17 março 2016

FC Porto entre os fixos para a Superliga Europeia. Benfica e Sporting entram se destacarem-se numa das épocas

O confronto de ontem entre Bayern e Juventus, dos oitavos de final da Liga dos Campeões, serviu para ressuscitar a Superliga Europeia e as diferentes perspetivas sobre o futuro da Liga dos Campeões, mesmo no seio do restrito grupo dos clubes mais poderosos da Europa.
Rummenigge e Andrea Agnelli, presidentes do Bayern e da Juventus, representam e têm promovido ativamente esse desejo de inovação embora com visões distintas para o futuro do futebol europeu de topo, que, conforme recordou o enviado especial a Munique do jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", está a ser decidido este ano. Uma nova Champions, com maior número de jogos e lugar garantido para os tubarões europeus - evitando a lotaria do "play-off", por exemplo -, logo, receitas fixas mais avultadas; ou uma Superliga, fechada, ao estilo norte-americano como foi sugerido na reunião entre donos dos maiores clubes ingleses (muitos dos EUA!), que não estão nada agradados com a campanha do Leicester - leia-se privar um deles de um lugar na Liga dos Campeões...
Agnelli é apologista deste último modelo, que além de garantir presença e receitas a um grupo fixo de clubes (Real Madrid, Barcelona, At. Madrid, Juventus, Inter, Milan, Man. United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, PSG, Bayern, FC Porto e talvez Ajax), dar-lhes-ia poder de decisão. E permitiria abrir a porta, a cada temporada, a outros que se destaquem nos respetivos campeonatos.
Agnelli é a cara de uma corrente que acredita ser possível aumentar os 1600 milhões de euros anuais que vale a Champions, aproximando-a dos valores da NFL, o campeonato de futebol americano dos "states", na casa dos seis ou sete mil milhões de euros. Já Rummenigge, escreve o jornalista da "Gazzetta", tem mostrado preferência por uma evolução em vez de revolução - sempre e quando clubes como o seu Bayern tenham lugar e acesso garantido aos milhões!
O que parece certo é estar-se a caminhar na direção da mudança, até porque o modelo das provas europeias em vigor termina em 2017/18 e qualquer decisão terá de ser tomada ainda este ano para que no próximo sejam negociados os contratos a partir de 2018. Ficar fora da Champions é um risco (financeiro) que nenhum grande clube (e grande gastador) pode correr, mas, e como sublinha o jornalista transalpino, esta ideia da Superliga poderá estar somente a servir como forma de pressão, para encostar à parede "uma UEFA enfraquecida pelo castigo a Platini e o salto de Infantino", fazendo lembrar o início da década de 1990, quando a Taça dos Campeões deu lugar à Liga dos Campeões.

32 comentários:

  1. Agnelli não decide nada. O Benfica está em 6º lugar na UEFA, o Porto em 16º e a descer. A entrar uma equipa portuguesas será sempre o Benfica, até porque para além da vertente desportiva em termos comerciais tem muito mais visibilidade e valor.
    Opiniões de dirigentes italianos que valem tanto como as minhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do venfique é que, independentemente de estar em 6° lugar no ranking da uefa, a última vez que ganhou um título europeu o Salazar ainda não tinha caído da cadeira.

      Eliminar
    2. Oh encornado, o teu clube ha mais de 50 anos que nada ganha na europa. Remete-te para a tua insignifìcancia seu fossil.À tua frente ainda estao o Nottingham Forest e o Hamburgo.

      Eliminar
    3. Sim, o anónimo das 15:40 têm razão, basta ver as inúmeras (muitas, para si caro anonimo) ligas dos campeões que o Arsenal e o At Madrid já ganharam...

      Eliminar
    4. É óbvio para qualquer ser inteligente que o Benfica (marca) é muito mais apetecível que qualquer outra equipa portuguesa... daí, por exemplo, o patrocínio da Emirates!

