09 fevereiro 2016

Layún soma assistências e já bateu números de Gaitán a 13 jogos do fim

No meio do pesadelo que foi a derrota com o Arouca – que compromete em muito as aspirações do FC Porto ao título – sobrou uma notícia positiva: a exibição de Layún, que continua a impressionar e a somar assistências. No domingo fez mais uma: marcou um canto direitinho para a cabeça de Aboubakar fazer o único golo dos portistas. Foi a 16.ª oferta do mexicano nesta temporada, 13.ª no campeonato nacional. Um número que lhe permite, à 22.ª jornada, igualar o melhor registo da época passada nessa prova e que pertenceu a Gaitán, do Benfica. Com mais 13 jogos pela frente – se não se lesionar ou for castigado – Layún tem tudo para bater essa marca. Neste momento, o defesa portista já fez melhor do que Candeias (10) em 2013/14, Moutinho (12), na época anterior e Hulk e Aimar (9), em 11/12.
Layún é o único defesa a intrometer-se nesta estatística e mesmo a nível europeu surge num lugar destacado, à frente de jogadores como Neymar, Di María ou Insigne. Aliás, o portista só tem dois jogadores à s ua f r ente no ranking das assistências dos principais campeonatos: Hulk, com 14, e Ozil, que soma 16 passes para golo.
A influência do lateral no FC Porto é cada vez maior e temse intensificado desde que José Peseiro assumiu o comando técnico. Não que o sucessor de Lopetegui lhe tenha entregado uma tarefa diferente ou sequer mais ofensiva, mas por mera casualidade. Layún já marcava quase todos os lances de bola parada com o espanhol e também subia com frequência no corredor esquerdo.Com o novo treinador, o FC Porto marcou oito golos e Layún esteve ligado a sete deles. Fez cinco assistências, marcou o canto que resultou no primeiro golo em Barcelos e sofreu a falta que Sérgio Oliveira converteu para o 3-0 nessa partida. Só não participou no terceiro golo com o Estoril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...