16 junho 2016

Sporting defende ter 22 títulos e não os atuais 18. Leões dizem que vão atacar o...23º. FC Porto passará a ter 30 e o Belenenses 4; Benfica mantém os 35, defende o Sporting

O jornal do Sporting anuncia, esta semana, que os leões querem conquistar o 23º título na próxima época. No entanto os leões somam 'apenas' 18 títulos no seu historial, por isso em caso de vitória o Sporting somaria o 19º título. No entanto os responsáveis leoninos passam a fazer uma nova leitura sobre os títulos. O Sporting assume publicamente que passa a somar aos Campeonatos Nacionais (18) os quatro títulos que conquistou no Campeonato de Portugal (primeira competição oficial de clubes conhecida em Portugal).
Em 1922 foi organizado o Campeonato de Portugal. Era a prova que elegia o Campeão de Portugal. Para participarem nela as equipas tinham que disputar os campeonatos regionais. Depois, era um sistema de eliminatórias até se encontrarem os dois finalistas. 

Campeonatos de Portugal: 
1921/22  FC Porto            
1922/23  Sporting CP          
1923/24  SC Olhanense      
1924/25  FC Porto             
1925/26  CS Marítimo         
1926/27  CF "Os Belenenses"  
1927/28  Carcavelinhos FC    
1928/29  CF "Os Belenenses"   
1929/30  SL Benfica           
1930/31  SL Benfica          
1931/32  FC Porto            
1932/33  CF "Os Belenenses"   
1933/34  Sporting CP         
1934/35  SL Benfica     
1935/36  Sporting CP        
1936/37  FC Porto             
1937/38  Sporting CP          

Só que na época de 1934\1935 decidiu-se fazer um campeonato experimental. Campeonato esse que durou até 1937\1938. No entanto, o campeonato de Portugal continuou durante esse período.
No sentido de aumentar a competitividade do futebol português, a FPF encarregou Plácido de Souza, Ribeiro dos Reis, Cândido de Oliveira e Virgílio da Fonseca de elaborarem o projecto de uma nova competição em poule. No entanto, devido à situação económica do país, a FPF tinha dúvidas sobre a viabilidade económica da prova, devido às deslocações a que os participantes estariam sujeitos, bem como sobre a acolhimento que teria junto do público. Nesse sentido ficou estabelecido:

"promover a título experimental o Campeonatos das Ligas, 1.ª e 2.ª Divisões, sem prejuízo dos Campeonatos Distritais, nem do Campeonato de Portugal" —Acta FPF 

Campeonato experimental:
1934/35  FC Porto   
1935/36  SL Benfica
1936/37  SL Benfica
1937/38  SL Benfica

O Sporting defende que não poderiam existir dois campeões nessa altura. A prova que elegia o Campeão de Portugal na devida época devia ser sempre o da prova que já existia. Tendo em conta, também, que a outra prova era de carácter experimental. Nesse período, experimental, de quatro anos, o Benfica ganhou 3 campeonatos, e o FC Porto 1. Os mesmos, defende o Sporting, deviam ter sido encarados como títulos mas nunca poderiam ser-lhes atribuído o título de Campeão Nacional, visto ser uma prova experimental. 
Por esse motivo o Sporting defende que o Benfica continua com os mesmos 35 títulos (os 3 ganhos no campeonato experimental são retirados e são somados os 3 conquistados no Campeonato de Portugal). Já ao FC Porto são somados mais três títulos (aos 4 do Campeonato de Portugal, é retirado um do campeonato experimental).
Os leões defendem assim ter 22 títulos (somados aos 18 os 4 conquistados no Campeonato de Portugal).
Por fim o Belenenses soma 4 títulos (3 deles no Campeonato de Portugal).

Imagem da Sporting TV com um erro na diferença dos títulos do Sporting. A diferença é de 4 e não de 3

De referir que segundo os dados que o Sporting defende, o Carcavelinhos, Marítimo e o Olhanense todos somam um Campeonato de Portugal, ou seja um título nacional.

