07 outubro 2015

Árbitros confirmam ofertas do Benfica. Delegados utilizaram 'vouchers' para jantar. Risco de exclusão. U. Leiria já havia feito queixa



Árbitros contactados pelo jornal Record confirmaram que o Benfica efetivamente faz as ofertas referidas por Bruno de Carvalho, no ‘Prolongamento’, programa da TVI 24: uma camisola do clube (pack premium) e convites para o Museu Cosme Damião com quatro jantares incluídos.
O diário diz saber também que na época passada nenhum dos árbitros que apitaram jogos da equipa principal ou do Benfica B utilizou os ‘vouchers’ para jantar no Museu da Cerveja, no Terreiro do Paço, em Lisboa, mas houve "seis ou sete delegados" da Liga que o fizeram.
O valor dos jantares, que o presidente do Sporting orçou em 140 mil euros anuais, é de resto a grande questão desta denúncia, porque existe uma norma nas competições da UEFA que proíbe os árbitros de aceitarem ofertas superiores a 200 francos suíços (cerca de 183 euros).
Se os juízes e os seus convidados gastassem o valor referido por Bruno de Carvalho, cada refeição ficaria ao preço de 125 euros – embora fonte oficial do Benfica garanta que o plafond estabelecido é de 35 euros por pessoa, limitado a pratos do dia, condição que não é visível no documento. Sendo quatro os vouchers, segundo Carvalho seriam 500 os euros oferecidos a cada elemento das equipas de arbitragem, faltando ainda juntar os 59,9 euros das camisolas (os preços para o Benfica ficam a 24 euros) e os convites para o Museu, que têm o valor de dez euros.
O Conselho de Arbitragem, presidido por Vítor Pereira, está a acompanhar o caso sem fazer declarações e decidiu remeter a matéria apurada para a alçada da justiça desportiva, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo o regulamento disciplinar da FPF, em caso de corrupção provada da equipa de arbitragem "através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial", o Benfica poderia ser excluído da 1.ª Liga por "período a determinar entre 1 e 3 épocas desportivas", para além de poder ser " sancionado com multa a fixar entre 50 a 250 UC" (de 50 mil a 250 mil euros).
Em 2008, os encarnados viram-se confrontados com uma queixa da U. Leiria, com a acusação de terem oferecido uma lembrança à equipa de arbitragem do jogo Benfica-Naval. A Comissão Disciplinar da Liga propôs o arquivamento da participação, por considerar as ofertas de "mera cortesia, que constituem praxe social desportiva, de caráter generalizado e indiferenciado". Depois de concluir não se ter verificado qualquer "ilícito disciplinar", o caso acabou arquivado.
A Liga Portugal, organizadora das competições profissionais, decidiu a propósito deste caso suscitado por Bruno de Carvalho não tomar para já qualquer posição.

16 comentários:

  1. Contra tudo e contra todos, carrega Benfica. Estas mentiras devem servir de forca para os esmagar em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ser-se triste já não basta as evidências dores de cotovelo, ainda por cima vir explicitar força com uma situação destas... Enfim que orgulho pateta e viciado para quem tanto criticou o FCP, estão a ir por um bom caminho.

      Copinho.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Até que uma baixa de divisão para o meu GLORIOSO não era nada mal lembrado...eheheheheheh.

      Já temos vários titulos nacionais e internacionais mas falta-nos um; Campeão Nacional da Segunda Divisão...(como se designava antigamente.) agora Liga de Honra.

      Eliminar
    4. Internacionais ??? Qual ===????

      Comedia

      Eliminar
  2. essa contas estão mal feitas, mesmo com o limite de 35 euros por jantar (que eu duvido devido à intenção de corromper dos vouchers), vejamos:
    59.90+(4x10)+(4x35)=59.90+40+140=239.90 Euros ILEGAL limite é 183 isto com o suposto limite dos 35 euros por refeição. Agora se for o valor de 125 Euros por refeição:
    59.90+(4x10)+(4x125)=59.90+40+500=599.90 Euros ILEGAL limite é 183. Pena que nao tenham exposto as contas desta forma, talvez quisessem abafar o obvio.
    Espero que a punição seja exemplar em primeiro lugar ao clube em segundo lugar aos delegado que usaram o voucher EXPULSOS e demitidos sem apelo nem agravo e processados se for possivel e em terceiro lugar aos arbitros que mesmo recebendo não usaram o seu dever de relatar o facto as autoridades competentes o que nao fizeram. Aqui se prova que para dominar os arbitros se compram os delegados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este devia ser punido pelas alarvidades q escreve. O rapaz pensa q se corrompe alguém por 600 EUR... belo...

