05 junho 2016

Cancelo desfaz-se em elogios a NES. Escolha dá esperança aos jovens (já lançou 14 entre Rio Ave e Valência)

João Cancelo chegou a Valência com Nuno e hoje está na órbita do Barcelona. O lateral formado no Benfica cresceu em tempo recorde e, acredita, por ação do treinador do FC Porto. Cancelo confessa: “Sou suspeito porque gosto muito do Nuno.” Mas não encontra “ponta negativa por onde pegar” na avaliação que faz ao novo treinador do FC Porto. O seu forte são “a liderança e o carácter”, aponta, e o futuro no FC Porto “tem tudo para ser bom”. Especialmente para os mais jovens, aqueles que, como o próprio Cancelo em 2014/15, ainda procuram a afirmação definitiva. Não fomos nós que lhe perguntámos. Foi mesmo Cancelo que o quis dizer. 
“O FC Porto escolheu o treinador certo. Já conhece bem casa, tem perfil de líder e, para os jovens, é uma aposta segura. Ele ajuda muito os jogadores mais novos e, com certeza, os jovens do FC Porto, como o André Silva ou o Gonçalo Paciência, vão ter oportunidades com o Nuno. Também depende deles, claro. Têm de trabalhar para ter um lugar na equipa, mas para eles será bom, porque Nuno não tem receio algum deste tipo de aposta”, garante Cancelo.
O lateral-direito falou de André Silva ou Gonçalo Paciência pela relação de amizade que mantêm, após tantos jogos e estágios nas seleções de Portugal. Mas há outros no Dragão que podem beneficiar da chegada do técnico, pelo menos à luz do passado recente. No Rio Ave e em Valência, Nuno projetou mais de uma dezena de jovens, como pode confirmar na peça ao lado. O caso do Valência é mais sintomático, até porque a liga espanhola é, de acordo com o ranking da UEFA, a melhor da Europa e o clube queria (e conseguiu) apurar-se para a Champions.
Apostas à parte, a opção por Nuno tem outros pontos que podem ser benéficos num balneário de equipa grande. A liderança e proximidade dos jogadores são, acredita Cancelo, os maiores. “É um líder. É muito chegado aos jogadores e tenta ajudá-los ao máximo. Tem uma personalidade muito forte. Eu gostei muito de ser treinado por ele. No meu caso, éramos muito próximos, tanto na relação jogador/treinador, como na relação enquanto pessoas. Ele é bom a vários níveis, mas o que torna diferente, é o carácter”, assegura. “Tem um carácter muito forte. Tem uma ideia e, esteja a correr bem ou mal, vai com ela e com os que defende até ao fim com isso. Vê-se imediatamente que é um líder. Não há jogadores a responder-lhe nem a contestar, tem uma liderança muito forte. Na minha opinião, foi sempre um treinador correto com todos”, completa. E nem assim perdia a boa disposição. “Não é tão introvertido como possa parecer. É muito brincalhão e está sempre pronto a ajudar. Mas quando é para trabalhar, é para trabalhar”, conclui.

São 14 miúdos desde a estreia. Como se pode ver no gráfico por baixo, NES já lançou 14 jovens ao longo das épocas que leva como treinador.
Ainda que o objetivo principal do FC Porto passe pela conquista do título, que lhe escapa desde 2012/13, a SAD espera também que Nuno ajude no crescimento de vários jovens. André Silva surge no primeiro lugar da lista, depois da ponta final auspiciosa que realizou, mas Rafa e Francisco Ramos, entre outros, também poderão sair beneficiados.

4 comentários:

  1. Quantos jovens eram do Jorge Mendes ?
    Já agora estão aí uns quantos que já eram dos clubes e já jogavam antes de ele entrar, mas pronto, a gente faz de conta que não.
    Continua a propaganda do jogo a tentar tapar os olhos aos portistas que o NES é muita bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes boifiquistas sao mesmo tansos. Afinal os jovrns da mais melhor grande academia do mundo sairam por causa do mendes e nao pq eram bons. Em vez dé academia, deviam mudar o nome para lavandaria mendes & orelhas.

      Eliminar
  2. Não,continua é o aziado vermelho,que morre de medo que a pessoa certa esteja no sito certo!se ele é assim tão possivelmente mau,porque vens para aqui destilar ódio?!deixa tar então,ou vai falar de toda a outra comunicação social que só é99/que faz propaganda todo o ano,COM TODO O TIPO DE COISAS,a vosso favor! Ai já não há problema pois não?!! Querias que em Portugal só ouve-se um clube grande não era?! Temos pena triste!tu é que vives!

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade que ele se limitou a utilizar jogadores que vinham de outros clubes e que tinham sido comprados por algumas dezenas de milhões. Diz-se LANÇAR jogadores quando eles são desconhecidos e vêm da formação, o que não foi o caso.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...