12 outubro 2009

Nigéria 1-0 Moçambique (Crónica)

Por: Manuel Oliveira

Este fim de semana não houve campeonato (Moçambola), à semelhança do que aconteceu na maioria dos países devido aos jogos das selecções.

A selecção de Moçambique, conhecida por “MAMBAS” (mamba é uma cobra perigosa) no seu penúltimo jogo do grupo B da zona africana de apuramento simultaneamente para o Mundial e para o Campeonato das Nações Africanas (CAN) de 2010, foi perder à Nigéria com os “SUPER ÁGUIAS”, designação da selecção nigeriana, por 1-0 com golo de Martins que alinha no Wolfsburg da Alemanha.
Foi um resultado injusto face à produção, por vezes brilhante, da equipa ao longo da partida. Os próprios nigerianos, zangados com a sua selecção que não tem correspondido aos seus anseios, aplaudiram os moçambicanos em alguns períodos da partida.
O golo nigeriano surgiu já no período de compensações e foi um autêntico balde de água fria para a selecção de Moçambique.
À partida só a vitória interessava e mesmo assim podia não ser suficiente para Moçambique ainda poder sonhar com a qualificação para o Mundial já que estava na 3ª posição no grupo. Porém, serviria para garantir o apuramento para o CAN-2010 visto que se apuram os três primeiros de cada grupo. Mesmo assim, face à vitória da Tunísia de Humberto Coelho frente ao Quénia, os moçambicanos mantêm essa esperança intacta pois têm mais um ponto que os quenianos.
Agora, falta o jogo em casa com a Tunísia enquanto aguardam o resultado do Quénia diante da Nigéria na última jornada que se disputa no dia 14 de Novembro.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...