11 janeiro 2010

Quanto valem as marcas dos clubes portugueses

Segundo um estudo da BBDO Consulting, do grupo internacional de publicidade Omnicom, a marca Benfica ocupa a 17ª posição do ranking europeu, com um valor de 318 milhões de euros. O FC Porto ficou no 21º lugar, com uma marca avaliada em 255 milhões. O Sporting não aparece na lista dos 25 maiores clubes. Este ranking é liderado pelo Real Madrid (M€ 1063), seguido por Barcelona (M€ 948), Manchester United (M€ 922), Chelsea (M€ 828) e AC Milan (M€ 824). A BBDO analisou parâmetros de avaliação como a popularidade, imagem, simpatia e lealdade dos adeptos, além da performance económica ao nível dos resultados de exploração, receitas de marketing, patrocínios e bilheteira.

Estes rankings que tentam aglutinar diversas componentes têm sempre um índice elevado de subjectividade. Não surpreende, portanto, que outros estudos apresentem resultados completamente diferentes. Em 2007, por exemplo, a Interbrand - utilizando um método denominado como "economic use" - atribuia um valor de 107 milhões à marca do Benfica (FC Porto: M€ 73, Sporting M€ 66). Em Julho de 2008, a MyBrand fez uma avaliação do chamado EVA ("economic value added") do grupo FC Porto e atribuiu um valor de 291 milhões à marca portista, a pouca distância das marcas de gigantes europeus como o Real Madrid (M€ 340) ou o Manchester United (M€ 331).

(Fonte: Jornal O JOGO, 11 Jan.)

1 comentário:

  1. E os portistas achavam que a marca FCP era a mais valiosa!
    Cresçam e apareçam.
    A marca Porto só é maior na corrupção.
    OAM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...