11 maio 2016

PSP não quer festejos do título no Marquês. Benfica não abdica, Sporting tem outro local


A PSP não quer a festa do título no Marquês de Pombal por não estarem acauteladas condições de segurança, escreve o jornal DN. Com a Avenida Fontes Pereira de Melo - que liga o Marquês de Pombal ao Saldanha- transformada num "gigantesco estaleiro" de obras, o arremesso de "pedras e ferros" por adeptos eufóricos é um "risco adicional para a segurança" que a PSP quer evitar ao máximo no próximo domingo, como adiantou fonte da hierarquia da polícia. Tal como aconteceu há um ano, a PSP colocou novas objeções a que a festa do título se realize naquela praça emblemática da capital. Mas tudo indica que o parecer da polícia vá ser novamente ignorado.
Nas reuniões preparatórias com o Benfica e o Sporting, a autarquia e a PSP, o clube da Luz tem insistido que quer a festa no Marquês mas ontem ainda não estavam fechadas as negociações. Como a polícia está a trabalhar com dois cenários, equaciona também o do Sporting, que pretende fazer a festa no Estádio José Alvalade se ganhar o título, escreve o diário. (O Record diz que o Sporting quer receber a Taça em Alvalade e fazer a festa no Terreiro do Paço)
No domingo, após os jogos que têm início às 17.00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões da edição 2015-16 da I Liga, bastando aos encarnados vencer na receção ao Nacional, enquanto os leões necessitam de ganhar no terreno do Sporting de Braga e esperar que os bicampeões percam pontos.
Caso ganhe o Sporting, a entrega do troféu será feita no estádio do Sp. Braga. Depois, os leões deverão viajar de autocarro de Braga para Lisboa, por volta das 20.00, estimando-se que cheguem à capital pela meia-noite, com uma travessia pelo Marquês e a paragem final no estádio de Alvalade. Há também a possibilidade de a viagem de regresso a Lisboa ser feita de avião.
Se o Benfica for o campeão, a entrega do troféu será no Estádio da Luz e depois o autocarro da equipa seguirá para o Marquês, mas não haverá a megaprodução do ano passado. Não deverão ser colocados ecrãs gigantes como há um ano, quando os ânimos dos encarnados se inflamaram ao visionarem as imagens de um adepto benfiquista a ser agredido por um subcomissário da PSP em Guimarães.
A memória dos confrontos entre adeptos benfiquistas e Corpo de Intervenção (CI) da PSP na Praça Marquês de Pombal, há um ano, não foi motivo suficiente para o Benfica mudar de planos. O DN soube por fontes policiais que as negociações para decidir o local da festa já iam na fase de pormenores da localização do palco - a ser no Marquês não deveria ser disposto em estrela, circular, como há um ano, mas colocado em frente à estátua. Recorde-se que no ano passado, no parecer negativo que deu à realização da festa no Marquês, a PSP considerou que o palco montado devia ser linear para ser mais prática a colocação de meios de reserva, como o Corpo de Intervenção.

Corpo de Intervenção em peso. O plano de policiamento para o domingo da festa já está pensado. A PSP conta ter distribuídos, entre a zona do Estádio da Luz e o centro da cidade, 600 a 800 elementos das equipas de intervenção rápida e pelo menos um grupo completo do CI, com 130 polícias, alguns dos quais acompanharão os festejos no Marquês se o Benfica ganhar o título. Haverá também dezenas de agentes de Investigação Criminal, à paisana, a acompanhar os adeptos, e também os spotters atentos às claques no estádio. Segundo apurou ainda o DN junto de fonte oficial, haverá também um reforço policial nos transportes públicos.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, assumiu ontem que "estão a decorrer os contactos normais" para garantir a segurança nos festejos do título de campeão de futebol. "Está a ocorrer diálogo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), também com ambos os clubes. A felicidade do presidente da Câmara de Lisboa é uma, é que sabemos que os festejos do título serão em Lisboa. Estão a decorrer os contactos normais para afinar o dispositivo e a forma como os festejos vão decorrer", afirmou o autarca, à margem da apresentação da regata Volvo Ocean Race. Fernando Medina confirmou a intenção de voltar a receber o campeão nos Paços do Concelho.
O DN pediu esclarecimento à autarquia, mas não obteve resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...