10 julho 2016

As mensagens de Bruno de Carvalho e Pinto da Costa para a seleção

Bruno de Carvalho: Voltar às conquistas lusitanas

Hoje é dia de Portugal. Hoje é dia da seleção nacional. Hoje é aquele dia que todos nós aguardamos e merecemos há muito: ver a equipa das quinas ganhar um grande título internacional nos seniores, após as conquistas europeias e mundiais na formação.

Temos feito uma caminhada pragmática e inteligente. Temos jogado como equipa, mostrando qualidade, vontade e espírito de sacrifício. É um orgulho ver a entreajuda e a solidariedade entre todos os jogadores - em campo e no banco - e é essa a massa que, aliada ao talento, constrói os verdadeiros campeões.

Ao mesmo tempo, é também para mim um orgulho ver que a nossa seleção conta com quatro jogadores do Sporting CP e dez atletas formados nas escolas do clube. Segundo um estudo divulgado este ano pela FPF, que analisou as convocatórias portuguesas, dos sub-15 ao conjunto principal, nos últimos dez anos (julho de 2005 a dezembro de 2015), somos a equipa que mais elementos forneceu em todos os escalões, o que mostra bem o papel de relevo que o Sporting CP teve, tem e continuará a ter a nível nacional. Queremos formar os melhores jogadores e os melhores homens.

Mas hoje somos todos Portugal e nestas alturas não importa rivalidades. O objetivo é comum: queremos todos elevar ao expoente máximo a grande Alma Lusitana! Queremos que todos (atletas, equipa técnica, staff, dirigentes, clubes e os milhões de portugueses espalhados pelo Mundo) conquistem a glória que o esforço, a dedicação e a devoção que demonstram, merecem que tenham. E queremos que a nossa história lusitana, recheada de grande espírito de aventura, de grande bravura e de enormes conquistas que nos chegaram a tornar a maior potência mundial, conheça hoje mais um capítulo de glória. Nada nunca nos foi dado, tudo foi conquistado, e desde 1143 que o Mundo conhece a força e os feitos das gentes de Portugal.

Hoje é dia de honrar os nossos antepassados e de escrever mais um capítulo de orgulho na nossa história.

Força, seleção! Força, Portugal!

Pinto da Costa: Unidos somos fortes

Em primeiro lugar, quero registar a extraordinária participação de Portugal neste Europeu. A seleção não foi brilhante, mas foi pragmática. Devo, sobretudo, destacar a vitória, porque a nossa participação já deve ser considerada uma grande vitória. É o êxito da união, que se sentiu em todo o grupo de trabalho, do presidente aos jogadores, passando pelo treinador e equipa técnica. Todos fizeram um trabalho sério e acreditaram sempre naquela velha máxima "unidos venceremos".

E, depois, devemos sublinhar a grande vitória de Fernando Santos, que colocou Cristiano Ronaldo, com todo o seu potencial, a pensar mais na equipa do que nele próprio. Esse foi o grande segredo do sucesso. Por isso, também Ronaldo brilhou nos momentos necessários.

Espero que Portugal vença e acredito que, com o nosso querer e espírito de equipa, podemos conseguir mais um grande triunfo para o nosso país, que tem no futebol uma importante bandeira de afirmação internacional.

Somos um pequeno país, no extremo ocidental da Europa, temos muitos problemas para resolver, mas este desempenho da seleção demonstra que unidos somos fortes, muito fortes, e agora só falta ganhar o jogo desta noite para conquistarmos o título, o que será o quinto troféu internacional que o futebol português consegue este século (os outros quatro foram orgulhosamente vencidos pelo F. C. Porto). Como diz Cristiano Ronaldo, sonhar é grátis e hoje temos de sonhar até ao início do jogo e desejar que no final possamos dar largas à alegria. Boa sorte rapazes, confiamos em todos vós.

Seria mais uma vitória para o futebol português, um prémio mais do justo para os nossos emigrantes, que tão importantes têm sido com o seu constante apoio às nossas cores. Esta é, ainda, uma boa ocasião para os políticos compreenderem que, afinal, o futebol é muito importante para a afirmação de um país e não pode ser visto, como tem sido pelos diversos governos, apenas como um bom cliente, que paga milhões em impostos e dá emprego a muitas dezenas de funcionários do Fisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...