10 agosto 2016

A nova champions. Portugal teria direito a 2 lugares fixos. Início poderá ser em 2018/19

A UEFA tem estado em reuniões no sentido de desenhar um novo formato para a Liga dos Campeões, previsto para ter início na época de 2018/19, ou seja, daqui a duas temporadas. 
A entidade que governa o futebol europeu pretende continuar a ter uma fase de grupos com 32 equipas, tal como agora, mas reduzir o número de lugares em aberto. Atualmente, Espanha, Alemanha e Inglaterra têm garantida a presença de três equipas na fase de grupos, mas a UEFA quer aumentar esse número para quatro, quantidade que também estaria reservada à Itália. A partir das atuais posições do ranking europeu, Portugal, França e Rússia teriam direito a dois lugares fixos, enquanto as seleções seguintes do ranking (Ucrânia, Bélgica, Turquia, Suiça e Holanda) contariam com um lugar cada.
No total, estariam assim definidos 26 lugares fixos, ficando as outras seis vagas por preencher mediante a disputa de um play-off, a realizar entre 40 ou 50 clubes, tal como agora se realizam as atuais pré-eliminatórias e play-off.
As reuniões estão longe de estar concluídas, pelo que ainda há vários cenários em aberto, nomeadamente quanto aos números acima citados ou mesmo aos critérios para definir os lugares fixos. Possibilidade que está em cima da mesa é a de garantir a presença dos maiores clubes europeus, seja através de mérito desportivo, contexto histórico ou classificação no ranking de clubes da UEFA.
Para já, tudo está ainda dependente da eleição do próximo presidente da organização, em ato a realizar no próximo dia 14 de setembro. Para o lugar de Michel Platini concorrem Ángel Villar (Espanha), Michael van Praag (Holanda) e Aleksander Seferin (Eslovénia), já perfeitamente conscientes de que este é um dossiê a tratar com a máxima urgência. A UEFA pretende concluir as reuniões sobre este assunto até ao fim do ano, uma vez que a partir daí quer começar a negociar com potenciais interessados os direitos de transmissão televisiva e os contratos de patrocínio.
O novo formato deverá ser válido para o triénio composto pelas épocas de 2018/19, 2019/20 e 2020/21, estando em cima da mesa a hipótese de depois disso ser realizada uma superliga europeia, a disputar ao estilo de um campeonato nacional, todos contra todos.

3 comentários:

  1. Também podem fazer uma liga dos campeões só com real madrid e man utd. Assim a 20 voltas e com uma final. Que tal?

    E já agora podem regulamentar que só têm acesso os clubes com donos russos, chineses ou das arábias. Ups!, eu disse clubes? Esqueçam, isso já foi há muito. Agora são empresas... Ou entrepostos? A julgar pela comunicação social desportiva são autênticos talhos.

    Enfim, o futebol vai morrendo devagar. Cada vez menos um desporto, cada vez mais um negócio. É triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais.
      Se os clubes ricos já monopolizam isto, e o fair play financeiro pouco ou nada resolve, qd este sistema entrar em vigor, nunca mais, um clube fora dos 4 grandes potências, ganhará uma LC. Nem em sonhos.
      A maior idiotice é colocar 50 equipas a disputar 6 lugares. Já há poucos jogos...enfim.

      Eliminar
  2. Concordo totalmente com os comentários anteriores

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...