Porque tudo mudou? O jornal “Os Sports” defendeu que o vencedor da Liga é que deveria ser considerado campeão nacional. Mais tarde tal viria a acontecer por parte da FPF.
Num congresso realizado em Agosto de 1938 dá-se uma remodelação dos regulamentos das provas da FPF, em que ficou estabelecido:

"acabar com os Campeonatos das Ligas e substituir o Campeonato de Portugal das jornadas em sucessiva eliminações, por um campeonato de maior rigor e regularidade, pelo sistema de "poule" em duas voltas" —Acta FPF

Assim, quando terminou o Campeonato de Portugal, o Benfica ficou com 3 campeonatos, e o FC Porto com 1, ficando esquecida toda a história que ficou para trás. Agora o Sporting quer recuperá-la e isso irá gastar muita tinta nos próximos tempos.

45 comentários:

  1. Finalmente o Sporting acordou

    ResponderEliminar
  2. Grande Bruninho!! A sacar 4 titulos p o Alcochetense numa só pré-época! O maior!!!

    ResponderEliminar
  3. É da mais elementar justiça! Rumo ao 23o título! Força Grande Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande carneiro, já vais no 230 ! sim, 230! título...

      Justiça era estarem na 2 divisão por coação de um dirigente a árbitros...

      Eliminar
  4. É da mais elementar justiça! Rumo ao 23o título! Força Grande Sporting

    ResponderEliminar
  5. Tudo isso não altera o fundamental. Longe vão os tempos áureos de um clube apoiado por uma elite burguesa e presidido por dirigentes da sinistra legião portuguesa, como Góis Mota e Francisco Cazal-Ribeiro que coincidiu com os 5 violinos e uma pistola à cinta do presidente. Depois do 25 de abril os títulos conquistados cabem nos dedos de uma só mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo, nao sabes o q dizes, pois nao? vai la ver qd terminaram os violinos, quem andou a vencer no tempo da ditadura.....ganhava slb 3 titulos e SCP 1 titulo..e andaram nisto durante umas 4 decadas..e ainda achas q era o SCP q detinha o poder..depois do 25abril, o norte tomou conta do sistema..e passados 4 decadas, la vai o slb a tomar conta de novo!!!!

      Eliminar
    2. O sistema do Benfica tinha nome - Era o sistema de jogo onde se incluiam jogadores como Eusebio, Coluna, José Águas, José Augusto, António Simões, entre outros. Rapaziada q chegou apenas a 5 finais europeias. Q vejas sistemas em tudo o problema é teu.

      Eliminar
    3. O glorioso SLB não deve nada ao regime fascista. O seu primeiro hino. .."Avante Benfica!", da autoria do seu presidente Felix Bermudes, foi proibido pelo regime fascista que pressionou também para que o SLB deixasse de equipar de vermelho, situação que o Oriental acatou. O Estádio da Luz foi inaugurado num 5 de outubro, não a 28 de maio como os estádios de outros clubes. No Benfica havia eleições democráticas, coisa que não havia em mais lado nenhumno país, sendo as assembleias gerais vigiadas por agentes da PIDE e da Legião Portuguesa que foi dirigida por esses 2 antigos presidentes do Sporting.
      O regime fascista indicou o Sporting para a 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus, sendo o SLB o campeão em título...O regime fascista tentou agarrar-se ao futebol; o resto são tretas.Querem mais uma lição de história?

      Eliminar
    4. Parece que há alguém que pensa que a ditadura se iniciou depois dos 5 violinos. A ditadura iniciou-se em 1926 e o Góis Mota era presidente do Sporting e da Legião Portuguesa e andava de pistola à cinta e entrava nos balneários dos árbitros. O O Casal Ribeiro também acumulou os 2 cargos. Os lagartinhos deveriam começar por aprender a história do seu clube, em vez de virem falar de fascismo. Até o Dias Ferreira já admitiu que o Sporting teve ligações ao antigo regime...Falem do que sabem!

      Eliminar
  6. O Sporting só exige que contem todos os campeonatos oficiais não os experimentais realizados em paralelo.
    E longe vão os tempos dum clube que era o clube do regime salazarista, salazar a quem o eusebio chamava padrinho, que ganhava com muita batota e arbitros comprados... mas esperem, esses tempos voltaram, a batota voltou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é lindo ver um smerdinguista a falar do salazarismo. A ignorância é fodida. Conta lá os títulos que ganhaste durante o regime e os que ganhaste após, e talvez chegue a alguma conclusão em precisarem e aprofundar muito o assunto.

      Eliminar
    2. Longe vão os tempos onde o Benfica foi expropriado pelo regime de Salazar do seu proprio estádio... Continua a acreditar q o clube do regime era outro...

