24 maio 2016

"JJ é uma espécie de seguro de vida de Bruno de Carvalho". Benfica terá de dividir milhões que ganhar com Lindelof. Partilha do passe condiciona venda de João Mário

Rui Barreiro, Conselheiro Leonino, elogiou Jorge Jesus no seu artigo de Opinião do jornal O Jogo. O conhecido adepto leonino foi mais longe e diz que o técnico "é uma espécie de seguro de vida de Bruno de Carvalho".
"Esta semana, Jorge Jesus prolongou o seu contrato com o Sporting. Quero dizer que concordo com essa decisão, não pelas razões públicas assumidas, mas reafirmo que concordo e percebo-a. Em condições normais, não seria necessária, pois existiam ainda dois anos de contrato, mas todos percebemos a importância de Jorge Jesus para o actual presidente do Sporting. O treinador funciona como uma espécie de seguro de vida e, depois de anunciar a sua recandidatura, nada melhor do que apresentar este verdadeiro trunfo eleitoral. Jorge Jesus, goste-se ou não do estilo (parece que alguns benfiquistas agora só lhe reconhecem vícios onde dantes lhe viam virtudes), é um dos melhores treinadores portugueses e a estabilidade do treinador é muito importante para as vitórias que todos os Sportinguistas almejam. Espero que a comunicação de presidente e de treinador possa sintonizar-se nos aspectos essenciais. Nesta época que terminou, Jorge Jesus foi o mais moderado e apaziguador, quer nos discursos sobre arbitragens quer na apreciação de quase todos os adversários. Oxalá essa solidão que muitas vezes aparentava não seja real e a estrutura profissional acompanhe devidamente o esforço do nosso treinador", escreveu Rui Barreiro.

Milhões a dividir por Lindelof. O final de época de Lindelof, que se afirmou como titular no Benfica, despertou a cobiça de vários dos principais clubes europeus, como PSG, Real Madrid, Barcelona, Juventus ou Manchester United, levando o... Vasteras, antigo clube do central, a fazer já contas a uma possível transferência do central. De acordo com informações avançadas pela televisão sueca SVT Sport, o negócio entre o Benfica e o Vasteras garante ao emblema nórdico 20 por cento da mais-valia de uma futura venda.
Bengt-Ake Nilsson, presidente do Vasteras, já faz contas a um possível encaixe em caso de transferência, confessando – perante os 25 milhões de euros que, segundo a Imprensa inglesa, os red devils estarão dispostos a pagar por Lindelof – que nem consegue acreditar nos milhões que o clube pode receber. “Parece-me tudo tão irreal que tenho de beliscar-me para acreditar no que está a acontecer”, afirmou, em declarações à SVT Sport.
“Esses valores estão tão longe do nosso orçamento que seria preciso algum tempo para digeri-los”, acrescentou, revelando que está em permanente contacto com os responsáveis encarnados, razão pela qual, apesar de o central confessar o desejo de continuar de águia ao peito, sublinha que uma mudança é mesmo possível. “Sei que ele está debaixo de fogo. Fez um grande final de época, o que foi uma grande publicidade para ele próprio”, disse.
Com contrato com o Benfica até 2020, Lindelof já rendeu 275 mil euros ao Vasteras por ter realizado dez jogos como titular na Liga e Champions. Por isso, Bengt-Ake Nilsson admite que o central “já foi muito importante para salvar o clube da bancarrota”, isto face às dificuldades financeiras atravessadas pelo Vasteras.

Partilha de direitos condiciona venda de João Mário. A potencial transferência de João Mário é candidata a bater recordes no Sporting mas nem no melhor dos mundos a SAD verde e branca deverá encaixar os 60 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão do médio e exigidos por Bruno de Carvalho para que o negócio possa efetivar-se. O motivo dessa discrepância é simples e remete para uma luta que o presidente dos leões tem vindo a travar praticamente desde que assumiu o cargo: 25% dos direitos económicos do jogador pertencem a um fundo de investimento, o Quality Football Ireland Limited (QFIL), que tem ligações ao superagente português Jorge Mendes e a Peter Kenyon, antigo dirigente de Chelsea e Manchester United, escreve o Record.
A fatia referida do passe do internacional português foi alienada em 2012, na gestão de Godinho Lopes, por 400 mil euros. Ou seja, em caso de transferência neste verão, mesmo que saísse pelo valor inscrito na cláusula, o Sporting encaixaria no máximo 45 milhões de euros, o equivalente a 75% dos direitos económicos que possui. Os restantes 15 milhões, correspondentes a 25% do total, teriam de ser encaminhados para o QFIL. Um facto que não deixará de condicionar a saída de João Mário, salvo acordo noutro sentido que até hoje não foi comunicado.
Esta é a parte do problema que está por resolver, mas deve referir-se que Bruno de Carvalho herdou uma situação bem mais complexa do que a atual. Na verdade, quando chegou ao clube, em março de 2013, o Sporting não detinha mais do que 45% do passe de João Mário. Em três anos de mandato, e como fez relativamente à esmagadora maioria dos jogadores do plantel, BdC conseguiu recuperar uma parte significativa dos direitos, a saber 30% que estavam distribuída por mais dois fundos (além do QFIL, que resiste), entretanto extintos e/ou incorporados na reestruturação financeira da SAD. Assim, 15% do passe pertencia aos angolanos da Holdimo (agora acionistas da sociedade que gere o futebol leonino) e igual parcela era detida pelo antigo BES, através da ESAF. Recorrendo de novo à cláusula de João Mário como referência, os 30% recuperados nestas operações teriam um peso de 18 milhões de euros.

