18 fevereiro 2016

FC Porto remendado perde em Dortmund mas ainda sai 'vivo' da Alemanha

O FC Porto perdeu (2-0) em Dortmund. Jogo muito esforçado de um FC Porto muito remendado que passou o jogo a procurar manter equilíbrios. No meio da gestão, a equipa de José Peseiro consentiu dois golos que obrigam, agora, a uma super-FC Porto para dar a volta no Dragão.
Foi uma equipa remendada e com algumas surpresas a que se apresentou no Estádio Signal Iduna Park. Marcano não terá recuperado da lesão e José Peseiro apostou em Layún, o mais polivalente do plantel, para fazer dupla com Martins Indi, no eixo da defesa. No lado direito, Varela baixou para lateral e, no meio-campo, foi Sérgio Oliveira quem juntou forças com Ruben Neves e Herrera.
O único golo do primeiro tempo foi apontado aos seis minutos pelo polaco Piszczek. Num canto marcado à maneira curta, com Mkhitaryan a cruzar para o primeiro poste, surgiu Piszczek a desviar para uma primeira defesa de Casillas mas a não perdoar na recarga, de cabeça.
Em desvantagem, e perante um ambiente hostil, o FC Porto não conseguiu reagir ao golo sofrido, mas com o passar dos minutos foi conseguindo afastar a equipa da casa do seu meio-campo. Aos 35 minutos Sérgio Oliveira fez o primeiro remate para os Dragões. 
O FC Porto não se descompôs, porém, e o Borussia também não acelerou. Com uma posse de bola muito superior, os alemães foram gerindo as operações à espera que a oportunidade para o segundo golo surgisse naturalmente. E ela aconteceria já no segundo tempo: aos 71', Mkhitaryan conduziu pela direita e ofereceu o 2-0 a Marco Reus, que ainda contou com um desvio na trajectória da bola, por Indi.
Mkhitaryan ainda teve uma ocasião para ampliar a vantagem dos anfitriões, com um cabeceamento ao poste, sendo que a resposta dos dragões surgiu somente aos 89', numa combinação entre Evandro e Suk (dois jogadores saídos do banco), em que o sul-coreano viu o golo anulado por uma boa intervenção de Burki.
Na próxima semana, no dia 25, o segundo classificado da Bundesliga desloca-se a Portugal com dois golos na bagagem. O FC Porto terá um missão espinhosa para seguir em frente na competição.  

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...