09 fevereiro 2016

Nunca o FC Porto foi à Luz assim

O Benfica de Rui Vitória já prepara, desde ontem, um clássico em que surge numa posição bastante privilegiada em relação ao FC Porto. A equipa da Luz tem 6 pontos de avanço sobre o arquirrival da Invicta, sendo esta a maior vantagem de sempre, num clássico realizado em casa, desde que a vitória passou a valer 3 pontos, ou seja, a partir de 1995/96, escreve o Record.
Esta é a 21ª edição do campeonato em que o triunfo é premiado com 3 pontos. No entanto, é apenas a quarta vez que o Benfica recebe o FC Porto em vantagem pontual, claro sinal da supremacia exercida pelo adversário nortenho nas últimas décadas. Rui Vitória sucede a Giovanni Trapattoni (4 pontos em 2004/05) e a Jorge Jesus (1 em 2009/10; e 3 em 2014/15), podendo até encarar a fase decisiva da temporada com redobrado otimismo. A razão é simples. Nas três vezes em que abordou o clássico da Luz com mais pontos do que o FC Porto, o Benfica sagrou-se campeão nacional. Torna-se necessário entrar na fase em que as vitórias valiam somente 2 pontos para se encontrar uma receção à turma portista em que o conjunto benfiquista beneficiasse de mais de 6 pontos de avanço. Em 1976/77, o Benfica de John Mortimore entra no clássico da Luz com 8 pontos de vantagem sobre o FC Porto. Porém, se se aplicasse o sistema de pontuação atual, a águia teria abordado esse jogo com 12 pontos de vantagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...