      Eliminar
    2. O Sr. para alem de mal educado é muito ingenuo....

      Eliminar
    3. É o Sr. Além de ingênuo é mal educado.

      Eliminar
  3. isso de receber prendas no valor de 200 euros por jogo mesmo que seja legal é muito imoral, quem me dera receber 200 paus extra ordenado cada vez que faço o meu trabalho. Vergonha do futebol mundial isto das prendinhas. Como é possivel o futebol viver sempre num ambiente moral diferente do que se exige às sociedades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Q drama q drama... temos pena q recebas uma prenda de tempos a tempos mas estas ofertas s normais n so na bola mas como em outras actividades comerciais.

      Eliminar
    2. pronto, o futeluso é isto...!

      depois de sujeitar o clube a tudo quanto é processo em Tribunal, a dever a cão e gato, com salários em atraso, ver eliminados os 14 milhões ou mais da 'Xampions', os maus resultados na ligueÓropa, onde apesar de tudo o Lokomotiv lhe levou 3 anos do SEU ordenado, já com o aumento de 110 % e a equipa do 'cérebro' a não jogar 'ponta de corno' e a mostrar que ainda não é esta época que chegam lá, nada melhor que o invejoso, odiento, frustrado e confesso vigarista - agora na TVI - asneirar sobre a sua vã tentativa de embuste.

      o anormalmente faccioso e MENTIROSO encartado, presidente do Recreativo do Lumiar, para esconder todo o lamaçal, em que vai mergulhando o seu pequeno clube, lança a melhor das 'cortina de fumo', o ataque ao INALCANÇÁVEL - nunca lá vais chegar, Nenuco...NUNCA! - quer financeiro, quer desportivo, quer na honradez, émulo - SPORT LISBOA... e BENFICA !!!

      as suas insidiosas atoardas, só colhem, por completo, entre os beócios das claques de que faz parte. dos outros a maior parte rezam...para que o 'cheque em branco' que lhe entregaram seja bem utilizado!

      alguns poucos pensam...e têm medo do que o rapazola tem feito!

      estão acagaçados, com razão, é o Sporting que está em jogo.

      Eliminar
    3. ao Sr. das 16:04, na minha actividade profissional e para a empresa que trabalho sou obrigado a recusar ofertas, almoços ou qualquer outro tipo de atenções, sob o risco de ser demitido, está bem estudado e provado que este tipo de coisas servem para no momento das decisoes haver uma atenção especial a quem as oferece mesmo subconscientemente, só pessoas sem moral ou etica profissional como o senhor demonstra pelas suas palavras é que não entemdem a coisa deste modo, lhe garanto que na minha empresa e em muitas outras que tenho conhecimento de causa não durava um dia. Certamente daria um bom arbitro bom medico politico ou farmaceutico devido ao nivel rastejante da sua moral que as suas palavras demonstram... Manque-se.

      Ao Sr, das 16:46 não entendi o porque da sua resposta no meu post, calculo que se tenha enganado e queria fazer um post a parte.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  4. A corrupção é um vírus incontrolável no mundo de hoje, transversal a todos os continentes, países e actividades. O caso FIFA com João Havalange e agora com Blatter é paradigmático. Há organizações com cobertura mundial a fomentar a corrupção . A própria União Europeia nada fez, faz nem pretende fazer para acabar com os paraísos fiscais "arcas de tesouros roubados, ganhos da droga e da venda de armas". Portugal nada faz para acabar com o enriquecimento ilícito e não justificado. Pretender que o futebol luso seja imaculado frente à corrupção da FIFA e corrupção generalizada deste País só por total lirismo ou descarada hipocrisia. No futebol como em qualquer actividade em Portugal todos tentam a influenciazinha a seu favor com a diferença de que quando todos tentam corromper - no mesmo sector - consequentemente só alguns acabam beneficiados e outros têm que ser prejudicados . Não é a cor das bandeiras ou das camisolas garantia mínima de honestidade. A diferença é que uns sabem fazê-lo mais discretamente que outros e por outro lado uns têm a seu favor o apoio incondicional da comunicação social . Neste País ser grande ladrão é sinal de esperteza e vivacidade. Os grandes ladrões até nem são presos pois ou acabam com processos arquivados ou vêm para cada gozar e ainda recebem uma pulseira de graça. Ser pequeno ladrão é ser estúpido. Na educação portuguesa a palavra honradez e bom nome desapareceram ! Lembranças quando os nossos avós "davam a sua palavra e apertavam a mão" e tais gestos valiam mais que escrituras de hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo texto. Pena ignorar que no tempo dos avós a corrupção era inda pior, e o mai ms corrupto da altura já era o fenfica

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...