21 outubro 2013

"Três grandes perdem 269 milhões. Sporting SAD lidera com resultado negativo de 175,3 milhões de euros" - CM

As últimas temporadas têm sido difíceis em termos financeiros para as SAD dos três grandes, sobretudo para as do Sporting e do Benfica. No total, entre a época 2008/09 e 2012/13, as três sociedades somam um prejuízo conjunto de 268,6 milhões, avança o CM.
A SAD leonina está no negativo há 5 épocas consecutivas, somando um prejuízo acumulado de 175,3 milhões de euros.
A última vez que a Sporting SAD registou lucro foi na época de 2007/08, era Paulo Bento o treinador e Filipe Soares Franco presidente (entretanto lideraram a SAD José Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes e, desde março deste ano, Bruno de Carvalho). Nesse ano, os leões registaram um resultado positivo de 597 mil euros. Na mesma época, a Benfica SAD lucrava 116 mil euros. Isto apesar da má época desportiva, que levou a equipa a ser orientada por três treinadores: Fernando Santos, Jose Antonio Camacho e Chalana. Desde essa data, a sociedade não voltou a fechar a temporada com resultados positivos. Entre 2008/09 e 2012/13, a SAD liderada por Luís Filipe Vieira apresenta um prejuízo acumulado de 83,6 milhões.
Melhor tem sido o comportamento da FC Porto SAD, que apresentou lucros em quatro das últimas cinco temporadas. Contudo, o prejuízo de 35,8 milhões de euros registado em 2011/12 é o suficiente para, no total destes cinco anos, o resultado ser negativo em 9,7 milhões.
Já quanto aos passivos, os grandes atingem um total de 919,6 milhões de euros, uma subida superior a 50 milhões. A Benfica SAD continua a apresentar o valor mais elevado, até porque consolida as contas de diversas empresas do grupo, nomeadamente da Benfica Estádio, com 440,5 milhões de euros, mais 14,4 milhões do que em 2012. Mas a maior subida pertenceu à Sporting SAD, que viu o seu passivo agravar-se em quase 38,9 milhões, atingindo os 258,9 milhões de euros.
A FC Porto SAD fechou a temporada com um passivo de 220,2 milhões, o que significa uma redução de 3,2 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...