      Eliminar
  7. Mas que vigaristas... o campeonato de portugal (disputado em eliminatórias) que terminou em 1937/38 foi substituído pela Taça de Portugal (disputado em eliminatórias) em 1938/39...o campeonato da liga (disputado no sistema de todos contra todos) que terminou em 1937/38 foi substituído pelo Campeonato Nacional (disputado no sistema de todos contra todos) em 1938/39... tão simples de perceber, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles adoram viver num mundo à parte. Em meia dúzia de dias festejam um campeonato mesmo tendo ficado em segundo, rejeitam uma proposta de 80 milhões que nunca receberam e almejam alcançar o 23° título quando apenas têm 18.
      "Bem vindos ao mundo encantado doa brinquedos, onde há reis, princesas, dragões..." Boa sorte na tentativa e encontrarem a Leopoldina.

      Eliminar
    2. O Campeonato de Portugal era disputado a nível regional e a fase de eliminatórias só se jogava no fim entre os vencedores das diferentes associações regionais.

      À época era a única competição nacional e (como o próprio nome indica) era a competição que consagrava o campeão nacional.

      O vencedor do Campeonato de Portugal era considerado por todos, incluindo pela FPF, como o campeão nacional.

      O Campeonato de Portugal deixou de existir no ano em que nasceu a taça de portugal e o campeonato da 1ª divisão e não deu lugar a nenhuma das duas competições porque nada tem a ver com elas.

      Eliminar
    3. Anonimo das 15.12 e ja reparaste o q io teu clube fez?? 35 titulos? de repente, ficaram com mais 3???? pq?? ah, ja sei, ha poujco tmepo, alguem da federaçao ( ligado ao slb ) lembrou se de juntar os 3 titulos da liga experimental a estes do campeonato nacional...é q na altura em q terminou a Liga Experimental, ninguem neste país se lembrou de juntar esses titulos pq o campeonato nacional começou e a partir daí é q deviam contar os titulos...faço me entender??

      Eliminar
    4. ó burro das 16:16, há pouco tempo???? não é porque o record ter tentado falsear a historia que ela desaparece...

      Eliminar
    5. A Federação esclareceu no seu relatório e contas de 1938/39, época em que o campeonato da I Liga passou a denominar-se I Divisão, a Federação Portuguesa de Futebol escreve, nas páginas 6 e 7: «Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal. O campeonato da 1ª Liga passou a ser Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e o Campeonato da 2ª Liga obteve a designação de Campeonato Nacional 2ª Divisão.»

      e a carneirada ainda diz que foi recente...

      Eliminar
    6. A FPF e a UEFA são as entidades que podem homologar os campeonatos e não um clube qualquer comandado por um psicopata e ex-drogado. E já o fizeram e está feito há muito tempo.
      Tentar reescrever a história hoje, no ano de 2016, quase 100 anos depois dos factos ocorridos, selados e terminados não há qualquer possibilidade!
      Não somos doentes mentais!

      Eliminar
    7. Ó ignorante burrinho!

      A tal dita LIGA disputada entre 1934 e 1938, foi por 8 clubes com inscrição livre e era uma prova experimental que nunca deu qualquer título! O titulo era dado pelo Campeonato de Portugal até ao final da época de 1937/38.

      O MERDAIL é que oficializou essa prova na secretaria às escondidas e daí começou a modificar tudo o estava escrito há cerca de 70 anos, como um vulgar falsificador e tu, como outros e sem vergonha na cara apoiam.

      E depois para o outro estúpido que diz que só falta que os de Alvalade modifiquem a data da sua fundação, que se lembre que a sigla SLB só apareceu a partir de 13 de Setembro de 1908, o que prova que o seu clube não foi fundado em 1904. Para confirmar o que digo, basta ir consultar os jogos da época, entre 1904 e 1908, e verificará que era um outro clube que disputava os jogos e era designado pelo nome de Sport Lisboa, que depois da fusão em 13/9/1908 com o Sport Club Benfica fundado em 1906, fez nascer um outro clube designado Sport Lisboa e Benfica.

      Tu também tens a data de nascimento do teu pai ou da tua mãe?

      O Sporting foi fundado em Maio de 1906 e algumas semanas depois foi escolhida a data de 1 de Julho do mesmo ano. Como se vê, andou para a frente, não se andou para trás como foi feito no SLB 4 anos e no FCP 13 anos, pois até meados da dé cada de 80 do século passado na correspondência daquele clube era mencionado "Fundado em 1905".

