11 fevereiro 2016

Novo alvo dos chineses? Rui Vitória

Depois de terem vindo a Portugal contratar Freddy Montero ao Sporting (o Tiajin Teda pagou cinco milhões de euros), os chineses vão voltar. E, segundo apurou o jornal DN, o próximo alvo será Rui Vitória, de 45 anos, treinador do Benfica. O Jiangsu Suning é o clube interessado e em breve fará chegar uma proposta à Luz e ao técnico.
A equipa chinesa está a apostar forte para a nova temporada da Super Liga, tendo contratado recentemente os brasileiro Ramires, Alex Teixeira e Jô, a troco de mais de cem milhões de euros. Por isso, o aspeto financeiro não será problema para tentarem convencer Rui Vitória.
O romeno Dan Petrescu é o atual treinador do Jiangsu Suning, equipa que terminou a Super Liga no nono lugar mas que conquistou a Taça da China na temporada passada (joga a supertaça no dia 16). Mas o clube mudou recentemente de mãos e o novo proprietário deseja outro técnico. Segundo o DN apurou, o nome de Rui Vitória foi sugerido à direção do Jiangsu Suning e depois de algumas observações de jogos o treinador foi aprovado.
Mais difícil - para não dizer impossível neste momento - será convencer a direção do Benfica em libertar Rui Vitória, sobretudo depois de o técnico ter chegado à liderança do campeonato (em igualdade pontual com o Sporting) no último fim de semana. O treinador, escreve o DN, também não tem interesse em abandonar o Benfica neste momento, dado que o campeonato chinês começa no início de março. O Jiangsu Suning, no entanto, fará chegar uma proposta a Rui Vitória nas próximas semanas, tentando seduzir o treinador e o Benfica (Vitória tem contrato até 2018) financeiramente.
Segundo informações recolhidas pelo diário, também o nome do ex-selecionador Paulo Bento esteve em cima da mesa, mas já no início da temporada passada também Paulo Fonseca, atual técnico do Sp. Braga, foi hipótese. Neste momento, porém, Rui Vitória é o preferido, surgido na segunda posição o italiano Cesare Prandelli, disponível depois de ter saído do Galatasaray na última época.
Treinadores portugueses na China não é um caso inédito, pois no passado nomes como Toni, Jaime Pacheco, Nelo Vingada e Manuel Barbosa treinaram naquele país asiático, que atualmente está a apostar forte no futebol (tanto a nível do campeonato como na formação) para tornar o país uma potência no futuro.
Curiosamente, a ligação de Rui Vitória à China já tem um "passado". Em 2014, o atual treinador do Benfica, desafiado por uma editora, escreveu um livro intitulado A Arte da Guerra para Treinadores, um género de adaptação ao futebol dos ensinamentro de Sun Tzu, o general e filósofo chinês que escreveu no século IV a.C. um tratado militar com o título A Arte da Guerra. Na obra, Vitória fala de vários aspetos, desde táticas aos relacionamento com jogadores e os seus adjuntos.

2 comentários:

  1. A isto se chama humor fácil

    ResponderEliminar
  2. sei de fonte segura que ja assinou e que amanha ja nem vai estar presente no classico. quem me contou foi o diamantino

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...