01 julho 2016

FC Porto e o fair-play financeiro da UEFA. Pode haver repreensão

A época 2015/2016 fechou ontem (dia 30 junho) a nível contabilístico. Depois de dias a escrever-se que o FC Porto teria obrigatoriamente de vender jogadores para cumprir o tão temido fair-play financeiro da UEFA, a verdade é que o FC Porto fechou a época e apenas vendeu Maicon o que não dará para deixar as contas no positivo. 
Segundo as regras da UEFA - um clube não pode ter, no exercício de três temporadas, um prejuízo superior a 30 milhões de euros -, esta temporada o FC Porto não poderia ter perdas superiores a 8,6 milhões. Ainda que possam haver outras verbas a ser recebidas pelo clube, nomeadamente direitos televisivos ou patrocínios, o FC Porto não deverá ter atingido o limite.
Lembramos que no final de maio a SAD do FC Porto tinha um prejuízo de 37, 9 milhões.
UEFA pode castigar os dragões? É possível que o FC Porto, uma vez que será a primeira vez que tal acontece, tenha consequências que não devam ir além de uma repreensão.
Recentemente, o Sporting foi alvo de duas sanções, ainda que estas tenham sido suspensas. O leões viram o seu número de inscrições reduzido e ainda os seus prémios monetários suspensos. O SAD leonina regularizou as contas e as medidas nunca foram aplicadas.

1 comentário:

  1. O Porto vai apresentar um resultado negativo de 50M ou mais. Superior há dois anos quando teve 41M negativos. Gestão fantástica feito por gestores como já não há!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...