      Aconselho aos iletrados anteriores que vejam o A. Oliveira (antiga gloria do FCP e do SCP) a explicar a diferença entre o Benfica e os outros!

      Eliminar
    5. O que é que o venfique fez para merecer estar nesta superleague europeia? Talvez ser o 2° maior loser da europa atrás da Juventus? É que a taça dos campeões já não existe, e para aqueles que falaram do nottingham, não esquecer que tem tantas taças dos campeões como o venfique e ganhas à menos tempo que o próprio venfique. Pergunto, o nottingham merece estar na superleague?

      Eliminar
    6. Venfique... Ora bem, ver um smerdinguista a falar de Ligas dos campeões ou Taças dos Campeões Europeus, tem o seu quê de hilariante.

      Eliminar
    7. Venfique...O 2° maior loser da europa.

      Eliminar
    8. Atrás da grande potência da comédia nacional que é o Sperding, que conseguiu a proeza de perder uma final europeia em casa, e de na única vez que alcançou os quartos de final da Champions, foi a putinha da época europeia. Carrega smerding, a fazer rir desde 1900 e troca o passo!

      Eliminar
    9. O Porto para o ano estará abaixo do 20º lugar. O Sporting estará no 40º. Querem entrar aonde? Na Liga dos últimos europeus? Ahahahahaha! O Benfica irá manter o lugar entre os 10 melhores. Por mais azia que isso cause aos vascos inácios que só têm insultos para dizer.

      Eliminar
    10. O maior loser é aquele que nunca chegou às finais! O Benfica já lá esteve 10 vezes! E foi roubado das 2 últimas vezes pelos árbitros. Duas finais perdidas foram jogadas em casa do outro finalista (Londres e Milão).

      Eliminar
    11. Ladrões!!! Venfique... O 2° maior loser da europa!

      Eliminar
    12. 3/10. Mau bait, Paulinho.

      Eliminar
  2. Pondo as rivalidades de parte, a pergunta que fica é:

    - e o que é que uma equipa portuguesa pode ambicionar numa prova como esta? Lutar para não ficar em último e pelo meio levar umas goleadas de Barcelona, Bayern e Real?

    Realisticamente, para as equipas portuguesas, um formato como a Liga dos Campeões, que lhes permite jogar com equipas do mesmo nível e até mais fracas será sempre mais apetecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto, claro, se as grandes equipas continuarem na CL e esta continuar a dar dinheiro.

      Se a Superliga for criada, a CL perde todo o interesse.

      Eliminar
    2. A CL servirá para acesso à Superliga, digo eu...

      Eliminar
  3. Puta que pariu, um sportinguista a falar sobre finais europeias. Foda-se, só podem fazer de propósito para serem gozados, que raio de gente mais acéfala, só podem ser masoquistas e gostarem de ser humilhados.

    ResponderEliminar
  4. Bu bu bu bu... os 2os maiores losers da europa. O Porto em 11 anos tem mais títulos europeus À SÉRIA que o venfique em 108 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as pastilhas do Póboas também eu! E as compras dos árbitros. Perguntem ao Ferguson que ele conta.

      Eliminar
  5. Olha um smerdinguista a passar-se por portista. Lindo, deve ser o ponto mais baixo que um adepto de um clube pode atingir quando tem de festejar os êxitos de outro clube rival.

    ResponderEliminar
  6. Bem se isto se refere à era moderna,não sei porque tanta conversa....é óbvio que o Porto era a única equipe que se podia equacionar para uma liga destas,não é por n pontuar para o ranking como tanta se fala aqui, à 3 anos,o k n é verdade....que não é o melhor assim como o Benfica,que só por pontuar à 3 anos que é a melhor,o Manchester não está?! E o leicester?!ja que querem it pr pontos knts fez o benfica nos anos 80,90 2000,sao 30 anos sem pontos quase,não é bem ,mas quase,se a esta hora vão as equipas que vão à UEFA é graças aos pontos do Porto...para o ano sim será pelo Benfica,mas é só um Ano.,Sporting?! Lil n vamos brincar,nem comento....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fim dos anos 80 o Benfica jogou duas finais da liga dos campeões (88 e 90) e outra da taça das taças, mas segundo tu não fez pontos lol

