23 agosto 2016

Mudança de paradigma na Luz

Longe vão os tempos em que no futebol o que contava era apenas a técnica da força. Músculo, raça, querer, suor à décadas atrás contavam mais que o toque de bola, o passe bonito, o poder da decisão na hora certa, no timing exato. Dividia-se o jogo entre os artistas da bola, os predestinados, os astros da equipa e aqueles que faziam o trabalho sujo, que cortavam nas pernas em vez de cortar a bola, os que suavam, que deitavam o adversário ao chão. Os carregadores de pianos, como vulgarmente se designa na gíria.
Hoje em dia e muito devido ao surgimento da mentalidade blaugrana implementada por Guardiola, os tempos são outros. As equipas cada vez mais querem se divertir. Ter bola. Recriar-se. Todos devem ter qualidade técnica, devem decidir bem. Não há espaço para os mais fracos. Para os que só correm e que atrapalham o adversário.
Houve uma mudança clara de paradigma no futebol. Goste-se ou não há cada vez mais equipas de posse em detrimento das equipas inspiradas no kick and rush britânico. O futebol é cada vez mais de Messi, de Aimar, de David Silva, de Iniesta, de Bernardo Silva, dando um exemplo português.
Um dos clubes em que se tem registado essa mudança de paradigma é o Benfica. Jorge Jesus, considerado por muitos o melhor técnico a treinar em Portugal e até por outros o melhor técnico do nosso país, revela imensas competências no plano tático das suas equipas. As equipas de Jesus, desde o Belenenses até ao Sporting, defendem bem com poucos, atacam bem. São equipas que cumprem de forma exímia o modelo tático do seu técnico. Jorge Jesus potencia jogadores devido ao seu modelo bem construído catapultando os seus jogadores para vôos mais altos. A verdade é que nem só de pão vive o Homem. E Jesus, como qualquer ser Humano, tem os seus defeitos. No modelo do próprio exige jogadores fortes fisicamente. Até podem ser mais baixos mas Jesus gosta de jogadores fisicamente superiores. O seu modelo exige muito aos seus jogadores. Quem não se lembra de André Gomes, lançado pelo próprio mas que acabava por não jogar muito devido à sua falta de ritmo, quem não se lembra de Capdevilla, antigo campeão europeu que nunca chegou a calçar com o técnico, quem não se lembra de Nolito, preterido por jogadores com outra presença física. Quem não se lembra do menino Bernardo Silva, que Jesus adaptou a lateral esquerdo.
É ponto assente que Jesus tem preferências por jogadores fisicamente superiores. Salvo raras exceções tem dado mais oportunidades a estes jogadores.
Adiante e prosseguindo a ideia inicial deste parágrafo, há uma mudança de paradigma no Benfica. Olhemos desde já para a lateral esquerda que tem dado fortes dores de cabeça desde à alguns anos para cá. Tem aparecido no clube da luz um jovem mago formado nas escolas do Barcelona. Falo de Grimaldo, fisicamente muito fraco mas com um pé esquerdo fabuloso. Quem o vê jogar pensa que o jovem espanhol trata-se de um 10 tal é a forma como domina e trata a bola. Mais á frente, Cervi. Mais um que fisicamente deixa algo a desejar mas que continua a deliciar os adeptos encarnados com as suas arrancadas como aquela que protagonizou contra o Braga na Supertaça. Mais ao centro, novo caso e este ainda mais flagrante. No clube da luz tem surgido vários jogadores na posição 8. O último, André Horta. Na linha dos dois jogadores anteriormente referidos, trata a bola por tu. Cabeça levantada, bola colada ao pé, distribui, solta, fixa, vai buscar a bola, quebra linhas, faz tudo. Fisicamente, algo franzino. Estes 3 jogadores com o técnico que agora orienta o Sporting, não teriam obviamente lugar. Alguns seriam adaptados, outros dispensados. É de louvar esta aposta de Rui Vitória em jogadores que sabem tratar bem a bola em detrimento de jogadores prontos a serem robotizados e mecanizados. Cada um usa as suas armas mas o futebol está a precisar cada vez mais de génios, de predestinados prontos a libertarem-se em vez de atletas fisicamente invejáveis mais robotizados. Não é por isso que preferimos ver futebol em vez do Atletismo?

15 comentários:

  1. Bela opiniao... not!!!!
    Entao o Bernardo Silva seria adaptado para lateral... Que chatice já ter sido desmacarado o porque de nos treinos o JJ o ter colocado nessa posicao. É sabido, mais que sabido, que isso seria para o próprio aperfeicoar a sua performance defensiva. Mas isso nao interessa nada para aqui, nao é? O que é de louvar, é o que o RV faz ao futebol. Isso sim, é de louvar. A simplicidade com que o homem coloca jogadores, que tratam bem a bola, na visao do autor desta "opiniao", a fazer cruzamentos atras de cruzamentos. Isso sim, é futebol!!! Bem haja!!!
    Carrega nas malas malandro!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Portanto, Joao Mario, Matheus , Gelson Martins, e Carrillo, que jogaram a época passada no SCP de JJ sao portentos fisicos e fracos tecnicamente, enquanto Renato Sanches, Samaris , Mitroglou e tudo que venha do benfica de Rui Vitoria como Carrillo sao fortes tecnicamente mas perdem para os outros fisicamente, é isso?

