02 abril 2016

FC Porto passa e dribla melhor do que qualquer outra equipa. Rivais são muito mais letais e até outros clubes pequenos estão à frente no ranking

Há diversas explicações para a falta de resultados e este FC Porto só poderá ser realmente avaliado à luz dos resultados finais. Nesta fase da época há, contudo, números que dizem muito sobre aquilo que a equipa e também sobre o que mais lhe falta. Do ponto de vista ofensivo, é claro: o FC Porto é quem mais e melhor passa, é quem mais e melhor dribla e só não marca golos. Pelo menos na relação remates/golos. Os dados são da Opta Pro e a recolha do Goal Point. Ao nível da eficácia, os dragões são apenas a oitava melhor equipa da Liga, muito longe , com 11,8%, bem abaixo dos 15,7 % do líder Benfica e dos 13,9% do outro rival na luta pelo título, o Sporting. Curiosamente, a equipa mais eficaz do campeonato até é o Moreirense. E há outros clubes sem aspirações ao título que estão à frente dos dragões: Arouca, V. Setúbal, Nacional e V. Guimarães.
Se a eficácia portista fosse ao nível da dos rivais (os dragões são quem mais remata no campeonato), a diferença pontual não seria tão larga por esta altura. Até porque, nos outros domínios, e como já escrevemos, a equipa tem médias como nenhuma outra. No passe, 533 em média por jogo são o melhor registo da Liga. E a eficácia (84%) também é a mais alta, embora, neste caso, as diferenças para os adversários sejam residuais. Quando o ataque é construído de forma individual, o FC Porto também está à frente. Muito por culpa de Brahimi e Corona, os dragões são quem mais dribles tenta por jogo e os que mais vezes são bem sucedidos no um para um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...