16 julho 2016

“Rui Patrício tem coisas que fazem lembrar Buffon, mas o italiano é melhor”


Rui Patrício foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes do Euro 2016. Uma distinção que premeia a exibição na final com a França, mas também a grande regularidade com que se exibiu ao longo do torneio.
Dino Zoff, mítico guarda-redes que ao serviço da seleção italiana se sagrou campeão da Europa (1968) e do Mundo (1982), revelou ao jornal DN que ficou “impressionado” com a qualidade do dono da baliza de Portugal. 
“Eu não o conhecia muito bem, mas neste Europeu foi um guarda-redes fantástico, esteve sempre bem, sobretudo na final, onde fez duas ou três defesas de alto nível”, referiu, considerando que se trata de um jogador que “tem qualidade para jogar em qualquer clube europeu de topo” – “não existem muitos guarda-redes com as suas capacidades”.
Dino Zoff destaca o “grande trabalho em todos os jogos” em que Rui Patrício participou no Euro, que considera ter sido “muito importante” para o título conquistado por Portugal no Stade de France. E é nesse sentido que assume ter sido “muito justo” o facto de ter sido distinguido como melhor guarda-redes do Euro 2016, tendo por isso feito parte do onze ideal do torneio. Zoff destaca a tranquilidade O atributo de Rui Patrício que é mais destacado por Dino Zoff é o facto de ser “um guarda-redes muito tranquilo”, o que, em sua opinião, lhe permite “fazer quase tudo bem”. O antigo dono das balizas da Udinese, Mantova, Nápoles e Juventus, que foi campeão do Mundo com 40 anos, diz mesmo que o número 1 do Sporting e de Portugal é “muito bom entre os postes, mas também nas saídas” da baliza.
A experiência de Zoff leva-o a assumir que, aos 28 anos, “Rui Patrício está na melhor idade para os guarda-redes”, pois é uma altura em que para esse posto específico estes atletas atingem “o ponto mais alto em termos físicos, de personalidade e de estabilidade emocional”. “No fundo, é um guarda-redes maduro. Considero que estes são os melhores anos”, refere o italiano, com alguma saudade e nostalgia dos tempos em que era um dos grandes guardiões mundiais, que o levou a entrar para a galeria dos melhores de sempre na história do futebol.
O diário lançou ainda um desafio a Dino Zoff. Afinal, o estilo de Rui Patrício faz-lhe lembrar algum outro guarda-redes? A resposta demorou um pouco, mas depressa revelou aquilo que lhe passou pelo pensamento. “Olhe, por ser um guarda-redes tão tranquilo, acho que tem coisas que fazem lembrar o Gianluigi Buffon”, atirou, para depressa ressalvar com um sorriso bem sonoro: “Mas o Buffon é melhor!” No entanto, sempre foi dizendo que o guarda-redes português “tem tempo para chegar ao nível” do atual dono da baliza da seleção italiana e da Juventus, que aos 38 anos tem uma experiência acumulada de muitos anos a jogar ao mais alto nível internacional, já com muitos títulos coletivos e individuais conquistados.
Ainda assim, Dino Zoff deixou a certeza de que “só depende dele [Patrício] para chegar ao nível de Buffon”. Para já, reforça, “começou a destacar-se a nível internacional”, pelo que agora “é só seguir esse caminho” para continuar a evoluir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...