25 março 2016

FC Porto perde corrida por nova 'pérola' argentina. O que Rui Costa escreveu sobre Johan Cruyff. Figo arrasado

O FC Porto terá perdido a corrida pela nova 'pérola' do futebol argentino. Segundo a imprensa argentina, o FC Porto estava interessado em contratar o jovem, de 16 anos, Lucas Patanelli, no entanto o Barcelona terá levado a melhor.
Além dos dragões também o PSG, Real Madrid e Chelsea queriam o jovem avançado do Independiente, mas o Barcelona assegurou a prioridade de compra de 50% do passe do jogador a troco de 4 milhões de euros.

Opinião de Rui Costa sobre Cruyff ao jornal Record: Pode parecer estranho, mas Johan Cruyff foi um dos treinadores que mais me marcou sem nunca me ter treinado. Não esquecerei que me escolheu para o seu Barcelona, que era apenas a melhor equipa do Mundo. Eu, Rui Costa, escolhido para o Dream Team! Tive a oportunidade e o privilégio de ter estado com ele, de ter conversado com aquele grande treinador, mas infelizmente a transferência acabou por nunca acontecer.

Tenho mesmo muita pena de não ter sido treinado por ele. Não ficou apenas a mágoa de não ter chegado a jogar no Barcelona. Em 1994, mais até do que jogar no Barcelona, qualquer jogador queria era ser treinado pelo Cruyff. Era isso que todos queríamos. Não tenho memórias dele enquanto jogador, mas vi vídeos e li muitas coisas que não deixam dúvidas: foi mesmo um dos melhores de todos os tempos. Um génio!

Como treinador, sim, já acompanhei tudo o que fez. E a sua dimensão não se discute. Foi tão influente que hoje pode dizer-se que este Barcelona não existiria se também não tivesse existido Cruyff. É impressionante, aliás, como esteve sempre tão presente mesmo tendo deixado o futebol há mais de 20 anos. Isso não está ao alcance muitas pessoas.

Falei muitas vezes com jogadores que foram treinados por Cruyff. E são esses que podem verdadeiramente falar das suas qualidades. O que sempre me disseram é que era diferente de todos. Foi um dos maiores sábios do futebol, talvez mesmo o maior. Saber que me quis para a sua equipa é uma marca que ficará para a vida. Não esquecerei.

O português Luís Figo foi esta quinta-feira insultado com grande agressividade no Twitter, na sequência de uma mensagem relativa ao falecimento de Johan Cruyff.
"Foi o meu primeiro treinador no estrangeiro, um dos melhores treinadores que já tive. Um homem muito importante na minha carreira. É uma grande perda para nós", escreveu o português, que de imediato começou a ser bombardeado com comentários insultuosos por parte de adeptos do Barcelona.
"Traidor", "cão" ou "judas" foram alguns dos insultos deixados por mais de 20 pessoas ao português, que em 2000 deu um grande desgosto aos adeptos culés por ter decidido rumar a Madrid, para o Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...