      Eliminar
  7. Benfica bla bla bla, somos muitos,mas títulos europeus?! Só pk uma grande equipe com o Porto estar a passar um mau momento,e vocês fazerem em parte os pontos deles já são melhores?!!e mms assim vão aos 4?!uuuu. 30 anos a dar pontos a Portugal,só falta um zero ao Benfica a frente do 3....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ranking da Uefa anda-te a passar ao lado, amigo.

      Eliminar
    2. O ranking da UEFA, não conta os últimos 30. Nem mesmo só 3. Conta 5. O porto ganhou uma champions sabe Deus como, eliminando o United ao cair do pano, depois apanhando o Lyon e a seguir duas equipas que nos 5/6 anos seguintes desceram de divisão nos próprios países (Monaco e Depor) quando apanharam o Real Madrid na fase de grupos levaram uma ripada. Para além do mais a CL até 2006 nunca teve um papão como tem agora o barca e o bayern (a excepção dos anos 60 com real)

      Eliminar
  8. Em Portugal é o folclore que é com o Benfica,quando alguém de fora diz aquilo que qualquer tapado não vê,claro ninguém acredita e vamos com 30 comentÁrios,na era moderna comparar o Porto com o Benfica é ridículo. O vosso ranking tem 3 anos e pontos quase todos feitos na liga Europa,que nem a ganharam. Tirem as palas e vejam jornalismo sem ser de Lisboa. Eu s só vir o porto canal,tb fico a achar que o Porto é o melhor do mundo,mas eu sei que não é....ninguém vos pode por em causa,é incrível. Tipo,não não sois a melhor equipe portuguesa,Maior?! Sim melhor?! Nos últimos 3 anos e mms assim......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto tem vindo a descer ano após ano. No ano passado estavam nos 10 primeiros. Depois em 11º, agora estão no 14º lugar. Para o ano estarão no 20º.

      Eliminar
  9. Essa é a lógica da batata broa, claro,se está a atravessar uma má fase....como se pó ano voltar ao normal sob outra vez....só estou a dizer que isso n faz d nós uma equipe pior....

    ResponderEliminar
  10. E quando falam de últimos 30 anos estão a falar do passado como falamos do passado quando falamos do tempo de Salazar, a pergunta talvez e hoje e agora qual a melhor equipa em Portugal? A resposta é simples SLB.

    ResponderEliminar
  11. E quando falam de últimos 30 anos estão a falar do passado como falamos do passado quando falamos do tempo de Salazar, a pergunta talvez e hoje e agora qual a melhor equipa em Portugal? A resposta é simples SLB.

    ResponderEliminar
  12. Ok,brou,fica lá com a tua grande equipe,a lutar com o grande Sporting,pelo menos enquanto da. Em 30 anos era de prever que isto acontecesse....aproveitem

    ResponderEliminar
  13. Tantos papagaios por aqui, dá para abrir uma loja de aves raras.

    A SuperLiga Europeia nestas condiçoes é impossível:
    1. A posição dos campeonatos nacionais determina os lugares europeus.
    2. Nenhum Milan, Inter, Arsenal ou Chelsea enfraquecido vai ganhar o quer que seja.
    3. Não há lógica dar direitos a quem não lutou por eles.
    4. É ilógico uma equipa ter garantida um lugar na Superliga europeia e ainda escolher um possível adversário do seu campeonato.
    5. Quem não sabe que rummenigge e agnelli são corruptos não pesca nada disto.
    6. Se houver uma Superliga Europeia com as condições vindas das cabeças destes corruptos é porque antes desse momento o futebol de massas acabou

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...