10 comentários:

  1. Incrível como todos os carneiros do Sportem só pensam e falam no Benfica...

    Já agora antes de dizer que "alguns benfiquistas agora só lhe reconhecem vícios onde dantes lhe reconheciam virtudes" deviam de olhar-se no espelho e ver que dantes só lhe reconheciam vícios e agora é só virtudes, é apenas uma questão de coerência e inteligência, o que para os lados do Lumiar é raro ...

    P.S. e não venham apelidar o Benfica de Carnide, porque isso é só mais uma demonstração de ignorância geográfica e burrice...

    ResponderEliminar
  2. Ignorância geográfica e burrice? LOLito!
    Chamas o Sporting de Sportem mas não gostas que chamem Carnide ao teu clube?
    Então e carnidense, pode ser?
    Galinhense?
    SL Porta-18?
    lavandaria encornada?
    Boifica?
    Colo-Colo do Colombo?

    Escolhe, patetinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. patetinha??? enfim, a ultima vez que ouvi o termo patetinha, andava no jardim escola e tinha a tua idade mental....

      Eliminar
    2. o anónimo das 10:14 é abafa-a-palhinha, abécula, abelhudo, abichanado, alarve, alcouceira, alcoviteira, aldrabão, aleivoso, amarelo, analfabruto, anjinho, anormal, apanhado do clima, arrogante, artolas, arruaceiro, aselha, asno, asqueroso, atrasado mental, atraso de vida, ave rara, aventesma, azeiteiro e zero à esquerda...

      ...e de acordo com o trinca bolotas também é carneiro...

      Eliminar
  3. Será que o galináceo lá de cima sabe que o estádio do benfica nem sequer fica na freguesia de benfica???

    O estádio da luz fica dentro da freguesia de s. domingos de benfica e faz fronteira com as freguesias de carnide (onde fica o colombo) e de benfica.

    Agora uma lição de história: sabes que o anterior estádio da luz (não sei se tens idade para saber isto, mas foi destruído para o euro 2004) foi apelidado de estádio de carnide durante os primeiros anos??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O osga calimera como tu disses a freguesia chama-se S. Domingos de BENFICA e não CARNIDE!!! mega LOL???? e já agora sabes que vocês são do Lumiar ou achas que são de Alvalade????

      quanto a tua "lição", sim sabia disso, mas a grande questão é, e? que importa??? já agora sabes quem deu o termo lagarto aos sportinguistas? e o termos carneiro???

      Eliminar
    2. A questão é que a "ignorância geografica e burrice" nasceu com vocês quando começaram por chamar ao vosso estádio "Estádio de Carnide".

      Foram vocês, lampiursos, foram vocês! Há muitos velhos que se lembram disso e é por isso que ainda
      hoje chamam Carnide ao benfica.

      Mas já que os lampiursos mudaram muito e passaram a andar cheios de paneleirices e rigores geográficos, podiam mudar o nome para Sport Lisboa e S. Domingos de Benfica.

      Todos sabem que o Sporting não fica em Alvalade, no entanto, não sei se já te tinhas apercebido que se dá a enorme coincidência de o estádio do Sporting se chamar Avalade não porque fica em Alvalade mas em homenagem ao fundador.

      O termo lagarto nasceu com uma campanha de angariação de fundos e ao que julgo saber não tem nada a ver com as vossas recentes paneleirices e rigores geográficos.

      Eliminar
    3. ó lag, o estádio do Benfica quando foi inaugurado encontrava-se situado na freguesia de Carnide, só posteriormente e com as reformulações administrativas que aconteceram por todo o Portugal, é que passou a estar situado na freguesia de S. Domingos de Benfica, é assim tão difícil de perceber???

      ó carneiro, o termo carnide foi criado pelos asnos para tentar diminuir o Benfica...

      O "todos sabem", é mentira, por ainda à bem pouco tempo num jantar de amigos, veio essa questão à baila e muitos deles (sportinguistas) não faziam a mínima ideia, que o estádio ficava no Lumiar ... temos pena...

      O sportem teve vários sócios fundadores, o estádio chama-se alvalade, porque o visconde foi quem entrou com o pilim, dado pelo seu avozinho... não foi homenagem, foi comprado...

      esqueceste ainda de referir a origem do termo "carneiro" para te designar? Será vergonha ou assumes a tua reduzida significância?

      Eliminar
  4. Eles até o ano da fundação adulteram, como os andrades, e iam lá saber qual é a freguesia onde fica o estádio deles? Isso é areia a mais para o "camião" deles. E o camião deles, como se sabe, é mais apropriado para carregar pó do que areia...
    Boifiquista é assim. Básico e nhurro que nem uma porta (18)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei que só em 1920 em assembleia geral é que decidiram a vossa data de fundação... também sei que não sabem que são do Lumiar e não de Alvalade ... também sei que não se pode pedir aos Paulinhos que carreguem areia e que os elementos da Juventude Leonina (JL), dedicam-se ao tráfico de droga para financiar as suas actividades...

      Enfim, a acéfalos não se pode pedir muito...

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...