21 setembro 2016

Ainda o golo de Pizzi. Regular ou irregular?

O auxiliar de Jorge Sousa não teve dúvidas, mas o lance deu azo a opiniões diferentes, até entre ex-colegas de ofício. No segundo golo da vitória do Benfica sobre o Braga (3-1), Pizzi está adiantado em relação ao penúltimo jogador dos arsenalistas, mas o facto de a bola lhe chegar aos pés após um toque de um adversário inviabiliza o fora de jogo. Ou não?
Bem ou mal feitas, justas ou injustas, as leis existem para alguma coisa. São elas que devem legitimar decisões arbitrais. E é na Lei 11 das Leis de Jogo, esta época atualizadas com 95 mudanças e disponíveis no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, que as dúvidas podem ser dissipadas.
Onde se esmiúça a regra do fora de jogo, pode ler-se que um jogador adiantado em relação ao penúltimo adversário deve ser penalizado na mesma se ganhar vantagem dessa posição quando “a bola tenha ressaltado ou tenha sido desviada de um poste, da barra ou de um adversário”, mas também no caso de a bola ter “sido deliberadamente defendida por qualquer adversário”. Pelo contrário, “não se considera que um jogador tira vantagem da posição de fora de jogo quando recebe a bola de um adversário que jogou a bola deliberadamente (exceto numa defesa deliberada)”.
Se for entendido que o jogador do Braga tentou cortar (defender) o lance, Pizzi está fora de jogo? A mesma Lei 11 esclarece que “uma defesa ocorre quando um jogador detém a bola que se dirige para a baliza ou está muito próxima da mesma”. E o que é estar “muito próxima”? A lei não tira essa dúvida.

11 comentários:

  1. Estão a ir a uma caça às bruxas. O conceito apenas é delineável pela apreciação das situações em concreto. ou seja, terá sempre algo de aleatório na sua definição, cabendo aos julgadores a sua determinação apenas e só perante o facto. A insistirem no tema, parecerão aquele senhor Rui Santos que, ontem, entre outras pérolas, deixou no ar a ideia de que se um jogador receber a bola de um pontapé para o ar de um defesa e a bola for para trás em vez de para o meio campo adversário o jogador da outra equipa que receber a bola estará em fora de jogo porque o pontapeador não a queria por ali "deliberadamente". Ridículo e risível! Quando não há contraditório....

    ResponderEliminar
  2. Mas o Rui santos percebe alguma coisa disto? É um junta letras foleiro. Nc teve atividade que se visse no desporto, a não ser falar o que quer e lhe apetece de quem realmente tem talento em alguma modalidade.
    O Pizzi está em fora de jogo posicional na altura do passe do mitro. O Defesa corta um lance deliberadamente e com ou sem intenção mete a bola na zona onde estava o Pizzi. N estava a defender um golo nem esta estava muito próxima da baliza. Se n me engano até estava fora da área qd tocou na bola. Enfim...o horta co tra o besiktas a tentar cortar um lance mete a bola nos pés do gajo. Queria fazer isso ? Não! Mas o jogador doa turcos n tem culpa da azelhice alheia.
    Falem o que quiserem mas o golo é é foi validado. O resto é conversa de quem tem mais que fazer...
    É como na análise do jogo sobre o.possivel penalti. Engraçado que n falaram da perna do baiano entrr das pernas do pizzi. Gostava de saber como é que o gajo pode não cair qd aquilo acontece. Que falta de honestidade intelectual.

    ResponderEliminar
  3. A intencao ve-se no gesto do jogador do braga,vejam o movimento do pe, ele quis passar a bola ao defesa e nao contava que o pizzi pude-se recupera-la.

    ResponderEliminar
  4. Vocês são uma anedota, só um lampião doente pode não ver fora-de-jogo nesta jogada. Andaram anos a chorar pela verdade desportiva e a vossa eé esta, erro a vosso favor não é, mas se não ganham um jogo duas faltas a meio campo, clara influência no resultado. Pobreza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, já estava a sentir falta da acefalia de um paulinho para alegrar a tarde. Continua a comentar mais, não pares, que é para um gajo se rir mais um bocado.

      Eliminar
  5. Calma...o jogador quis Isolar o Pizzi! Mas ainda se admiram?
    Claro que foi um passe! O Pélé fez o mesmo pelo Jonas! Ai essa memória!

    Jacinto Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tonel manda cumprimentos.

      Eliminar
    2. O Tonel? Era emprestado por algum clube? Pois...
      Já os Migueis Rosa e Deyverson...Makukulas e Jardeis

      Eliminar
  6. Só mesmo um anormal pode pensar que o jogador do Braga fez aquilo de forma intencional, deveria querer passar a bola ao Pizzi. É fora-de-jogo e é para variar um roubo mais a favor do Beneficia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro nabo do caralho, o que as regras dizem é que não é fora de jogo se o jogador adversário jogar a bola deliberadamente. Por jogar a bola entende-se tocar nela de forma intencional, e não ter a intenção de a passar para um adversário. Sei que para quem tem o QI igual ao da cadeira onde estou sentado vai ser muito dificil de compreender isto, mas tenho esperança que acabes por chegar lá.

      Eliminar
  7. Obviamente, regular. Por muito que doa ao autor deste blog e outros sportinguistas.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...