17 junho 2016

Gil Vicente cumpre ameaça. Sporting oficializa contratação. Rússia banida dos Jogos Olímpicos

O médio Edu Pinheiro, que na temporada passada atuou no Paços de Ferreira, é o mais recente reforço do emblema de Alvalade.
Em comunicado, os leões informam que chegaram a acordo com o jogador de 18 anos, ficando este com contrato válido até junho de 2022.
A cláusula de rescisão de Edu Pinheiro foi fixada nos 45 milhões de euros.

Rússia banida dos Jogos Olímpicos. A equipa de atletismo da Rússia não poderá competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A notícia, avançada pela agência noticiosa russa TASS, explica que a federação internacional de atletismo (IAAF) decidiu proibir a participação olímpica da Rússia com base no facto de achar que a federação russa não fez os esforços suficientes para que resolver o crescente número de testes positivos em controlos antidoping. Esta é uma medida inédita no desporto, visto que nunca uma decisão destas foi tomada por qualquer federação.
A tomada de posição da IAAF será agora analisada pelo COI (Comité Olímpico Internacional) numa reunião marcada para terça-feira, sendo certo que, segundo as primeiras informações, a federação russa de atletismo irá apresentar recurso desta decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Gil Vicente avança para providência cautelar.  Gil Vicente veio a público revelar que vai "exercer o direito de acesso aos tribunais" através da "instauração de uma providência cautelar de arbitramento de reparação provisória contra a LPFP e todos os responsáveis pelo não cumprimento da decisão do Tribunal Administrativo", com o objetivo de ser ressarcido de "todos os danos e prejuízos que "permanência de mais um ano" do Gil Vicente na II Liga "acarreta".
Em comunicado, o Gil Vicente critica a direção da LPFP, sublinhando que os seus membros "cozinharam a moção para eliminar da ordem de trabalhos da Assembleia Geral de 15 de Junho de 2016 o ponto relativo à integração do Gil Vicente na I Liga".


Leia o comunicado na íntegra:

"A Gil Vicente Futebol Clube - Futebol SDUQ, Lda., vem por este meio comunicar aos associados, adeptos, simpatizantes e opinião pública em geral o seguinte:

Como é do conhecimento público, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa no Processo n.º 2141/06, relativo ao denominado "Caso Mateus" declarou nulo o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol de 22 de Agosto de 2006, o qual aplicou a pena de descida de divisão ao Gil Vicente Futebol Clube.

Esta sentença judicial foi proferida num processo que se prolongou por 10 anos, durante os quais o Gil Vicente sofreu todos os danos e prejuízos decorrentes dessa descida de divisão ilegal.

A Federação Portuguesa de Futebol declarou pública e expressamente que não irá recorrer da dita sentença judicial e deu orientação à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para adoptar idêntico procedimento, com a integração imediata da Gil Vicente Futebol Clube - Futebol SDUQ, Lda. na I Liga de futebol profissional, assim se cumprindo o que decorre da sentença proferida pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.

A LPFP em reunião da Direcção realizada em 7 de Junho de 2016 deliberou por unanimidade a decisão de não recorrer da sentença e dar seguimento à reintegração do Gil Vicente na Liga NOS, de acordo com a orientação expressa pela Federação Portuguesa de Futebol (ver cópia que em anexo se junta).

A LPFP agendou uma Assembleia Geral Extraordinária para 15 de Junho de 2016, no sentido de nessa decidir sobre os critérios para a integração da Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Lda. na Liga NOS na época 2016/2017

Sem qualquer causa justificativa, nem esclarecimento cabal, alguns membros da Direcção da LPFP, unilateralmente, cozinharam a moção para eliminar da ordem de trabalhos da Assembleia Geral de 15 de Junho de 2016 o ponto relativo à integração da Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Lda. na Liga NOS, que assim não foi discutido, analisado, nem deliberado.

Ora, a Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Lda. entende que a LPFP, tal como a sua Direcção unanimemente decidiu, deve dar cumprimento efectivo e integral à sentença do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa e, como tal, deve ser imediatamente integrada na Iª Liga de futebol profissional.

Mais se informa que a Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Lda. vai, sem ceder a chantagens e sem conceder quaisquer benefícios, aguardar serenamente que tal integração seja efectuada de acordo com a recomendação da FPF, sendo certo que a partir do momento em que a mesma não ocorra, designadamente por atraso conducente a impossibilidade técnica, irão ser tomadas todas as medidas legais e judiciais adequadas e convenientes para responsabilização da Liga Portuguesa de Futebol por mais este prejuízo.

Considera ainda o Gil Vicente Futebol Clube - Futebol SDUQ, Ldª que toda esta trapalhada não dignifica o futebol português, até porque não existem fundamentos para a alteração de posição da Liga Portuguesa de Futebol, como não existem razões para o anunciado recurso a ser interposto pelo Clube de Futebol "Os Belenenses" contra a sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, pois é já de senso comum que a decisão judicial tomada não poderia ser outra, sendo conclusão que tais posições apenas poderão servir e ter como fim atrasar o cumprimento da referida decisão judicial.

10. O Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Ldª irá exercer, uma vez mais, o seu direito de acesso aos tribunais, nomeadamente através da instauração de uma providência cautelar de arbitramento de reparação provisória contra a LPFP e todos os responsáveis pelo não cumprimento da decisão do Tribunal Administrativo, para obter completo ressarcimento de todos os danos e prejuízos que a permanência de mais um ano da Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Lda. na II Liga acarreta, tanto mais que, conhecida a decisão de 7 de Junho da Direcção da Liga cuja copia se junta, foram já feitas contratações e outros investimentos com vista à disputa da Iª Liga.,

17 de Junho de 2016

A Direção do Gil Vicente Futebol Clube - Futebol, SDUQ, Ldª

Com os melhores cumprimentos.

O Presidente,

António Fiusa"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...