29 agosto 2016

Duelo de titãs

Inglaterra este ano acolhe a nata dos melhores treinadores do Mundo. Na liga inglesa desta temporada reúnem-se alguns dos melhores treinadores do desporto rei, na atualidade. Longe vão os tempos em que a liga inglesa era apenas conhecida e reconhecida pelo espírito de luta dos jogadores, pelo sentimento coletivo em que cada gota suor e cada lágrima valiam 3 pontos e um grupo de aplausos. A liga inglesa já não é só o famoso kick and rush. Já não é só a melhor liga devido aos adeptos, às equipas históricas, aos jogadores fantásticos. Este ano a liga inglesa é a melhor porque para além de agrupar todos estes fatores outrora sobejamente reconhecidos juntaram-se esta temporada os melhores treinadores do Mundo.
Ora vejamos: Guardiola, Mourinho, Conte, Klopp, Pochettino, Wenger,Ranieri, Koeman, Bilic, Mazzari. Não faltam nomes de grande destaque. Estilos diferentes, formas distintas de estar no futebol, uns mais mediáticos outros mais contidos, uns mais ofensivos outros mais defensivos e expectantes. Apesar disso salta à vista um duelo entre dois destes nomes. Neste caso, um duelo que ocorre numa só cidade, Manchester.

Comecemos com Guardiola. O técnico espanhol vem de uma passagem bem positiva pela Baviera. Apesar de não ter conquistado a prova maior do desporto rei, liga dos campeões, o técnico conseguiu conferir à sua equipa uma identidade muito vincada, levando a que nos terrenos germânicos se pudesse apreciar um dos espetáculos mais aprazíveis de se assistir. Guardiola conseguiu ganhar campeonatos sem nunca ter suado, acabando por ser campeão jornadas antes do fecho do campeonato. Segue-se novo projeto desta vez nos Citizens. O Manchester City que nas últimas temporadas não tem tido grande sucesso apostou forte no ataque à premier league deste ano e foi logo trazer um dos nomes mais conceituados do futebol europeu. Nestes primeiros jogos tem-se assistido ainda a um Manchester City com algumas dificuldades. Aos jogadores dos citizens falta pausa. Outrora a aposta na jogada individual era comum. A jogada individual surgia como opção a quando o coletivo não se conseguia sobrepor. Guardiola quer retirar esse antigo hábito aos seus jogadores, algo que até aqui tem se revelado difícil. Apesar disso as previsões apontam que já a meio da temporada seja possível ver mais uma equipa a jogar o tiki taka de Guardiola.

Do outro lado de Manchester surge José Mourinho. O português, que após uma temporada no Chelsea que ficou claramente aquém das expetativas, assume o comando dos Red Devils. Os homens de manchester tem sentido muito a saída do mítico Fergunson e desde a sua saída não mais voltaram a erguer para os céus um título de campeão. A aposta recaiu num homem perante em ganhar títulos seja em que parte do mundo for. O Manchester United, reúne esta temporada um plantel magnífico construído a pensar em ganhar todos os títulos em que o clube participar. Também Mourinho tem sentido dificuldades na orientação da sua equipa. A equipa vermelha de Manchester tem-se sentido algo incapaz de assumir o jogo sempre que o jogo pede isso. Taticamente a equipa já parece bem orientada. O controlo daquilo que faz o adversário e jogar em função disso parece ser a ideia de Mourinho pelo menos nestes primeiros tempos. Certo é que se espera que daqui a algum tempo já possamos ver por parte dos red devils futebol de maior qualidade tal é a qualidade dos seus intervenientes.

Colocamos assim, lado a lado, dois dos maiores génios do futebol atual. De um lado o mestre do tiki taka, do futebol apoiado, construído desde trás, o futebol da posse com Guardiola. Do outro lado, o futebol do cinismo. O futebol mais rápido, de transições, letal, capaz de destruir equipas em poucos segundos.
Vejamos quem vai ganhar este duelo. Apesar disso, é importante referir que até se pode dar o caso de nenhum destes homens ganhar o título tal é a qualidade dos técnicos na premier league. A corrida ao título já começou. Vamos ver agora quem consegue chegar ao fim a salvo e com o título na bagagem.

3 comentários:

  1. Sempre será a melhor Liga do mundo

    Bom artigo

    ResponderEliminar
  2. Um perdeu-se a vir da Croácia

    O outro fugiu com o dinheiro

    Agora têm um pintainho amarelo

    ResponderEliminar
  3. Só falta o CROMO do Jorge Jesus....
    Hihihihihi

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...