16 agosto 2016

Liga dos Campeões ou Liga dos Ricos?

Na semana passada dei de caras com uma notícia que me deixou um pouco desconcertado: a UEFA quer criar um novo formato para a Liga dos Campeões de forma a proteger os grandes clubes (os chamados “tubarões europeus”), mesmo que façam uma péssima temporada, e melhorar o espetáculo dentro das quatro linhas. Mas na minha modesta opinião, penso que é uma ideia sem sentido, visto que os adeptos gostam mais quando um clube pequeno (Astana, Maribor, etc) elimina um grande europeu e com esse novo formato acaba esse espetáculo e os jogos passam a ser muito mais monótonos porque é só grandes equipas a jogarem entre si e os adeptos ficam logo “fartinhos” de verem “quinhentas vezes” um Bayern de Munique-Real Madrid, por exemplo. E depois mais valia mudarem o nome da prova de UEFA Champions League para “UEFA Rich League” visto que a maior parte dos clubes têm donos árabes, chineses ou russos. 
E este novo formato vai afetar e de que maneira o campeonato português pois só passam a haver duas vagas para a nova “Champions” (1º e 2º lugares) e o clube que acabar em terceiro fica a ver a “Champions” pela televisão. Ainda assim, Portugal ainda poderá meter duas equipas na prova, enquanto outros países (Ucrânia, Bélgica, Holanda, Turquia ou Suíça) irão meter, apenas, 1 clube na nova “Champions”. 
Com este novo formato a poder entrar em vigor a partir de 2018, a ideia de Platini de dar oportunidades aos clubes mais pequenos de jogar na maior prova europeia de clubes “cai por terra como um castelo de areia” e deixamos de ver clubes, como o Wolfsburgo na época passada, a surpreenderem tudo e todos e a caírem, apenas, aos pés do Real Madrid ou de outra grande equipa. 
A ideia de alterar o atual formato da UEFA Champions League é mais uma prova que o futebol, como o conhecíamos, está a deixar de ser um desporto para todos, para passar a ser um desporto para ricos e serão os clubes mais pequenos (sejam de que campeonato forem) a sofrerem as consequências financeiras (menos presenças, menos dinheiro) e desportivas (os jogadores deixam de se valorizar com mais frequência). 
Concluindo, só espero que não venham “mexer” no formato da Liga Europa porque ainda é a prova europeia onde poderemos, depois, ver alguns clubes ganharem a prova com alguma surpresa como deixará de acontecer com a “Champions”. 
A partir de 2018 poderão deixar de existir os “Nottinghams Forests” e os “Estrelas Vermelhas” a ganharem a Liga dos Campeões.    

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...