    Agora percebo porque se vendeu gaitan e despachou o talisca, falta de tecnica e excesso de fisico para o novo paradigma.

    ResponderEliminar
  3. O Cervi e o Grimaldo foram escolhidos por Jesus. Acho que toda a gente que segue o futebol português sabe isso.

    ResponderEliminar
  4. Na opinião deste pseudojornalista o JJ só gosta de jogadores fortes fisicamente porque senão não jogam como o Salvio , Gaitan, Saviola, Aimar... Bela oportunidade para estar calado!

    ResponderEliminar
  5. Quem é o gajo que escreve esta estupidez? nem assina tal a parvoíce literária...

    ResponderEliminar
  6. Li o título e pensei: outra (mudança de paradigma)? E qual era o anterior?

    Depois comecei a ler, e assim que vi JJ lá no meio percebi logo que era cocó. E cocó lampiânico. Que texto mais estúpido, imbecil e ignorante! Tudo para renegar um legado e fazer passar a ideia de que agora é que é bom. Até acreditaria, não fosse toda a prosa saber a fel, por entre as borboletas e unicórnios que abundam no Oz lampiânico.

    Se calhar, é a mudança de paradigma que faz o Carrillo estar a aquecer o banco, depois de ter aquecido as fuças do Luisão... É que com JJ jogava, este exemplo de físico e de regularidade.

    Jogadores robotizados? Tipo Aimar, Di Maria, Gaitan, Jonas, Ramires, Garay, Matic, Enzo Perez etc e tal? Ah, já sei, funcionava APESAR do JJ...

    Talisca e Sálvio riram-se... O Tabarato ainda não fez outra coisa desde que chegou...

    ResponderEliminar
  7. José Costa dos Santos23 de agosto de 2016 às 17:33

    Bem depois de ler este texto tenho uma coisa a dizer: o senhor que escreveu ainda está ressabiado com a saída do Jorge Jesus para o Sporting. Pelos vistos, seguindo esse raciocínio sem nexo, jogadores como Gelson Martins, Matheus Pereira, João Mário, João Pereira (sei quem tem 30 anos não preciso que me digam) ou Alan Ruiz nem sequer calçariam no Sporting.
    Um conselho para o autor deste texto sem nexo: trate o seu ressabiamento em relação à saída de JJ para Alvalade, porque o JJ é livre de escolher o clube onde quer treinar.

    ResponderEliminar
  8. Existem textos que se fossem em branco poderiam ser candidatos ao nobel. Este autor de futebol, treino, metodologia, principos de jogo, nada entende. A única coisa que deve perceber e bem é das instruções que lhe dão do lado da 2a Circular! Triste haver situações destas...

    ResponderEliminar
  9. Sim porque o Benfica é um portento de futebol técnico e o Vitória é um iluminado.

    ResponderEliminar
  10. Infeliz.. Nao sei quem te disse para seguires jornalismo, mas quem o fez enganou-te muito bem.. Mas que texto mais ridiculo... Deves ter aprendido com o Pedro guerra so pode...

    ResponderEliminar
  11. Que MELÃO ficaram os ENCORNADOS principalmente o Boi Gomes da Silva.

    ResponderEliminar
  12. Bom artigo, gostei de ler. Parabéns!
    Quanto aos comentários cegos dos antis (que nem conseguem ver que o nome do autor está no título) demonstra aquilo de que os anti-benfiquistas sofrem: COMPLEXO DE INFERIORIDADE...

    ResponderEliminar
  13. Que opinião tão ridícula!

    E transmitida no pior momento possível, logo depois de um jogo em que o SLB empatou em casa frente uma equipa muito inferior, apresentando um futebol medonho, sem demonstrar arte, união, vigor, ou a capacidade física necessária para fazer face ao futebol moderno, e sofreu um golo de bola parada (com JJ passavam épocas inteiras sem sofrer golos de cantos ou livres) precisamente por ter defesas e médios baixinhos!

    O André Horta "quebra linhas" e "faz tudo"?! Dexa-me rir! Os próprios benfiquistas já concluíram que não tem nível para ser titular!

    O Cervi "delicia os adeptos com arrancadas"?! Tirando o golo da Supertaça não fez mais nada! O jogo com o Setúbal foi uma miséria (comprovado estatisticamente)!

    O Grimaldo tem jogado bem no ataque, mas ele é DEFESA-esquerdo, e tem defendido muito mal (tal como o Nelsinho, aliás)!

    Agora o JJ é "culpado" de não ter apostado num velhadas em fim de carreira como o Capdevilla (tinha então 33 anos e depois nunca mais foi titular em nenhum clube decente, nem sequer no Espanyol)?

    O Cancelo no último jogo voltou a jogar a extremo (como JJ tinha "profetizado") e até o Bernardo Silva ou o Nolito (as duas maiores "armas anti-JJ") têm tudo a provar em clubes/selecções do mais alto nível...

    Muito gosta a malta de atirar poeira para os próprios olhos (e dos outros)...

    ResponderEliminar
  14. Na opinião do ressabiado cronista que quer negar a verdade dos factos, o Gaitan, Salvio e tantos outros são jogadores enormes fisicamente e fraquinhos tecnicamente.

    Ó pá! Tanta estupidez junta, só pode vir da tola de um tal Gomes da Silva!

    ResponderEliminar
  15. O cronista veio aqui fazer o tirocínio e mostrar-se, para ver se consegue entrar na BOIfica TV...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...