16 maio 2016

Champions: Benfica no Pote 1, Sporting aponta ao 4. Roma e Borússia M'gladbach potenciais adversários do FC Porto (se passar fica no Pote 2)

Faltam preencher duas vagas entre os clubes com apuramento direto para a fase de grupos da Champions: o campeão da Rússia (CSKA ou Rostov) e o vencedor da Liga Europa (Liverpool ou Sevilha), que se juntarão aos 20 já qualificados. A saber: Barcelona, Real Madrid e At. Madrid (Espanha), Leicester, Arsenal e Tottenham (Inglaterra), Bayern M uni que, Borússia Dortmund e Bayer Leverkusen (Alemanha), Juventus e Nápoles (Itália), PSG e Lyon (França), Benfica e Sporting (Portugal), Dínamo Kiev (Ucrânia), PSV Eindhoven (Holanda), Besiktas (Turquia), Brugge (Bélgica) e Basileia (Suíça).
Ao lote destes 22 juntam-se mais 10 equipas saídas das (quatro) fases de qualificação. O FC Porto, representante de Portugal, entra direto para o play-off (quarta eliminatória), mas com a garantia previa de que, se conseguir o apuramento, estará no Porte 2 do sorteio.
Quanto ao Sporting, que tem um coeficiente baixo, aponta ao Pote 4, mas está dependente dos resultados de uma série grande de equipas que, tendo melhores resultados, terão de disputar a fase de qualificação.
A nova fórmula, em vigor desde esta época, impõe que o Pote 1 seja preenchido pelo campeão europeu e pelos campeões dos países mais bem classificados no ranking da UEFA. A partir do Pote 2, as equipas são distribuídas conforme o coeficiente de cada um.

Roma e Borússia Moenchengladbach são dois dos potenciais adversários do FC Porto no play-off de acesso à Liga dos Campeões. Sobre estes dois clubes não há qualquer tipo de reserva. Nenhum tem de disputar qualquer pré-eliminatória anterior e, pelo coeficiente que têm, já não há qualquer hipótese, ainda que virtual, de integrarem a lista de cabeças de série. Ou seja, os dragões podem já começar a estar cientes da dificuldade que pode aí vir. Quer Roma, quer Moenchengladbach, garantiram o apuramento para o play-off da Champions este fim de semana e quererão repetir a presença na fase de grupos da época que agora finda . Os italianos terminaram a Série A em terceiro lugar, atrás de Juventus e Nápoles. Os alemães foram quartos na Bundesliga, depois de Bayern Munique, Borússia Dortmund e Bayer Leverkusen.
Manchester City (só perde o lugar se o Manchester United ganhar ao Bournemouth por mais de 18 golos de diferença, Shakhtar Donetsk e Villarreal são os outros cabeças de série confirmados. Ou seja, são aqueles que não podem ser ameaça para o dragão. No Zenit, de André Villas-Boas está a chave das definições que faltam. Os russos empataram ontem e complicaram as contas no campeonato. Neste momento, com um jogo a menos, o Rostov é favorito para terminar em segundo lugar do campeonato. Se assim for, por não haver registo de participações europeias anteriores dignas de relevo, entra no grupo de coeficiente mais reduzido e é outro potencial adversário do FC Porto.
Se o Zenit ainda conseguir apurar, então também integra a lista de cabeças de série e faz baixar o Ajax. Os holandeses têm, porém, de confirmar, o apuramento na terceira pré-eliminatória, na qual são claramente favoritos. O Fenerbahçe está em situação idêntica. Mónaco e Sparta de Praga são outras equipas que podem integrar o grupo de cinco. Certos, como dissemos, são então o Roma e o M’Gladbach.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...