17 agosto 2016

Dois técnicos de Champions na Champion..ship

Zidane, Luís Henrique, Ancelotti, Jupp Heynckes, Guardiola, Mourinho, Ferguson, Benítez e Di Matteo. Após esta enumeração de grandes técnicos do futebol mundial surge uma pergunta. O que estes técnicos tem em comum?
Todos eles ganharam, no desporto rei, a principal prova desportiva a nível de clubes. Recentemente, Zidane num ano de estreia magnífico com os Blancos, anteriormente Luís Henrique nos Culés do Barcelona onde conseguiu ganhar todos os troféus numa só época, Ancelloti a conquistar a décima com o Real Madrid, Jupp Heynckes no Bayern, numa época onde também conquistou todos os troféus, Guardiola no Barcelona, Mourinho no Porto e no Inter, o mítico Ferguson no seu United e os dois patinhos feios na lista: Benítez e Di Matteo.
Para além de terem conquistado a Champions League estes dois técnicos tem muito mais em comum. Técnicos com uma má imprensa, mal amados, com experiências falhadas recentemente, acusados de optarem por um futebol demasiado defensivo e pragmático. Para além disso estes dois técnicos tem em comum o facto de, na próxima temporada disputarem entre si a Championship, prova secundária do futebol inglês, algo seguramente inédito no futebol mundial.

Rafa Benítez, campeão no Valência por duas vezes, com duas Taças Uefas, uma no Valência e a outra no Chelsea frente ao Benfica,com uma  mítica Liga dos Campeões conquistada ao serviço do Liverpool frente ao Ac. Milan e depois de uma temporada decepcionante ao serviço do Real Madrid, vai assumir os comandos de mais um mítico clube inglês que na temporada passada acabou por descer de divisão. O Newcastle, clube inglês que conta no seu palmarés com 4 Ligas ingles, 6 FA Cup, foi uma das desilusões da temporada passada acabando mesmo por descer já com Rafa Benítez assumindo as rédeas da equipa. O Newcastle conta com grandes nomes nas suas fileiras, ora vejamos: Tim Krull, Janmaat, Mbemba, Sissoko, Shelvey, Anita, Tioté, Colback, Anita, Mitrovic, Ayoze Pérez. Um conjunto de grandes jogadores que não conseguiu evitar que a equipa descesse para a divisão secundária do futebol inglês. Sendo que a estes jogadores os dirigentes dos Magpies ainda acrescentaram: Jesus Gámez, Matt Richie, Dwight Gayle, Grant Hanley, Mats Selz, Hayden. Um conjunto que promete animar as hostes do Championship e ao qual ainda podem acrescer alguns nomes após a transferência milionária de Wijnaldum para o Liverpool.

Do outro lado, Roberto di Matteo, também ele de má memória para os adeptos benfiquistas, conta com uma Champions no palmarés ao serviço do Chelsea, aliás a primeira e única vez que o clube conquistou o tão desejado trófeu por Abramovich. Roberto di Matteo para além da Champions conta no palmarés com uma FA cup conquistada ao serviço do Chelsea tendo assim um currículo bem menos rico e extenso do que Rafa Benítez. Na última temporada não treinou nenhum clube e antes tinha treinado o Schalke 04 da Alemanha em mais uma temporada que deixou algo a desejar. Nesta nova temporada também ele assume um projeto de um clube que desceu de divisão na temporada passada.

O Aston Villa, outro mítico clube do futebol inglês com 1 Liga dos Campeões, 1 supertaça europeia, 7 Ligas Inglesas, 7 FA Cup,  5 Footbal League Cup e 1 Community Shield, realizou uma temporada passada muito fraca. Depois de longos anos consecutivos a disputar a Premier League o clube desceu de divisão sendo que a instabilidade de técnicos a passar pelo clube foram uma das principais causas para esta descida, visto que o Aston Villa conta com jogadores como: Guzan, Amavi, Cissokho, Micah Richards, Sanchéz, Veretout, Bacunã e uma frente de ataque explosiva com elementos como Adama Traoré, Agbonlahor e Ayew.
Nova época e o clube mantém muitos dos seus melhores jogadores, sendo claramente uma das mais fortes candidatas à subida.

Interessante ver o rumo e o percurso que as carreiras destes dois técnicos seguiu. Alguns anos após conquistarem a mais importante prova de clubes do Mundo, disputam entre si a Championship, prova secundária inglesa. Ambos com pouca imprensa e com poucos adeptos do seu lado. Resta agora saber se ambos os técnicos ainda vão a tempo de relançar não só as suas carreiras comos os clubes que os escolheram para liderar os seus jogadores de volta à Premier League. Quem sabe no final da época não estejamos a falar do regresso tanto dos Magpies como dos Villains à Premier League.

3 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...