30 junho 2016

O que precisa o FC Porto fazer para cumprir hoje o fair play financeiro (as possíveis sanções). Rúben Neves e Rui Pedro desejados. China não convence Aboubakar

Hoje termina oficialmente a época 2015/2016. De forma paralela ao fecho da época, encerra também a atividade contabilística da SAD, que tem de “limpar” quase 30 dos 37,9 milhões de euros negativos com que fechou as contas do terceiro trimestre.
À luz do fair play financeiro que a UEFA impõe, o FC Porto não pode apresentar mais de 8,6 milhões de prejuízo nas contas finais de 2015/16. É certo que se não cumprir, não terá as sanções aplicadas recentemente ao Galatasaray e, no passado, a outros clubes. Mas como sucedeu recentemente com o Sporting, deve sofrer um aviso severo e sanções menores, que podem condicionar o resto da época, como a redução do número de 25 jogadores a inscrever nas provas europeias ou a retenção dos prémios pagos pelo desempenho desportivo nas mesmas. Para o evitar, é preciso somar 30 milhões de euros de mais-valias. 
A alienação do passe de Maicon vai “aliviar” em quase dez milhões (entre valor de venda e a avaliação contabilística dos passes de Lucão e Inácio ), mas, números redondos, faltam outros 20 milhões. 

'Pérolas' podem resolver o problema. Segundo o jornal O Jogo, o FC Porto tinha em mãos a possibilidade de transferir Rúben Neves e Rui Pedro, dois jovens quase da mesma idade (Rúben tem 19 anos, Rui Pedro conta 18) mas em estados de desenvolvimento e maturação diferentes. O mercado atacou em força o Dragão, que além de Herrera, Brahimi e Aboubakar, se viu agora com a possibilidade de transferir duas pérolas da formação, que deseja manter mas pode ser obrigado a vender. 
Rúben, apesar de muito promissor, não é um titular indiscutível e, com Danilo em grande forma e certo no próximo plantel, deve manter o estatuto. Rui Pedro ainda é júnior, teve uma lesão que prejudicou a época passada e vai manter-se nos sub-19, apesar de estar a trabalhar com a equipa B.
As informações recolhidas pelo diário apontam os dois a Inglaterra. Rúben, já se sabe, tem admiradores no Liverpool; Manchester United e Chelsea também já foram associados ao seu concurso. A cláusula de rescisão do médio é de 40 milhões de euros. Rui Pedro, que renovou há duas semanas, está blindado por 30 milhões.

Aboubakar não pensa na China. A possibilidade de Aboubakar sair neste mercado de transferências mantém-se em cima da mesa e a liga chinesa apresenta-se como um dos possíveis destinos. Aliás, a SAD recebeu uma oferta concreta de alguns clubes chineses para a transferência do internacional camaronês. Este, contudo, não está muito inclinado a rumar àquele país asiático, até porque têm surgido informações sobre o alegado interesse de emblemas da endinheirada Premier League. Recorde-se que, segundo foi anunciado no relatório e contas consolidado dos primeiros nove meses da temporada, os dragões terão direito a 40 por cento do valor de uma futura transferência.

1 comentário:

  1. Questão: e o Sporting também não necessita de tomar medidas para cumprir o fair play financeiro? Não tiveram prejuízos de 17 milhões no último relatório trimestral?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...