portugal, refira-se, está nesta altura a uma curta distância da Rússia (6.ª com mais 0,5 pontos) e da França (5.ª com mais 1,5 pontos), países que superaram os portugueses no arranque da época não tanto pelos pontos já conquistados mas mais pelos pontos da época de 2011/12 que foram deitados fora. Isto porque, nessa referida temporada, Portugal somara mais pontos que os rivais.
As contas das cinco épocas que vão de 2012/13 até à presente não terão reflexos na próxima, mas apenas em 2018/19, ano em que também se prevê a entrada de um novo modelo competitivo na Champions, que vai favorecer os quatro primeiros classificados com a entrada direta de quatro equipas na fase de grupos. Razão pela qual subir neste ranking pode ser ainda mais importante. Após cinco anos consecutivos no quinto lugar da classificação – embora sempre relativamente longe do quarto lugar, ocupado pela Itália –, Portugal parte com alguma desvantagem face aos seus rivais. Por um lado, a França tem ainda cinco equipas nas provas europeias, por outro a Rússia divide os pontos conquistados pelos seus quatro clubes por cinco. Portugal divide os pontos por... seis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...