      Antes de vires para aqui vomitar asneiras devias informar-te primeiro.

      Eliminar
  8. Estamos a ficar parecidos com o éssióbê.

    Já só falta alterar a data da fundação do clube para ganhar mais uns aninhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tá como o fundador do clube dele... febril à pala da gonorreia...

      Eliminar
    2. ó burro, a carneirada em 1920 alterou a data de fundação, coisa que o Glorioso nunca fez...

      Eliminar
  9. Ahahhahahahahhahahahah

    Sporting Comédia Portugal!!!

    Por favor não acabem!!!

    ResponderEliminar
  10. O Vale e Azevedo tb disse que se n lhe fizessem as vontades ia pra Espanha com o Benfica.
    O xor vurno adiciona campeonatos que eram antigas taças de Portugal? Argumento. N pode haver dois campeões. Lol. Quem ganha a taça de Portugal n pode ser campeão nacional. Estranho, parece ser isso k acontece hj em dia.
    Mesmo assim....deixa estar. nos últimos trinta anos ganharam 2 títulos de campeão. Contas feitas, a continuar na média, daqui a 195 anos, chegam ao 35.
    ��

    ResponderEliminar
  11. A idiotice é tanta, que se quer contar uma prova de eliminatórias, como uma prova de regularidade (campeonato).
    O campeonato inicial foi experimental, mas foi uma prova onde todos jogavam contra todos.
    Quanto muito contavam como taças de Portugal. Idiotas, ainda estavam bêbados da proposta de 80M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É irrelevante o formato da competição.

      Então as "champions" do Benfica tb não contam. São do tempo em que as equipas se apuravam por convite (!!!!!) nem o troféu é o atual!

      Eliminar
    2. O modelo da taça dos campeões era diferente do actual, não se joga grupo e depois a eliminatória? Então não sejas idiota. Era preciso um convite, que se chamava "ser campeão nacional"

      Eliminar
    3. Eram duas perguntas. E dou-te a resposta, o modelo era igual. E jogava se fase de grupos e eliminatória. Usa o cérebro de vez em quando

      Eliminar
    4. Todos? Eram 8 equipas que disputaram a tal LIga. Metade das equipas que disputavam desde o inicio da cada época o campeonato de Portugal!

      Informa-te pá! Deixa de escrever asneiras.

      Eliminar
    5. 8 equipas na liga dos campeões? Tens noção do ridículo do que estás a dizer? Uma vez bartolo, bartolo a vida tida. 8 equipas, 80 milhões pelo jhiadista vocês tem um fétiche para dizer baboseira e no meio pôr o número 8 realmente

      Eliminar
  12. Daqui a nada inventaram o futebol... - Nunca pensei existir lugar para tanta palermice, só mesmo no WC de Alvalidl.

    ResponderEliminar
  13. Cagueime de tanto rir com a teoria das lagartas......uiuiuiuhehehehehahahahaha

    ResponderEliminar
  14. Para o ano querrem juntar os titulos do futsal.....querem ver...

    ResponderEliminar
  15. Os 3 títulos de que lhes deu o MADAIL não são palermice, é próprio de corruptos e falsificadores da história do futebol em Portugal.

    Uma prova experimental, que foi organizada e disputada durante 4 anos (1934 a 1938) no final de cada época logo a seguir ao Campeonato de Portugal, com o fim de se saber de seria possível organizar em Portugal uma prova disputada em 2 voltas como já se fazia na Espanha, França e Itália e que era disputada por inscrição libre com 8 clubes e que foi oficializada 70 anos depois pelo vermelhão MADAIL, alterando o que tinha sido lavrado em acta na AG da FPF de 1938, que sem vergonha se aproveitou do facto de ser presidente da FPF em 2006, nãoe uma palermice, será antes próprio de gentalha sem vergonha, capaz de querer ganhar a qualquer preço na vida!

    Claro, que o clube não tem culpa que adeptos seus fanáticos, sem princípios e sem escrúpulos sujam o seu nome e o seu prestigio com actos deste quilate.

    Denunciar estes e outros factos, nunca será para atacar o(s) clube(s), mas sim denunciar e desmascarar toda uma casta reles que tem vivido à custa do futebol e especialmente dos clubes, sujando-lhe(s) o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto n contabilzar 4 anos de campeonatos por pontos é q é correcto? Pois...
      O unico problema dessa prova foi o Sporting n ter ganho nenhum titulo durante esse periodo.
      Temos pena. Agora contabilizar taças como campeonatos...

