21 outubro 2014

Dragões apresentam 40.7 milhões de prejuízo. Vendas de Mangala, Defour e presença na Champions não estão contabilizados


A SAD do FC Porto apresentou um resultado líquido negativo de 40 milhões de euros, relativo à época de 2013-2014. A diminuição dos resultados com transacções de passes de jogadores, dentro da época desportiva, e o terceiro lugar no campeonato explicam o resultado.
Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, argumentou que “a época foi verdadeiramente atípica. Houve mudança de administradores durante o exercício e o resultado explica-se pelo efeito Mundial, já que as transferências de Mangala e Defour, que geraram mais valias de 25 milhões de euros, foram realizadas após 30 de Junho, data do fecho do exercício”.
O administrador portista referiu ainda que os resultados desportivos também tiveram reflexos nas contas. Sem acesso directo à Liga dos Campeões, os 10 milhões de euros de prémios da UEFA só serão contabilizados no actual exercício. “Se tivéssemos esses valores nestas contas, estaríamos num ponto de equilíbrio”, acrescentou.
Olhando para o futuro, Fernando Gomes conclui que “sob o ponto de vista financeiro, o FC Porto não tem sérios problemas a enfrentar. Sob o ponto de vista económico, tem este resultado mau, que terá de superar esta época”.
Ainda que o resultado de exploração seja negativo, a SAD do FC Porto continua dentro do valor recomendado pela UEFA para o rácio de salários sobre os proveitos operacionais.
O FC Porto também vai cumprir as regras de fair-play financeiro da UEFA. O aumento de capital e reforço da participação do clube na SAD permite antecipar o cumprimento de todas as normas definidas pela UEFA até 31 de Dezembro.
O passivo global da FC Porto SAD cresceu 6%, para os 233 milhões de euros, com maior peso na componente corrente. Na apresentação das contas, foi anunciado que o Conselho de Administração da SAD azul e branca “está a estudar a realização de uma operação financeira para a reestruturação desse passivo, de forma a assentar uma parte significativa da sua dívida no longo prazo”.

1 comentário:

  1. E as compras de Adrian, Tello, Brahimi, Martins Indi e Aboubakar já estão contabilizadas?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...