18 fevereiro 2016

Brasileiros analisam hipóteses de Jonas regressar à seleção

A excelente fase de Jonas não passa despercebida no país de origem do avançado. Do outro lado do Atlântico, jornalistas e adeptos acompanham com atenção o desempenho do camisola 17 do Benfica, que não esconde o desejo de regressar à seleção brasileira.
"O momento é favorável ao Jonas porque, na seleção brasileira, o Neymar é a única unanimidade do setor ofensivo. Por isso, quem está em boa fase pode pensar em convocação, e o Jonas vive uma ótima fase", afirmou ao jornal Record o jornalista Diogo Olivier, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
Olivier, que acompanhou os primeiros passos de Jonas no Grémio, vê o atual momento do avançado como uma recompensa a seu esforço e dedicação durante toda a carreira, depois das dificuldades que enfrentou ao iniciar-se no futebol profissional.
"Ele chegou ao futebol sem passar pelos estágios normais da formação, então encontrou dificuldades para firmar-se. Quando chegou ao Grémio, em 2007, praticamente não tinha formação muscular ou tática, mas mesmo assim conseguiu seu espaço na equipa. O Jonas foi muito criticado no começo, mas quando começou a marcar golos não parou mais, e é assim até hoje", sublinha o jornalista.
O começo difícil no futebol rendeu a Jonas a imagem de um jogador pouco eficiente para alguns adeptos. Na opinião do comentador da ESPN Brasil Mário Marra, isto poderá atrapalhar as ambições do jogador de vestira novamente a tradicional camisola amarela.
"O Jonas passou por dificuldades no começo da carreira e alguns adeptos ainda pensam nisso quando fala-se dele na seleção. Mas seria um absurdo que ele carregasse estes rótulos pela vida inteira. Se o Ricardo Oliveira, do Santos, tem sido convocado aos 35 anos, não vejo problema algum que o Jonas tenha uma hipótese também", afirma Marra.
Uma outra dificuldade do benfiquista seria a sua idade. Perto de completar 32 anos, em abril próximo, Jonas estaria demasiado 'velho' para disputar o Mundial'2018, na Rússia.
"A idade dele está um pouco acima do que é a considerada ideal para a seleção. Mas temos de perceber que falta à equipa brasileira um jogador que saiba marcar golos, e o Jonas sabe e tem provado isto há muito tempo", explica ao jornal Record o comentador da Fox Sports Paulo Vinicius Coelho, para quem o benfiquista pode ser uma importante opção tática para ajudar Neymar em campo.
"Existe a ideia de que o Neymar vai resolver todos os problemas do Brasil, mas isto não é verdade. Neymar não é ponta-de-lança e precisa de alguém que possa ajudá-lo. Pela qualidade que tem, este alguém pode ser o Jonas", diz o jornalista.
Jonas teve poucas hipóteses na seleção brasileira e nunca disputou uma grande prova com a camisola amarela. Até hoje foram apenas oito partidas, com dois golos marcados, ambos num particular com o Egito, em 2011. Com a ótima fase em Portugal, ele espera ser lembrado pelo técnico Dunga. Além do apuramento para o Mundial'2018, o Brasil ainda disputa este ano os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a Copa América.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...