      Eliminar
  16. Isto não tem pés nem cabeça, se não agora o Benfica também passaria a 38 títulos. Ser campeão sem jogar contra todas as equipas, nem na NBA. Isto não é o ténis de mesa ex bolinha

    ResponderEliminar
  17. Ó anónimo das 13:35.

    O campeonato de Portugal deu o título de campeão como a Taça dos Campeões Europeus deu o titulo de campeão europeu e nunca foi disputada por pontos.

    Depois, a tal Liga nunca foi oficial, foi sempre experimental e serviu apenas se ver se haveriam condições financeiras para se organizar um campeonato nacional de 2 voltas, com deslocações por todo o território nacional. Ao fim de 4 anos, na época 38/39 organizou-se o primeiro campeonato nacional da 1ª. divisão. Desde essa época ficou decidido que acabaria o campeonato de Portugal e que seriam organizadas 2 provas: campeonato nacional e Taça de Portugal como já se fazia noutros países europeus. Compreendeste ou será preciso um desenho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar por isso é que uns se chamam campeonatos e outros taças. Um campeonato não ser disputado a pontos todos contra todos. Portanto não dá para perceber a comparação. Isso foi dos 80M fritou vos a cabeça

      Eliminar
    2. Rapazola das 16.17. Percebo-te e bem. Para ti pouco interessa que durante quatro anos uma prova por pontos se disputasse. Se serviu p testar as condições e se as equipas jogaram por pontos, é capaz de estar aí a génese do campeonato nacional. O problema foi o Sporting n ter ganho - Tivesse ganho um campeonato q fosse nessa altura e n estavam agora, 80 anos dps a tentar sacar 4 campeonatos na secretaria.
      Sobre o n ser 'nunca' oficial... se a FPF a reconheceu enquanto tal, mm q à posteriori, significa q é oficial. Temos pena.

      Eliminar
  18. Está tudo louco !!! Já não bastava os corruptos do FCP alterarem a data da sua fundação (só mesmo com este presidente, os documentos e as atas comprovam o contrário...), como vem agora o S.Comédia de Portugal alterar o numero de títulos (tb só com este presidente e dirigentes...). Futebol português continua bem podre em pleno sėculo XXI de gente que não vale a dádiva de ter nascido. E culpo nisto especialmente os jornalistas mentirosos e que não querem abordar os assuntos de forma séria...É só programas em excesso a falar de arbitragem e mostrar frame a frame se é ou não falta...etc. o espetáculo do futebol são os jogadores, mais ninguém!!!! Falem de coisas sérias do nosso futebol como noutras áreas...Tenho vergonha do País que temos pq não há justiça, e onde não há justiça não há estado de direito.
    E Pluribus Unum.

    ResponderEliminar
  19. Só para informar os ignorantes, fala-baratos, estúpidos, etc. Leiam e tiram da tola!...


    "Portanto avançaram para este projecto com muitos receios. Sendo assim, nada melhor que fazer a experiência por isso deixaram escrito em acta "FICOU RESOLVIDO PROMOVER A TITULO EXPERIMENTAL OS CAMPEONATOS DAS LIGAS, 1ª E 2ª DIVISÕES, SEM PREJUÍZO DOS CAMPEONATOS DISTRITAIS, NEM DO CAMPEONATO DE PORTUGAL".
    Isto indica claramente a subjugação das Ligas em relação ao CP e até aos Campeonatos Distritais

    Mas a verdade é que de acordo com os regulamentos, o Campeonato de Portugal é que apurava o campeão nacional, enquanto o campeonato das ligas continuava a ser uma prova secundária."


    http://recordesdabola.blogspot.pt/2007/05/campeonato-das-ligas-e-de-portugal.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era campeonatos. Não era preciso jogar contra todos. Nem no críquete

      Eliminar
  20. 'Isto indica claramente a subjugacao'... Portanto estamos claramente perante uma interpretação que tu e uns quantos outros lagartos, q descobriram nos idos de 1930 mais um motivo P se frustarem, fazem dum texto da época q vale o q vale. 80 anos dps decidem q não q 4 anos de provas em pontos corridos N valiam. Andou tudo a jogar apenas pq só.
    Qto ao uso do termo 'subjugar' claramente nem sabes o q isso significa.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...